LBR, Trunk, Contribuições e Sugestões para o Futuro

Espaço para os tópicos específicos das adaptações "Brasil" necessárias para utilização do Compiere /Adempiere por aqui.
paulo_dantas13
Contato:

Re: LBR, Trunk, Contribuições e Sugestões para o Futuro

Mensagempor paulo_dantas13 » Qui Nov 10, 2011 10:51 am

Bom dia à todos,

deveria ser feito um levantamento de quem quer fazer oque, se ficar muitas pessoas em documentação, por exemplo, deveria selecionar algum desses para outra área, de desenvolvimento por exemplo, e assim vai...

Lembro que da outra vez que houve a reunião, foi feito uma divisão parecida com essa.

Abraço.
--
Paulo Dantas O´grady Neto

mgrigioni

Mensagempor mgrigioni » Qui Nov 10, 2011 11:18 am

ralexsander escreveu:Mario, o meu objetivo não é ser polêmico, não é atacar ninguém. A única coisa que eu quero é que o projeto AdempiereLBR avance, e hoje infelizmente eu não consigo acompanhar o que é feito, e não concordo da forma que é feito, com isso todo mundo perde, nós temos boas contribuições para fazer e também gostaria de aproveitar o que é feito pela comunidade, mas do jeito que está não é possível. Você fala em estatísticas, note que a maioria do projeto foi construido por consultorias, da rev. 1 até a revisão 891 teve envolvimento direto de consultorias, seja contribuindo com o seu código, ou disponibilizando recursos para trabalhar com as contribuições feitas pela comunidade, para constar estamos na rev. 1104. Eu não consigo entender onde você quer chegar com os seus comentários, uma hora você concorda que está errado, outra hora fala que vai continuar contribuindo errado porque é a única forma de contribuir, outra hora fala que as consultorias não contribuem em nada. A única coisa que eu gostaria é uma forma de resolver o problema, você acha que as empresas de consultoria estão atrapalhando o projeto? Você acha que não é possível encontrar uma solução para o problema? A comunidade tem a mesma opinião que a sua? O que precisamos aqui são de ações que ajudem a resolver o problema, e como você é uma pessoa chave a sua opinião é realmente importante! Se o trunk estiver bom para a maioria e os meus pontos estão muito além da espectativa da comunidade, realmente me desculpe! mas eu não acho que este é o ponto. Como eu disse em um dos tópicos anteriores, nós estamos investindo na ferramenta e tenho certeza que se as coisas fossem mais organizadas teríamos mais recursos trabalhando para melhorar o sistema.

Ricardo, vc não estava na Kenos quando tudo começou então nem vou discutir aqui a história, mas como eu disse, olhe as estatísticas do projeto... Pq será que depois que eu sai da Kenos, a contribuição cai para quase zero..

fernando escreveu:Antes de mais nada, só tenho uma pergunta a fazer para o Mário. Algum dia assumi algum compromisso de fazer release de algo relacionado ao EFD, ECD ou similar? Nós temos sim uma solução direcionada para geração destes arquivos, a qual é distribuida de forma fechada para nossos clientes, e veja só, nem no código fonte do adempiere está, é um jar. Para quem quer saber mais sobre como funciona. Temos alguns beans neste jar que recebem as informações do Adempiere e geram o arquivo. E não, isso não é projeto open-source, infelizmente, pois é base de uma outra ferramenta que nós temos dentro da empresa.
Eu só te peço uma coisa Mário, de forma bem clara. Diga qual a posição que você quer no projeto e aonde você quer chegar.

Bem, voltando ao assunto original...

Contribuições: O Desenvolvimento da DocFiscal foi feito de forma fechada pois foi algo que alguns foram contra. Iríamos utilizar isso como base de trabalho da versão do Adempiere nos clientes que optassem por tal funcionalidade para não causar desgastes na comunidade. Os motivos citados para serem contra foram os livros fiscais, que teriam que ser refeitos, além de algumas outras consultas prontas com base na tabela LBR_NotaFiscal.

Comunidade: Esfriou, claro, mas notem que hoje existe muita gente com possibilidade de comitar. Alías, foi feito todo um trabalho para jogar tudo para o projeto original. Mas a coisa não andou por diversos motivos, e com algumas exceções muitos dos que se propuseram a ajudar somente fizeram a proposta.

Desenvolvimento: Concordo em desenvolver com branches abertos antes de integrar. Mas caímos novamente no mesmo problema. Quem avalia o código? Quem vai bater de frente com algum desenvolvedor se este por algum motivo tiver um código não aceito? Eu não acredito que isso seja função de um ou de outro, sim de uma entidade que controle o projeto LBR como um todo.

Qualidade: Somente conseguiremos fazer isso com a criação de uma associação ou qualquer outro tipo de entidade. Notem que caso alguma consultoria se proponha a fazer isso, isso poderá ser encarado como uma forma a querer "controlar" os rumos do projeto, então da minha parte, não pretendo tomar esse posto.

Deliberações Finais: Gente, não adianta sempre bater na mesma tecla. Ou nós nos reunimos, ou entramos no modo de cada um por si... Não gostaria de chegar a este ponto, mas se cada um de nós não abrir exceções aonde for necessário, nunca conseguiremos colocar o projeto para funcionar de forma integrada, como um "reloginho".

Sem mais pelo momento,

Na boa, eu não vou mais perder meu tempo com isso aqui... Suas declarações mostram o que já penso a algum tempo, a Faire tem a localização brasil dela, e se alguma coisa boa sai no adempierelbr ela usa e se melhorar não devolve... Isso é FATO!

Eu não me compremeti a nada, até pq não sou pago pela comunidade para fazer isso.. Trabalho em uma empresa privada que utiliza o adempierelbr e que tem a visão que desenvolvimentos internos devem sim ser devolvidos para a comunidade em forma de ajudar a fortalecer o adempiere no Brasil. Agora o exemplo do SPED que foi o que iniciou tudo isso.. As empresas do Brasil não são obrigadas a entregar o SPED ? Não é uma função que deveria estar em todas as instalações ? Então vamos parar com esta coisa, se vc faz as coisas de forma fechada, abra o jogo e saia do adempierelbr devido a conflito de interesses..

Agora eu não admito uma pessoa que não devolve nada para a comunidade, reclamar da forma que é feito hoje.. Pq já falei várias vezes, posso não fazer tudo 100% certo, mas pelo menos eu faço alguma coisa

paulo_dantas13
Contato:

Mensagempor paulo_dantas13 » Qui Nov 10, 2011 12:12 pm

Boa tarde,

acabei achando a divisão realizada no ano passado:

Ata de Reunião:

http://oseb.org/wiki/index.php?title=OS ... 24/09/2010

Padrões:

http://oseb.org/wiki/index.php?title=Pa ... volvimento

Poderiamos seguir mais ou menos estas idéias.

Vocês concordam?

Abraço.
--

allgood

Mensagempor allgood » Qui Nov 10, 2011 1:01 pm

mgrigioni escreveu:Eu não me compremeti a nada, até pq não sou pago pela comunidade para fazer isso.. Trabalho em uma empresa privada que utiliza o adempierelbr e que tem a visão que desenvolvimentos internos devem sim ser devolvidos para a comunidade em forma de ajudar a fortalecer o adempiere no Brasil. Agora o exemplo do SPED que foi o que iniciou tudo isso.. As empresas do Brasil não são obrigadas a entregar o SPED ? Não é uma função que deveria estar em todas as instalações ? Então vamos parar com esta coisa, se vc faz as coisas de forma fechada, abra o jogo e saia do adempierelbr devido a conflito de interesses..

Mário,

Suporto a sua opinião, mas, acredito que contribuição não é algo obrigatório, mas ideal para qualquer um que quer ver o bem do projeto. Infelizmente eu acredito que o Adempiere deve sofrer bem mais desse problema por ser um sistema voltado a um mercado que nunca teve algo realmente Open Source, principalmente personalizado às necessidades brasileiras. As empresas não querem investir horas de programadores para então liberar o seu código, as empresas não percebem que elas terão centenas (quiçá milhares) de bugreporters e bugfixers. O valor do Open Source está nas pessoas e não no produto... outro dia vi a avaliação do investimento necessário para desenvolver o Eclipse... só 800 milhões de dólares! Linux Magazine. (editado, tinha escrito o valor errado antes)

Eu estou pegando o Adempiere para começar meu pequeno negócio em desenvolvimento de sistemas, é um benefício que a comunidade deu pra mim sem exigir que eu contribua de volta... se eu não quiser, não preciso, mas se eu compartilhar, eu também tenho a ganhar com isso!

Deixando de lado quem quer manter um desenvolvimento fechado e interno sem vontade de contribuir, pois é um direito que lhes cabem, acho mais produtivo relacionarmos quem quer fazer o desenvolvimento aberto e comunitário, por isso, em um dos meus primeiros posts eu disse (e corrigi um pouco depois), acho importante que todos declarem qual é o seu compromisso com o projeto open source, esse é o pilar para construir tudo, para benefício de quem contribui, e, infelizmente por um efeito colateral, também para quem vai manter um desenvolvimento fechado.

Abraços,
Claudemir

fernando

Mensagempor fernando » Qui Nov 10, 2011 5:32 pm

Na boa, eu não vou mais perder meu tempo com isso aqui... Suas declarações mostram o que já penso a algum tempo, a Faire tem a localização brasil dela, e se alguma coisa boa sai no adempierelbr ela usa e se melhorar não devolve... Isso é FATO!

Eu não me compremeti a nada, até pq não sou pago pela comunidade para fazer isso.. Trabalho em uma empresa privada que utiliza o adempierelbr e que tem a visão que desenvolvimentos internos devem sim ser devolvidos para a comunidade em forma de ajudar a fortalecer o adempiere no Brasil. Agora o exemplo do SPED que foi o que iniciou tudo isso.. As empresas do Brasil não são obrigadas a entregar o SPED ? Não é uma função que deveria estar em todas as instalações ? Então vamos parar com esta coisa, se vc faz as coisas de forma fechada, abra o jogo e saia do adempierelbr devido a conflito de interesses..

Agora eu não admito uma pessoa que não devolve nada para a comunidade, reclamar da forma que é feito hoje.. Pq já falei várias vezes, posso não fazer tudo 100% certo, mas pelo menos eu faço alguma coisa

As vezes penso se vale a pena responder algo a alguém que consegue deturpar tudo que é dito... Então quer dizer que pelo fato de eu trabalhar com o AdempiereLBR, o código do SPED que nós temos, que é uma ferramenta fechada e não tem sequer uma linha compartilhada com aquilo que existe hoje no AdempiereLBR, tem que ser disponibilizado? Acho que você deve começar a pensar mais naquilo que você fala... E outro ponto, vc não foi objetivo em relação à minha pergunta. Aonde você quer chegar com isso?

Sem mais...
Fernando Lucktemberg
http://www.faire.com.br
Faire Consultoria

fernando

Mensagempor fernando » Qui Nov 10, 2011 5:38 pm

Outro ponto, para deixar bem claro! Nunca, em algum momento, foi dito que a Faire não contribui ou não está comprometida com o projeto OpenSource. Até por que nós ajudamos muita gente por meio de Skype, MSN, entre outros!
Queremos contribuir mais, mas da forma como tudo está no momento, fica um pouco inviável, pois muda-se toda a estrutura do projeto de um release para o outro (vide 3.4.2 para 3.6.0) sem no mínimo documentar as modificações (vide as classes de impostos, por exemplo, ou a infinidade de Utils...).
Fernando Lucktemberg
Faire Consultoria

pablobp4
Contato:

Mensagempor pablobp4 » Qui Nov 10, 2011 6:16 pm

Agora então depois de tudo que foi dito e debatido aqui vamos trabalhar nas regras para fazermos as coisas funcionarem de forma que todos queremos/precisamos, aonde todos contribuam e se ajudem.

Vamos lá, inicialmente precisamos definir um lugar para centralizar tudo, wiki, repositório e forum.
Opções:
- Source Forge do LBR
- Algum dos dominios http://www.adempierelbr.com.br/ ou http://www.adempierelbr.org
- Adempiere Global

Em um segundo momento, vamos migrar para Mercurial, acredito que se o projeto Global migrou, devem ter utilizados critérios para a escolha dessa ferramenta aos quais satisfazem melhor as necessidades que o SVN.

Em um terceiro momento, definir equipes para "administrar" as diversas áreas como tributária, fiscal, bancária...claro que conversando entre si.

O que acham? Podemos tentar fazer isso de imediato?

Abraços
Pablo Boff Pigozzo
pablobp4@gmail.com

mgrigioni

Mensagempor mgrigioni » Qui Nov 10, 2011 7:09 pm

fernando escreveu:As vezes penso se vale a pena responder algo a alguém que consegue deturpar tudo que é dito... Então quer dizer que pelo fato de eu trabalhar com o AdempiereLBR, o código do SPED que nós temos, que é uma ferramenta fechada e não tem sequer uma linha compartilhada com aquilo que existe hoje no AdempiereLBR, tem que ser disponibilizado? Acho que você deve começar a pensar mais naquilo que você fala... E outro ponto, vc não foi objetivo em relação à minha pergunta. Aonde você quer chegar com isso?

Sem mais...

Não estou falando que eu quero o seu código.. Vc quer fazer "fechado" é uma escolha sua.. O que eu não quero são pessoas assim ditando as regras do projeto só isso..

O que eu quero com a discussão é saber, quem quer ajudar ou quem quer ter o seu "nome" lá... Não quero ser o único "trouxa" que coloca as coisas no sourceforge.net para os outros "pegarem" e ficarem criticando... Esta ruim? Então faça melhor.. Mas faça para todo mundo, não fale que fez e que tem no código fechado da sua empresa, pq na boa... isso pra mim, é mera promoção de produto

allgood

Mensagempor allgood » Qui Nov 10, 2011 10:03 pm

pablobp4 escreveu:Vamos lá, inicialmente precisamos definir um lugar para centralizar tudo, wiki, repositório e forum.
Opções:
- Source Forge do LBR
- Algum dos dominios http://www.adempierelbr.com.br/ ou http://www.adempierelbr.org
- Adempiere Global

Eu sugiro que seja ativado o mediawiki do adempierelbr no sourceforge e que tanto o http://www.adempierelbr.com.br e o http://www.adempierelbr.org venham a ser redirecionados para esta wiki ou para a página do projeto.

Fórum, já dei minha sugestão antes: read-only aqui, ou pelo menos sem a possibilidade de novos tópicos. Link em todas as páginas para o fórum do sf.net. Eu gosto de listas de discussão... mas, se todos ficarem com o fórum, eu acato sem pestanejar... uma vantagem do fórum do sf.net a este aqui é que é possível assinar RSS de cada fórum ou até de um tópico em específico... muito útil!

Repositório: acredito que o mercurial pode melhorar como todos trabalham, com clones e até mesmo com uma tag para ser o "trunk"... não importa o quanto commitem, se tiver alguém cuidando da tag "trunk", vai estar sempre perfeito.

Em um aparte, acho que está na hora de todos desligarem os lança-chamas, se todos que querem colaborar, colaborarem, não tem como não dar certo. Todas as opiniões já foram expressadas e apenas o trabalho pode mudar elas.

Abraços,
Claudemir

fernando

Mensagempor fernando » Sex Nov 11, 2011 8:55 am

Bom dia pessoal.
My 2 cents...

Devemos nos integrar ao projeto oficial.
Devemos redirecionar o adempiere.com.br, adempierelbr.com.br, adempierelbr*.sejaláoquefor para o projeto oficial, no nosso espaço dentro do wiki do adempiere.com .
Quanto ao Fórum, eu particularmente, DETESTO o fórum do SourceForge, acredito que possamos usar o phpbb do próprio SF e verificar, outra vez, se conseguimos importar o que já tem por aqui.
Quanto ao código, mercurial sem a menor sombra de dúvidas.
Quanto ao desenvolvimento, cada um commita em seu branch. Se alguém commitar no trunk sem liberação do corpo responsável por isso, na primeira vez uma advertência, na segunda vez, revoga o direito de commit com suspensão de 1 mês, depois de revogado o direito de commit 3 vezes, expulsamos o membro. Quer fazer de qualquer jeito, faça no seu branch. Acho que a política tem que ser essa.
Quanto à responsabilidade técnica e funcional do projeto, coloquem os nomes de possíveis candidatos e façamos uma votação.
E lembrem-se mais uma vez. Estamos lidando com um sistema de gestão, aonde um pequeno errinho pode se transformar em uma bola de neve gigantesca que pode corromper toda a idéia do projeto como um todo do ponto de vista fiscal, legal e tributário.

Sem mais por enqt.
Fernando Lucktemberg
Faire Consultoria

pablobp4
Contato:

Mensagempor pablobp4 » Sex Nov 11, 2011 10:54 am

Correto Fernando, acato a sua idéia e me ponho a disposição.

Agora algumas dúvidas:

Como faremos para migrar tudo para o Adempiere Global? Temos que ter em mente que a administração estará nas mãos deles, isso me referindo a controle do server e e tal, não ao projeto, me corrijam se eu estiver errado.

Então queria saber quais serão nossas permissões, poderemos criar artigos na wiki, colocar o fórum phpbb, podemos criar nossos repositórios lá sem termos que pedir para um menbro do projeto global?

Abraços
Pablo Boff Pigozzo
pablobp4@gmail.com

paulo_dantas13
Contato:

Mensagempor paulo_dantas13 » Sex Nov 11, 2011 10:56 am

Bom dia à todos,

eu me comprometo a realizar a parte de documentação, organização dos tópicos, algo que não mexa com desenvolvimento, pois ainda não sou um exímio programador e muito menos conheço as regras de programação utilizadas no ADempiere. Mas espero e quero aprender a desenvolver, para poder contribuir ainda mais com este projeto.

Espero a ajuda dos membros para que possam me dar algumas dicas, tutoriais de desenvolvimento do ADempiere, pois a lógica de programação eu tenho, só não tenho tanta experiência de desenvolvimento java.

No que for para realizar no projeto, que não seja a primeira instância programar, eu posso contribuir.

Abraço.
--

fernando

Mensagempor fernando » Sex Nov 11, 2011 11:32 am

pablobp4 escreveu:Correto Fernando, acato a sua idéia e me ponho a disposição.

Agora algumas dúvidas:

Como faremos para migrar tudo para o Adempiere Global? Temos que ter em mente que a administração estará nas mãos deles, isso me referindo a controle do server e e tal, não ao projeto, me corrijam se eu estiver errado.

Então queria saber quais serão nossas permissões, poderemos criar artigos na wiki, colocar o fórum phpbb, podemos criar nossos repositórios lá sem termos que pedir para um menbro do projeto global?

Abraços

Pablo, uma boa parte dos pessoal já está cadastrada, mas para adicionar é só falarmos com o Norbert Wessel.
Ele se comprometeu a nos liberar tudo que precisarmos para ter a localização lá.

Att,
Fernando Lucktemberg
Faire Consultoria

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Sex Nov 11, 2011 12:41 pm

paulo_dantas13 escreveu:Bom dia à todos,

eu me comprometo a realizar a parte de documentação, organização dos tópicos, algo que não mexa com desenvolvimento, pois ainda não sou um exímio programador e muito menos conheço as regras de programação utilizadas no ADempiere. Mas espero e quero aprender a desenvolver, para poder contribuir ainda mais com este projeto.

Espero a ajuda dos membros para que possam me dar algumas dicas, tutoriais de desenvolvimento do ADempiere, pois a lógica de programação eu tenho, só não tenho tanta experiência de desenvolvimento java.

No que for para realizar no projeto, que não seja a primeira instância programar, eu posso contribuir.

Abraço.

Olá Paulo,

Acho que o primeiro passo então, seria criar uma página na wiki com o título de Localização Brasil para centralizar os assuntos. Acho que podemos aproveitar alguma coisa da Wiki antiga e o que foi feito no oseb. Outra coisa seria criar a página para as sugestões no documento de regras, e poderíamos até passar o documento para o formato do Wiki.

Att.
Ricardo Alexsander Santana
http://www.kenos.com.br

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Sex Nov 11, 2011 12:49 pm

allgood escreveu:Eu sugiro que seja ativado o mediawiki do adempierelbr no sourceforge e que tanto o http://www.adempierelbr.com.br e o http://www.adempierelbr.org venham a ser redirecionados para esta wiki ou para a página do projeto.

Isso já havido sido feito no passado o problema é que não havia ninguém para administrar. Isso complicou, pois encheu a página de SPAM, etc. Eu acho que se já temos o recurso no projeto principal e já temos pessoas responsáveis pela infra, podemos migrar sem problemas.

pablopb escreveu:...Temos que ter em mente que a administração estará nas mãos deles...

Isso parece soar um pouco ruim no começo, mas como estamos em um projeto open-source temos que abrir de algumas coisas. Eu mesmo tinha um certo receio em partir para uma solução neste nível, porém conhecendo os envolvidos pessoalmente, percebi que não teremos problemas. Além disso teremos a vantagem de ter uma visibilidade maior, hoje a nossa localização é uma das maiores se não for a maior, e temos algumas coisas corrigidas na localização ao invés de serem replicadas para o projeto principal. Com a visibilidade maior eu acredito que isso irá facilitar a integração das correções no projeto principal.
Ricardo Alexsander Santana
http://www.kenos.com.br

Voltar para “Localização Brasil”