LBR, Trunk, Contribuições e Sugestões para o Futuro


#21

Não estou de acordo com o documento de regras.

1 - Não concordo com o Ricardo e Fernando sendo os responsáveis técnicos e funcionais. Desculpa, mas vcs tiveram 2 anos para fazer isso e não fizeram. Acho que agora precisa passar para alguém que realmente faça as coisas.
2 - O documento só fala de critérios para incluir pessoas no trunk e para excluir ? Acho que pessoas que a mais de 6 meses não contribuem devem voltar para o primeiro estágio.
3 - O documento diz muita coisa e não diz nada para resolver os problemas atuais (e lá vamos nós mais uma vez):
* Este tópico mesmo, não era para estar no fórum do projeto no sf.net ?
* A wiki que falaram que iriam colocar junto com o projeto pai ? Onde está ? Sei que Eu, Pablo, Murilo, Onhate, começamos um trabalho muito legal de documentação, com wiki, site no Oseb e não aceitaram nada do que existia, pq queria ficar com o projeto pai.
* Quanto tempo será necessário para avaliar a solicitação ? Quais os critérios para aprovar a solicitação ? Só 2 pessoas que sabem o que é bom para o projeto ?

Desculpa, mas eu tô cansando disso aqui, pq isso nunca vai resolver da forma como estamos fazendo e sempre volta no mesmo lugar… Ou alguém fala que vai fazer as coisas, e faz uma votação na comunidade com todos os pontos, definindo responsáveis e coisa do tipo, ou vamos continuar com estas discussões que não levam a lugar nenhum, como fazemos a 2 anos…

Eu já fiz uma vez (projeto Oseb) e se não for definido como vamos fazer isso aqui, eu não vou mais contribuir para o adempierelbr, pq na boa, mais de 90% das atividades no site do sourceforge.net/adempierelbr sou eu que faço: como release, anúncios, trackers, posts no fórum, commits, etc… Até mesmo a análise de trackers que “desenvolvedores” criaram e deixaram lá jogados sem resposta eu faço a análise e etc…

Contribuo no modo Bazaar, e “jogo” as coisas trunk… Isso é o mundo perfeito ? NÃO e sei disso… Mas no mundo, onde o “certo” ninguém faz, acho que sou o mais correto de todos, pois eu sim contribuo… O código do SPED não está 100%, não está, pois faltam scripts, que eu não tinha em minha base, pois não fui eu que iniciei o projeto… Mas tenho certeza que empresas de consultoria, usam boa parte deste código em seus clientes ou não ? NFe 2.0 ? Impostos BR ? LBR_NotaFiscal ? ST ? Livros Fiscais ?

Caramba, quanta coisa eu contribui hein!!! Pq será que ninguém faz melhorias ou correções ? Pq eu tive que fazer várias otimizações da 3.4.2s para a 3.6.0 e ninguém mais conseguiu ? Se vcs usam hoje o adempierelbr 3.6.0 é por o esforço de 3 pessoas apenas: Mario, Pablo e Marcelo Onhate … E mesmo assim, os “responsáveis” pelo projeto são X e Y


#22

Na época sobrou apenas apenas eu e Fernando porque você e o Eduardo haviam saído. Quem quiser se juntar ao time, por favor manifeste-se.

Concordo que precisamos ter alguma regra neste sentido. Além disso, devemos estabelecer que se o colaborador não seguir as regras, como por exemplo commitar tudo no trunk sem um tracker relacionado ele poderá ser excluído. Só para constar, dos últimos 25 commits apenas 5 tem um tracker relacionado no SF.net

Se fosse seguido algumas daquelas orientações, provavelmente estaríamos em uma situação melhor hoje.

A discussão se iniciou aqui, acho indiferente.

Realmente porque ninguém copiou para o projeto pai? >> Colaboradores que tenham interesse em ajudar, está aqui uma oportunidade <<

Idéias são bem-vindas. Acho importante algo no sentido de não afetar o comportamento padrão do Adempiere, ou imponha limitações nos recursos padrão já é um começo. Qualidade no código é outro. Ter scripts para Oracle, PG e MySQL

Respondido um pouco acima

Estamos tentando colocar ordem na casa, eu só não entendo uma coisa, você fala que na época do oseb as coisas saiam certo, e você fala que aqui só você faz as coisas (90%), porque então as coisas estão erradas? lá vale a pena discutir, documentar e criar um tracker antes de contribuir, porque no LBR não vale e as coisas são feitas sem critério?

Isso chega a ser arrogante com todas as pessoas/empresas/consultorias que contribuiram com o projeto. O LBR é trabalho conjunto, que tem é resultado de um esforço de várias pessoas, desde aquelas que tem apenas uma contribuição, ou uma página na wiki, etc, até pessoas como as citadas que tiveram um envolvimento maior nos últimos anos.


#23

Nem tudo precisa necessáriamente de tracker… Dê uma olhada em outros projetos que vc verá… Falta informação no projeto atual ? Sim, e eu faço errado muitas vezes… Mas a regra dele valer para TODOS… Não adianta criar tracker “para inglês ver”, onde cria o tracker na hora, faz o commit, e daí já faz o CLOSE do tracker, sem nem ao menos deixar em PENDING para ver se alguém vai reclamar… Ou alguma informação… Olhe alguns trackers criados no projeto… Se é para criar aquilo, nem precisa criar

Vc segue ?

Não é não… A mais de um ano que falo que aqui não é o local para isso… Aqui é um fórum “privado”, onde se a Kenos resolver excluir ou não manter mais… A comunidade acaba, ou não ? Por isso que já falei várias vezes para usar o local no site do projeto…

Regras de utilização do nome ? Existe alguma ? É justo vc digitar adempierelbr.com.br e cair em um site de uma empresa que vende cursos ?

Nunca disse que o Oseb era perfeito, e faço aqui da mesma forma que fazia lá… Se olhar os últimos releases… Existe um release notes, com trackers e tudo mais… Isso eu iniciei lá… E se é uma “bagunça”, pelo menos estou tentando organizar… Mas não vou fazer isso sozinho… Pq na boa, fazer quase tudo, e não ter retorno e ser cobrado eu não aceito.

Sim, é uma afirmação arrogante… Mas falei mentira ? Quem começou este projeto (Eduardo, Mario e Alvaro) ? Olhe as estatísticas do projeto… Fazer discursso é fácil… Falar que vai mudar é fácil… Mas quando ?

Já falei… Existe um conflito de interesses muito grande neste projeto… As empresas de consultoria tratam isso como um negócio, e estão corretas… Mas a comunidade não pode esperar “eles” decidirem o que é certo ou errado… E sim a própria comunidade


#24

Vou dar a minha opinião específica sobre este assunto… quando eu comecei a mexer com o adempierelbr, sempre preferi buscar as coisas e postar no fórum do sourceforge, algumas vezes o Mário me ajudou em alguns assuntos, mas em uma determinada ocasião, por demorar para receber uma resposta, criei minha conta aqui no fórum hospedado pela kenos, pois percebi que tinha mais atividade. Acho nobre a kenos oferecer este espaço, mas, na minha opinião, colocou uma marca externa ao projeto e tem um pequeno ganho de marketing com isso… possivelmente irrelevante.

Pensem em um possível usuário, quem sabe contribuidor, encontra o AdempiereLBR no SF.NET e olha o fórum, ou o arquivo das listas de discussões (acho que nem estão ativas), e vê a coisa parada… tudo bem que um pouco mais de busca ele encontrará o fórum da kenos movimentado e, de vez em quando, com discussões “acaloradas”… mas, e se ele não fizer, pode vir a achar que o projeto não está andando e vai procurar por outro.

Minha sugestão: colocar este fórum em read-only, para não perdermos as discussões e todo mundo passar a conversar lá no projeto. Seria bom também deixar um aviso em todas as páginas deste fórum sobre o local correto para postar. Me soa mais correto, demanda menos esforço, e remove uma redundância desnecessária.

Percebi que o adempierelbr.com.br é propriedade de “DNK Programas de Informática Ltda - ME”, por um acaso alguém desta empresa pelo menos participa da comunidade? contribui com algo? Pelo menos lê este fórum (caso sim, é a oportunidade de se manifestar).


#25

Estou de acordo com este ponto. Até por questões de visibilidade do projeto que tem toda sua informação centralizada em um unico local.

Mário,

Em 2009, o site adempierelbr.com.br estava para ser retirado do ar. Fiquei sabendo disso por acaso e entrei em contato com um colega (proprietário da DNK Informática), que na época cursava pós graduação comigo para “dividir” o prejuizo com a compra do dominio+arquivos, para evitar perder o material, que por mais básico e desatualizado que hoje seja, me ajudou um pouco no inicio da jornada com o ADempiere. Desde quando o dominio e o site passou a ficar sob nossa administração, retiramos todas as propagandas que havia da empresa anterior (joomweb) e retiramos as opções de “venda de cursos” do site, deixando seu conteúdo liberado.

Este mesmo site, já entrou em discussões outras vezes, e ainda só não foi redirecionado para um local “Oficial” do projeto LBR em função de tantas indefinições. Faz sentido redirecionar um novo usuário para o sourceForge, onde praticamente não existe nada além do código fonte ? Ao menos a pessoa no site tem uma idéia do que é o sistema, e se tentar realizar download à partir do site, será redirecionado ao source forge. Isso nos custou e ainda custa tempo e dinheiro, e ao nosso modo de ver, isso não deixa de ser uma contribuição com o projeto, divulgação, exposição, sem se aproveitar disso, sem propagandas, nem sequer links patrocinados ou coisas do tipo que antes da nossa aquisição eram exibidos aos montes no site. Muitas vezes contatos pedindo ajuda ou treinamentos pagos são enviados pelo formulário de contato, e na medida do possível tento responder as dúvidas e aos pedidos, e procuro sempre deixar bem claro que o projeto não é MEU, o site é apenas um canal de divulgação (a exemplo do que começamos a fazer no Oseb com a wiki/site). Escrevi demais para variar, mas em “resumo” é isso… :slight_smile:

Claudemir,

Acho que o seu questionamento já fica respondido com o esclarecimento acima, de qualquer maneira, por sorte estou participando desta discussão, pois se você ler meu post anterior nesta thread, também comento sobre contribuir com código e verá que já hà tempos trabalho com o ADempiere/lbr e acompanho seus acontecimentos bem de perto. Vi que você frenquenta eventos como o FISL, e eu também estou sempre por lá, acho muito interessante a idéia de se criar algo direcionado para o ADempiere lá, atrairia muita gente para o projeto com certeza. Vi a palestra do OpenERP e vi a reação do palestrante quando perguntado sobre adequação para o Brasil, vamos começar já a trabalhar nisso com ajuda de quem mais estiver afim, focando FISL e Latinoware 2012?

Ricardo, acho que o documento é um bom começo. e esta discussão aberta irá completar o restante. Concordo com os pontos que o Mário colocou nos comentários dele. Adiciono ainda alguns pontos como cuidados com Licenciamento, das contribuições e de possíveis componentes incorporados, que devem ser compativeis com a GPLv2. Talvez algumas boas práticas recomendadas no projeto ADempiere, como uso da MQuery, ao menos um texto de ajuda quando realizadas modificações de dicionário como colunas e janelas também possa ajudar a aumentar a qualidade das contribuições (claro que vai burocratizando também).

Apenas como devaneio, concordo com o pessoal, branches/clones livres para quem quer e pode trabalhar abertamente com contribuições e melhorias são muito importantes. De lá sairá o maior volume de atividades do projeto, e provavelmente as melhores idéias/contrbuições. Porém eu não vejo como não ter uma politica consistente de qualidade para integração ao trunk, e para o release de novas versões.


#26

Apenas para esclarecer alguns pontos para as pessoas que não acompanham desde o inicio sobre o fórum: O fórum foi criado inicialmente em 2006 e o foco principal na época era Compiere, o objetivo do fórum era criar um espaço para as pessoas discutirem em pt-br já que não havia um fórum aberto na época em pt-br. O próprio Jorg Jank autorizou a publicação do fórum naquela ocasião. Quase 1 ano depois surgiu o LBR e como muitas questões eram comuns entre Compiere e Adempiere, decidimos manter o fórum e além disso também investimos dinheiro e tempo dos analistas para movimentar o fórum e responder as perguntas até que o fórum andasse por si só. Sempre tentamos manter o fórum de forma imparcial, inclusive com a seção de Marketplace. Hoje temos um banco de dados bastante útil para quem está iniciando com o Adempiere e desde o inicio do projeto do Adempiere e inclusive antes disso com o Compiere nós sempre tentamos nos manter envolvidos com o projeto e abertos a comunidade. Com o surgimento de outras consultorias de Adempiere eu imagino que o fórum sendo mantido em uma empresa possa desencorajar a estes colaborarem, ou pelo menos ativamente. No ano passado foi sugerido que o fórum fosse movido para o sf.net, existe um aspecto técnico que dificulta migrar do phpbb para o padrão do sf.net, então foi sugerido congelar o fórum e as discussões continuarem apenas no sf.net. Na época achamos a proposta factível, desde que as coisas andassem no projeto, o que não ocorreu.

Isso pode ser discutido e colocado no documento de regras, mas contribuições como SCAN e Update para 370 são exemplos de contribuições importantes, porém acredito que deveriam ter sido feitas com mais cautela, porque para você que fez a contribuição não há problemas, mas quem estava usando o código em N instalações ou estava fazendo algum desenvolvimento será atrapalhado.

Procuro seguir sim, se alguém tiver alguma crítica sobre alguma contribuição minha, estou aberto a avaliar de forma pacífica.

Mario, o meu objetivo não é ser polêmico, não é atacar ninguém. A única coisa que eu quero é que o projeto AdempiereLBR avance, e hoje infelizmente eu não consigo acompanhar o que é feito, e não concordo da forma que é feito, com isso todo mundo perde, nós temos boas contribuições para fazer e também gostaria de aproveitar o que é feito pela comunidade, mas do jeito que está não é possível. Você fala em estatísticas, note que a maioria do projeto foi construido por consultorias, da rev. 1 até a revisão 891 teve envolvimento direto de consultorias, seja contribuindo com o seu código, ou disponibilizando recursos para trabalhar com as contribuições feitas pela comunidade, para constar estamos na rev. 1104. Eu não consigo entender onde você quer chegar com os seus comentários, uma hora você concorda que está errado, outra hora fala que vai continuar contribuindo errado porque é a única forma de contribuir, outra hora fala que as consultorias não contribuem em nada. A única coisa que eu gostaria é uma forma de resolver o problema, você acha que as empresas de consultoria estão atrapalhando o projeto? Você acha que não é possível encontrar uma solução para o problema? A comunidade tem a mesma opinião que a sua? O que precisamos aqui são de ações que ajudem a resolver o problema, e como você é uma pessoa chave a sua opinião é realmente importante! Se o trunk estiver bom para a maioria e os meus pontos estão muito além da espectativa da comunidade, realmente me desculpe! mas eu não acho que este é o ponto. Como eu disse em um dos tópicos anteriores, nós estamos investindo na ferramenta e tenho certeza que se as coisas fossem mais organizadas teríamos mais recursos trabalhando para melhorar o sistema.

Att.


#27

Pessoal, eu não vou ficar participando dessa discussão, que são sim polêmicas e são também pouco objetivas, tanto que há dias estão debatendo e quais são as definições?

Então, vamos focar em três coisas que precisamos inicialmente:

1 - Como faremos para finalizar o documento de regras?

2 - Quem ficará responsável pelo projeto?

3 - Como faremos para migrar os repositórios, wiki e o site?

Obs.: Se houver mais coisas, só sugerir ai, vamos tentar montar uma equipe para fazer pelo menos essas tarefas básicas, e depois começar a decidir os problemas mais complicados.

Abraço a todos


#28

Acho que começamos a convergir em resultados. Vamos lá.

Acho que temos um consenso, precisamos ter regras claras. O documento precisa ser melhorado. Minha sugestão seria abrir para edição no final do documento, cada um coloca a sua sugestão, como alguns já fizeram neste tópico, marcamos um dia para conversar e bater o martelo. WDYT?

Não se é necessário definir um responsável, já que o projeto é da comunidade. O que eu sugiro é que as pessoas que se defina reuniões periódicas para discutir as contribuições.

Teóricamente o wiki é só começar a usar, o repositório é um pouco mais complicado, se alguém já tiver familiaridade com Mercurial a ajuda é bem-vinda. Senão eu posso conversar com o Norbert para verificar a melhor forma de fazer a migração.


#29

Acho que cada um pode escrever as mudanças que deseja em um documento (wiki?), com a maior objetividade possível. Após cada um escrever o seu documento, as opiniões conflitantes serem colocadas lado-a-lado para uma espécie de votação. Uma coisa importante é que todos devem ter a capacidade de entender que podem ser “voto vencido”, situação na qual eu vejo podem ocorrer 3 situações:

  1. a pessoa acata o voto dos outros e passa a colaborar em acordo (ideal e aconselhável)
  2. a pessoa não acata o voto dos outros e para não contrariá-los evita colaborar ou colabora pouco
  3. a pessoa toma uma decisão drástica e se desliga do projeto (eu realmente não acho isso uma boa ideia)

Não acredito que alguém deva ser “dono” do projeto, os melhores projetos trocam de “líder” de vez em quando, e, caso as regras estejam bem definidas, o líder não terá nenhum trabalho além de policiar os outros membros quanto ao respeito das regras. Fazendo uma analogia à política, o Líder é o prefeito, todos os membros do projeto são vereadores, tanto o líder quanto os membros acumulam a função de funcionário público e os usuários são os cidadãos. :smiley:

Para essa parte, a minha única sugestão é migrar o repositório para mercurial… a migração para o projeto pai também pode ser uma boa ideia, mas não acredito que isso ajude em muita coisa… de repente dá pra manter apenas um clone read-only do nosso repositório lá, para pessoas que procurem por algo lá… pode ser melhor não ter os trackers embaralhados com os deles.

Eu acredito que o método democrático é melhor, por isso sugeri votações. É importante determinar quem pode votar e se o meu voto (caso eu venha a ter este direito), que até agora não contribui muito além de levantar e dar opiniões, tem o mesmo valor do que o das pessoas que já tem mais serviços prestados ao projeto.

Uma coisa que eu sei é que sempre vai haver conflitos, mas todos devem concordar que deve-se ter um método para resolvê-los, ninguém que quer o bem de qualquer projeto deve ter a regalia de ser irredutível.

Abraços,
Claudemir


#30

Antes de mais nada, só tenho uma pergunta a fazer para o Mário. Algum dia assumi algum compromisso de fazer release de algo relacionado ao EFD, ECD ou similar? Nós temos sim uma solução direcionada para geração destes arquivos, a qual é distribuida de forma fechada para nossos clientes, e veja só, nem no código fonte do adempiere está, é um jar. Para quem quer saber mais sobre como funciona. Temos alguns beans neste jar que recebem as informações do Adempiere e geram o arquivo. E não, isso não é projeto open-source, infelizmente, pois é base de uma outra ferramenta que nós temos dentro da empresa.
Eu só te peço uma coisa Mário, de forma bem clara. Diga qual a posição que você quer no projeto e aonde você quer chegar.

Bem, voltando ao assunto original…

Contribuições: O Desenvolvimento da DocFiscal foi feito de forma fechada pois foi algo que alguns foram contra. Iríamos utilizar isso como base de trabalho da versão do Adempiere nos clientes que optassem por tal funcionalidade para não causar desgastes na comunidade. Os motivos citados para serem contra foram os livros fiscais, que teriam que ser refeitos, além de algumas outras consultas prontas com base na tabela LBR_NotaFiscal.

Comunidade: Esfriou, claro, mas notem que hoje existe muita gente com possibilidade de comitar. Alías, foi feito todo um trabalho para jogar tudo para o projeto original. Mas a coisa não andou por diversos motivos, e com algumas exceções muitos dos que se propuseram a ajudar somente fizeram a proposta.

Desenvolvimento: Concordo em desenvolver com branches abertos antes de integrar. Mas caímos novamente no mesmo problema. Quem avalia o código? Quem vai bater de frente com algum desenvolvedor se este por algum motivo tiver um código não aceito? Eu não acredito que isso seja função de um ou de outro, sim de uma entidade que controle o projeto LBR como um todo.

Qualidade: Somente conseguiremos fazer isso com a criação de uma associação ou qualquer outro tipo de entidade. Notem que caso alguma consultoria se proponha a fazer isso, isso poderá ser encarado como uma forma a querer “controlar” os rumos do projeto, então da minha parte, não pretendo tomar esse posto.

Deliberações Finais: Gente, não adianta sempre bater na mesma tecla. Ou nós nos reunimos, ou entramos no modo de cada um por si… Não gostaria de chegar a este ponto, mas se cada um de nós não abrir exceções aonde for necessário, nunca conseguiremos colocar o projeto para funcionar de forma integrada, como um “reloginho”.

Sem mais pelo momento,


#31

Bom dia à todos,

deveria ser feito um levantamento de quem quer fazer oque, se ficar muitas pessoas em documentação, por exemplo, deveria selecionar algum desses para outra área, de desenvolvimento por exemplo, e assim vai…

Lembro que da outra vez que houve a reunião, foi feito uma divisão parecida com essa.

Abraço.


#32

Ricardo, vc não estava na Kenos quando tudo começou então nem vou discutir aqui a história, mas como eu disse, olhe as estatísticas do projeto… Pq será que depois que eu sai da Kenos, a contribuição cai para quase zero…

Na boa, eu não vou mais perder meu tempo com isso aqui… Suas declarações mostram o que já penso a algum tempo, a Faire tem a localização brasil dela, e se alguma coisa boa sai no adempierelbr ela usa e se melhorar não devolve… Isso é FATO!

Eu não me compremeti a nada, até pq não sou pago pela comunidade para fazer isso… Trabalho em uma empresa privada que utiliza o adempierelbr e que tem a visão que desenvolvimentos internos devem sim ser devolvidos para a comunidade em forma de ajudar a fortalecer o adempiere no Brasil. Agora o exemplo do SPED que foi o que iniciou tudo isso… As empresas do Brasil não são obrigadas a entregar o SPED ? Não é uma função que deveria estar em todas as instalações ? Então vamos parar com esta coisa, se vc faz as coisas de forma fechada, abra o jogo e saia do adempierelbr devido a conflito de interesses…

Agora eu não admito uma pessoa que não devolve nada para a comunidade, reclamar da forma que é feito hoje… Pq já falei várias vezes, posso não fazer tudo 100% certo, mas pelo menos eu faço alguma coisa


#33

Boa tarde,

acabei achando a divisão realizada no ano passado:

Ata de Reunião:

oseb.org/wiki/index.php?title=OS … 24/09/2010

Padrões:

oseb.org/wiki/index.php?title=Pa … volvimento

Poderiamos seguir mais ou menos estas idéias.

Vocês concordam?

Abraço.


#34

Mário,

Suporto a sua opinião, mas, acredito que contribuição não é algo obrigatório, mas ideal para qualquer um que quer ver o bem do projeto. Infelizmente eu acredito que o Adempiere deve sofrer bem mais desse problema por ser um sistema voltado a um mercado que nunca teve algo realmente Open Source, principalmente personalizado às necessidades brasileiras. As empresas não querem investir horas de programadores para então liberar o seu código, as empresas não percebem que elas terão centenas (quiçá milhares) de bugreporters e bugfixers. O valor do Open Source está nas pessoas e não no produto… outro dia vi a avaliação do investimento necessário para desenvolver o Eclipse… só 800 milhões de dólares! Linux Magazine. (editado, tinha escrito o valor errado antes)

Eu estou pegando o Adempiere para começar meu pequeno negócio em desenvolvimento de sistemas, é um benefício que a comunidade deu pra mim sem exigir que eu contribua de volta… se eu não quiser, não preciso, mas se eu compartilhar, eu também tenho a ganhar com isso!

Deixando de lado quem quer manter um desenvolvimento fechado e interno sem vontade de contribuir, pois é um direito que lhes cabem, acho mais produtivo relacionarmos quem quer fazer o desenvolvimento aberto e comunitário, por isso, em um dos meus primeiros posts eu disse (e corrigi um pouco depois), acho importante que todos declarem qual é o seu compromisso com o projeto open source, esse é o pilar para construir tudo, para benefício de quem contribui, e, infelizmente por um efeito colateral, também para quem vai manter um desenvolvimento fechado.

Abraços,
Claudemir


#35

As vezes penso se vale a pena responder algo a alguém que consegue deturpar tudo que é dito… Então quer dizer que pelo fato de eu trabalhar com o AdempiereLBR, o código do SPED que nós temos, que é uma ferramenta fechada e não tem sequer uma linha compartilhada com aquilo que existe hoje no AdempiereLBR, tem que ser disponibilizado? Acho que você deve começar a pensar mais naquilo que você fala… E outro ponto, vc não foi objetivo em relação à minha pergunta. Aonde você quer chegar com isso?

Sem mais…


#36

Outro ponto, para deixar bem claro! Nunca, em algum momento, foi dito que a Faire não contribui ou não está comprometida com o projeto OpenSource. Até por que nós ajudamos muita gente por meio de Skype, MSN, entre outros!
Queremos contribuir mais, mas da forma como tudo está no momento, fica um pouco inviável, pois muda-se toda a estrutura do projeto de um release para o outro (vide 3.4.2 para 3.6.0) sem no mínimo documentar as modificações (vide as classes de impostos, por exemplo, ou a infinidade de Utils…).


#37

Agora então depois de tudo que foi dito e debatido aqui vamos trabalhar nas regras para fazermos as coisas funcionarem de forma que todos queremos/precisamos, aonde todos contribuam e se ajudem.

Vamos lá, inicialmente precisamos definir um lugar para centralizar tudo, wiki, repositório e forum.
Opções:

Em um segundo momento, vamos migrar para Mercurial, acredito que se o projeto Global migrou, devem ter utilizados critérios para a escolha dessa ferramenta aos quais satisfazem melhor as necessidades que o SVN.

Em um terceiro momento, definir equipes para “administrar” as diversas áreas como tributária, fiscal, bancária…claro que conversando entre si.

O que acham? Podemos tentar fazer isso de imediato?

Abraços


#38

Não estou falando que eu quero o seu código… Vc quer fazer “fechado” é uma escolha sua… O que eu não quero são pessoas assim ditando as regras do projeto só isso…

O que eu quero com a discussão é saber, quem quer ajudar ou quem quer ter o seu “nome” lá… Não quero ser o único “trouxa” que coloca as coisas no sourceforge.net para os outros “pegarem” e ficarem criticando… Esta ruim? Então faça melhor… Mas faça para todo mundo, não fale que fez e que tem no código fechado da sua empresa, pq na boa… isso pra mim, é mera promoção de produto


#39

Eu sugiro que seja ativado o mediawiki do adempierelbr no sourceforge e que tanto o adempierelbr.org venham a ser redirecionados para esta wiki ou para a página do projeto.

Fórum, já dei minha sugestão antes: read-only aqui, ou pelo menos sem a possibilidade de novos tópicos. Link em todas as páginas para o fórum do sf.net. Eu gosto de listas de discussão… mas, se todos ficarem com o fórum, eu acato sem pestanejar… uma vantagem do fórum do sf.net a este aqui é que é possível assinar RSS de cada fórum ou até de um tópico em específico… muito útil!

Repositório: acredito que o mercurial pode melhorar como todos trabalham, com clones e até mesmo com uma tag para ser o “trunk”… não importa o quanto commitem, se tiver alguém cuidando da tag “trunk”, vai estar sempre perfeito.

Em um aparte, acho que está na hora de todos desligarem os lança-chamas, se todos que querem colaborar, colaborarem, não tem como não dar certo. Todas as opiniões já foram expressadas e apenas o trabalho pode mudar elas.

Abraços,
Claudemir


#40

Bom dia pessoal.
My 2 cents…

Devemos nos integrar ao projeto oficial.
Devemos redirecionar o adempiere.com.br, adempierelbr.com.br, adempierelbr*.sejaláoquefor para o projeto oficial, no nosso espaço dentro do wiki do adempiere.com .
Quanto ao Fórum, eu particularmente, DETESTO o fórum do SourceForge, acredito que possamos usar o phpbb do próprio SF e verificar, outra vez, se conseguimos importar o que já tem por aqui.
Quanto ao código, mercurial sem a menor sombra de dúvidas.
Quanto ao desenvolvimento, cada um commita em seu branch. Se alguém commitar no trunk sem liberação do corpo responsável por isso, na primeira vez uma advertência, na segunda vez, revoga o direito de commit com suspensão de 1 mês, depois de revogado o direito de commit 3 vezes, expulsamos o membro. Quer fazer de qualquer jeito, faça no seu branch. Acho que a política tem que ser essa.
Quanto à responsabilidade técnica e funcional do projeto, coloquem os nomes de possíveis candidatos e façamos uma votação.
E lembrem-se mais uma vez. Estamos lidando com um sistema de gestão, aonde um pequeno errinho pode se transformar em uma bola de neve gigantesca que pode corromper toda a idéia do projeto como um todo do ponto de vista fiscal, legal e tributário.

Sem mais por enqt.