LBR, Trunk, Contribuições e Sugestões para o Futuro

Espaço para os tópicos específicos das adaptações "Brasil" necessárias para utilização do Compiere /Adempiere por aqui.
ralexsander
Contato:

Re: LBR, Trunk, Contribuições e Sugestões para o Futuro

Mensagempor ralexsander » Ter Nov 08, 2011 7:46 am

allgood escreveu:
ralexsander escreveu:Eu posso falar pela Kenos, temos contribuido desde o inicio com o projeto e últimamente alguns aspectos do projeto tem nos atrapalhado, a idéia deste tópico é realmente tentar melhorar estes aspectos para que nossas contribuições voltem a ser frequentes. Acho que podemos criar uma página (wiki) de boas práticas incentivando outras pessoas/empresas a colaborar, o lema pode ser "release early, release often" =)

O desenvolvimento aberto é o centro da minha opinião, para os que querem contribuir eu sugiro que comecem de forma aberta.

Mais uma vez fazendo referência à Eric Raymond, de acordo com o conteúdo da Wikipedia na página doAdempiere ele é desenvolvido usando o método Bazaar, onde todo o desenvolvimento é feito de forma aberta, em contraste ao Cathedral, onde o desenvolvimento é restrito entre um release e outro.

Pelo que percebi, no Adempiere LBR tem desenvolvedores seguindo o método Bazaar e colocando pequenas modificações a disposição, mesmo que não sejam 100% ideais, e outros seguindo o metodo Cathedral, segurando código que eles pretendem liberar um dia. Eu até acredito que se todo o projeto fosse feito desta forma, daria certo, e eu iria querer estar no lado de dentro dele! Mas se um contribuidor manter código para ser liberado um dia, enquanto isso os outros estarão trabalhando para fazer a mesma coisa e temos duplicação de esforços, sem contar em implementações incompatíveis e uma necessidade de se trabalhar com um monstro de várias cabeças!

Nos últimos dias dei uma estudada sobre o Mercurial e gostei de algumas coisas, e sei que o projeto principal do Adempiere utiliza ele. Na minha opinião o Adempiere LBR tem condições de ocupar um branch dentro do próprio projeto Adempiere... sei que pode ser um pouco difícil a migração... mas também pode ser interessante fazer isso enquanto tem pouca gente mexendo no código.

Acredito que tem pessoas e empresas com muita vontade de contribuir, inclusive gente que ainda nem sabe muito bem do projeto. Estive no FISL nos últimos 3 anos, sempre atento para obter informações referente a ERP... em nenhum dos anos teve apresentações sobre o Adempiere, eu fui assistir a uma sobre o ERP5, que inclusive foi "adotado" pelo Portal do Software Público Brasileiro, o palestrante falou diversas vantagens deste ERP mas quando indagado por um espectador sobre a capacidade do ERP5BR em atender as especificidades brasileiras, como SPED, NFe, SINTEGRA, GIA, etc... o palestrante falou que não havia nada a esse respeito, e não soube informar se estava tendo atividade sobre este assunto! Na minha opinião, o AdempiereLBR deveria estar ocupando aquele lugar na grade daquele evento, e que com certeza atrairia outros olhos e contribuidores!

Quero deixar aqui um desafio a todos nós (eu inclusive) para que mostremos no próximo FISL o AdempiereLBR e possamos responder com orgulho de que este sistema atende às necessidades brasileiras mais básicas e que estamos trabalhando duro para deixá-lo cada vez melhor!

Bom, acho que sou um dos campeões em posts longos... mas, acho bom manter o debate aberto.

Abraços
Claudemir

Nos últimos dias eu conversei com algumas consultorias para entender a dificuldade para contribuir com o projeto, todas reclamaram da mesma coisa, resumindo: As formas com que as contribuições entram no LBR são desorganizadas. Um exemplo simples, nos últimos 25 commits do LBR apenas 5 tem um tracker relacionado. Isso não permite a contribuição tipo Bazaar, pois se cada um quiser contribuir com o seu código de funciona na sua empresa sem que haja um trabalho para deixar o código minimamente genérico o sistema vira uma zona. Então eu acho que deveríamos definir prioridades. A estrutura para o Adempiere receber a nossa localização está pronta, nós adiamos a migração por que houveram alguns problemas no projeto principal (iDempiere vs Adempiere) no passado e não acho o melhor momento agora, pois definir como as coisas serão feitas daqui pra frente que deve acontecer antes, pois quando essa migração se concretizar nós teremos uma visibilidade maior no projeto principal, então o mínimo é que nós tenhamos uma certa organização entre os desenvolvedores para que isso se torne viável.
Ricardo Alexsander Santana
http://www.kenos.com.br

allgood

Mensagempor allgood » Ter Nov 08, 2011 9:12 am

ralexander escreveu:Nos últimos dias eu conversei com algumas consultorias para entender a dificuldade para contribuir com o projeto, todas reclamaram da mesma coisa, resumindo: As formas com que as contribuições entram no LBR são desorganizadas. Um exemplo simples, nos últimos 25 commits do LBR apenas 5 tem um tracker relacionado. Isso não permite a contribuição tipo Bazaar, pois se cada um quiser contribuir com o seu código de funciona na sua empresa sem que haja um trabalho para deixar o código minimamente genérico o sistema vira uma zona.

Eu sempre tive a ideia de que trunk != stable, e não deveria ser usado em produção, pelo menos não diretamente sem pelo menos uma boa verificação... Não estou defendendo que coisas aleatórias sejam colocadas no trunk, mas acredito que isso pode ser melhorado e mesmo assim permitir que qualquer contribuição possa chegar ao projeto independente de ser perfeita ou compatível com tudo o que os outros estejam fazendo. E após passar por um filtro, discussão e ajustes, eventualmente venha a fazer parte "oficialmente" do projeto.

Por isso eu acredito que o Mercurial poderia ser útil para resolver este problema, poderíamos por exemplo ter uma tag "base" ou "stable" que deveria ser a base para o início de qualquer contribuição, eu contribuo em cima dessa tag, o mário contribui em cima desta tag, ricardo, pablo, etc... todos usam esta como base para sua contribuição. Cada um em seu clone pode vir a importar e testar as contribuições dos outros e melhorá-las aos poucos, e, após algumas interações a tag "base" é atualizada para o código novo, discutido e testado. Não me aprofundei muito no mercurial, mas pelo que percebi é essa a principal contribuição do mercurial contra o SVN. Se fossemos fazer isso no SVN, cada contribuição necessitaria de um branch e o trabalho de importar cada código seria bem mais difícil.

O github e o gitorious (usando git), e mais recentemente o Google Code (usando mercurial) implementaram um método de funcionamento onde qualquer um pode clonar um repositório e começar a contribuir, não sei se o Source Forge tem isso, mas eu gostaria muito... era uma forma de eu publicar as minhas pequenas alterações sem interferir no trabalho de quem está cuidando do projeto.

ralexander escreveu:Então eu acho que deveríamos definir prioridades. A estrutura para o Adempiere receber a nossa localização está pronta, nós adiamos a migração por que houveram alguns problemas no projeto principal (iDempiere vs Adempiere) no passado e não acho o melhor momento agora, pois definir como as coisas serão feitas daqui pra frente que deve acontecer antes, pois quando essa migração se concretizar nós teremos uma visibilidade maior no projeto principal, então o mínimo é que nós tenhamos uma certa organização entre os desenvolvedores para que isso se torne viável.

Não quero parecer intrometido, afinal eu sou o cara que até semana passada estava apenas fazendo perguntas (e provavelmente terei mais na semana que vem) e agora estou dando sugestões sobre a organização do projeto, mas eu realmente me sinto parte disso, eu gosto de open source, e o futuro do meu negócio depende do bom funcionamento do projeto e eu quero ser parte ativa dele.

paulo_dantas13
Contato:

Mensagempor paulo_dantas13 » Ter Nov 08, 2011 11:53 am

Bom dia à todos,

realmente as empresas disponibilizarem seus códigos que foram desenvolvidos por elas, usando o investimento delas, é complicado de divulgar, eu mesmo investi do meu bolso, para que o pablo fizesse a implementação do código do cupom fiscal, e olha, o meu investimento com certeza é bem menor com relação ao que essas grandes empresas investem para ter o seu sistema funcionando redondinho...

Seria bom que fosse feito votação, de quem vai tomar conta de quê, como foi feito no ano passado, aonde cada grupo ficaria tomando conta de uma contribuição, pois evitaria estarem desenvolvendo a mesma coisa.

Vamos reunir as opiniões, para discutí-las e encontrar um denominador comum, para que o projeto possa crescer de forma organizada.

Abraço.
--
Paulo Dantas O´grady Neto

pablobp4
Contato:

Mensagempor pablobp4 » Ter Nov 08, 2011 3:31 pm

Pessoal, concordo que devemos discutir todos esses pontos que estão em debate, mas a questão é, DENOVO?

Muito bem citado pelo Murilo, a um ano atrás tivemos essa mesma conversa, e o que mudou?
Sinceramente pessoal, debate é bonito, saudável, mas parém de perder tempo escrevendo todos esses textos enormes querendo justificar porque não está sendo feito nada.

Eu lembro muito bem da versão que era para sair fim do ano passado, que até agora não teria saido se não fosse pelo Mario. Então eu compreendo o que ele está tentando fazer, que em tese é o único que está fazendo, ou fez algo desde o ano passado, ou pelo menos que compartilhou, por que acredito que tem mais gente que fez mas não contribuiu.

Ricardo, não temos um documento regulamentando como devem ser feitas as contribuições?

Quanto a Wiki, houve uma grande discução se deviamos ou não integrar o LBR ao AD Global, para depois criar a wiki, resumindo, tem-se documentação espalhada por todo lugar, menos nessa wiki que deveriamos ter e ainda esperamos a definição, mesma coisa ocorre com os repositórios.

O Silvino está fazendo um fantástico trabalho ao escrever um livro sobre o Adempiere/LBR. Quantas pessoas leram o tópico que pedi que contribuissem com ele? Até agora eu posso contar nos dedos as pessoas que contribuiram.

Tudo que estamos falando parece aquela história da conversa de loucos:
Louco 1: - Você vai pescar?
Louco 2: - Não, vou pescar sim...
Louco 1: - Ahhhh bom, achei que você iria pescar..
Estamos mais ou menos assim, falamos, falamos e nunca nos entendemos.

AGORA TERMINANDO A PARTE POLÊMICA A QUAL TODO MUNDO ACHA QUE TEM RAZÃO E NINGUÉM FAZ NADA, VAMOS AO QUE INTERESSA.

Vamos fazer assim, esquecemos do passado e vamos definir o que importa para a comunidade, PODE SER?
- COMO CONTRIBUIR?
- COMO REPORTAR UM BUG?
- COMO SUGERIR UMA NOVA FUNCIONALIDADE?
- COMO AJUDAR NA DOCUMENTAÇÃO?
- COMO ENTRAR PARA COMUNIDADE?

Quais os objetivos até fim do ano?

Obs.: Não gostaria de ler nenhuma resposta que não fosse algo que viesse a acrescentar.

Pablo
Pablo Boff Pigozzo
pablobp4@gmail.com

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Ter Nov 08, 2011 9:06 pm

pablobp4 escreveu:Ricardo, não temos um documento regulamentando como devem ser feitas as contribuições?

Na época da discussão nós fizemos um documento, e enviamos um e-mail para os desenvolvedores pedindo que respondessem com um "De Acordo", o que não ocorreu até hoje. Vamos tentar novamente, aproveitando que temos mais pessoas envolvidas neste tópico. Gostariamos de sugestões para o documento: REGRAS

pablobp4 escreveu:AGORA TERMINANDO A PARTE POLÊMICA A QUAL TODO MUNDO ACHA QUE TEM RAZÃO E NINGUÉM FAZ NADA, VAMOS AO QUE INTERESSA.

A idéia não é polemizar, você leu o tópico desde o inicio? Estamos tentando encontrar soluções para os problemas existentes, pois da forma que está sendo feito não é factível. A idéia de expor os problemas atuais é para que seja proposto uma solução, como por exemplo o que já foi sugerido com relação ao uso do Trunk, Branches, Mercurial, etc. Se todo começar a commitar ou documentar sem rumo, não adianta nada.

pablobp4 escreveu:Obs.: Não gostaria de ler nenhuma resposta que não fosse algo que viesse a acrescentar.

A opinião de todos é importante para o crescimento do projeto, inclusive das pessoas que estão envolvidas recentemente com o projeto. Assim conseguimos identificar eventuais dificuldades que para os mais experientes já não incomodam mais. Um exemplo de algo que não acrescenta em nada:
pablobp4 escreveu:Tudo que estamos falando parece aquela história da conversa de loucos:
Louco 1: - Você vai pescar?
Louco 2: - Não, vou pescar sim...
Louco 1: - Ahhhh bom, achei que você iria pescar..
Estamos mais ou menos assim, falamos, falamos e nunca nos entendemos.

mgrigioni

Mensagempor mgrigioni » Qua Nov 09, 2011 7:56 am

ralexsander escreveu:Na época da discussão nós fizemos um documento, e enviamos um e-mail para os desenvolvedores pedindo que respondessem com um "De Acordo", o que não ocorreu até hoje. Vamos tentar novamente, aproveitando que temos mais pessoas envolvidas neste tópico. Gostariamos de sugestões para o documento: REGRAS

Não estou de acordo com o documento de regras.

1 - Não concordo com o Ricardo e Fernando sendo os responsáveis técnicos e funcionais. Desculpa, mas vcs tiveram 2 anos para fazer isso e não fizeram. Acho que agora precisa passar para alguém que realmente faça as coisas.
2 - O documento só fala de critérios para incluir pessoas no trunk e para excluir ? Acho que pessoas que a mais de 6 meses não contribuem devem voltar para o primeiro estágio.
3 - O documento diz muita coisa e não diz nada para resolver os problemas atuais (e lá vamos nós mais uma vez):
* Este tópico mesmo, não era para estar no fórum do projeto no sf.net ?
* A wiki que falaram que iriam colocar junto com o projeto pai ? Onde está ? Sei que Eu, Pablo, Murilo, Onhate, começamos um trabalho muito legal de documentação, com wiki, site no Oseb e não aceitaram nada do que existia, pq queria ficar com o projeto pai.
* Quanto tempo será necessário para avaliar a solicitação ? Quais os critérios para aprovar a solicitação ? Só 2 pessoas que sabem o que é bom para o projeto ?

Desculpa, mas eu tô cansando disso aqui, pq isso nunca vai resolver da forma como estamos fazendo e sempre volta no mesmo lugar... Ou alguém fala que vai fazer as coisas, e faz uma votação na comunidade com todos os pontos, definindo responsáveis e coisa do tipo, ou vamos continuar com estas discussões que não levam a lugar nenhum, como fazemos a 2 anos..

Eu já fiz uma vez (projeto Oseb) e se não for definido como vamos fazer isso aqui, eu não vou mais contribuir para o adempierelbr, pq na boa, mais de 90% das atividades no site do sourceforge.net/adempierelbr sou eu que faço: como release, anúncios, trackers, posts no fórum, commits, etc.. Até mesmo a análise de trackers que "desenvolvedores" criaram e deixaram lá jogados sem resposta eu faço a análise e etc..

Contribuo no modo Bazaar, e "jogo" as coisas trunk.. Isso é o mundo perfeito ? NÃO e sei disso.. Mas no mundo, onde o "certo" ninguém faz, acho que sou o mais correto de todos, pois eu sim contribuo.. O código do SPED não está 100%, não está, pois faltam scripts, que eu não tinha em minha base, pois não fui eu que iniciei o projeto.. Mas tenho certeza que empresas de consultoria, usam boa parte deste código em seus clientes ou não ? NFe 2.0 ? Impostos BR ? LBR_NotaFiscal ? ST ? Livros Fiscais ?

Caramba, quanta coisa eu contribui hein!!! Pq será que ninguém faz melhorias ou correções ? Pq eu tive que fazer várias otimizações da 3.4.2s para a 3.6.0 e ninguém mais conseguiu ? Se vcs usam hoje o adempierelbr 3.6.0 é por o esforço de 3 pessoas apenas: Mario, Pablo e Marcelo Onhate .. E mesmo assim, os "responsáveis" pelo projeto são X e Y

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Qua Nov 09, 2011 10:14 am

mgrigioni escreveu:1 - Não concordo com o Ricardo e Fernando sendo os responsáveis técnicos e funcionais. Desculpa, mas vcs tiveram 2 anos para fazer isso e não fizeram. Acho que agora precisa passar para alguém que realmente faça as coisas.

Na época sobrou apenas apenas eu e Fernando porque você e o Eduardo haviam saído. Quem quiser se juntar ao time, por favor manifeste-se.

mgrigioni escreveu:2 - O documento só fala de critérios para incluir pessoas no trunk e para excluir ? Acho que pessoas que a mais de 6 meses não contribuem devem voltar para o primeiro estágio.

Concordo que precisamos ter alguma regra neste sentido. Além disso, devemos estabelecer que se o colaborador não seguir as regras, como por exemplo commitar tudo no trunk sem um tracker relacionado ele poderá ser excluído. Só para constar, dos últimos 25 commits apenas 5 tem um tracker relacionado no SF.net

mgrigioni escreveu:3 - O documento diz muita coisa e não diz nada para resolver os problemas atuais

Se fosse seguido algumas daquelas orientações, provavelmente estaríamos em uma situação melhor hoje.

mgrigioni escreveu:* Este tópico mesmo, não era para estar no fórum do projeto no sf.net ?

A discussão se iniciou aqui, acho indiferente.

mgrigioni escreveu:* A wiki que falaram que iriam colocar junto com o projeto pai ? Onde está ? Sei que Eu, Pablo, Murilo, Onhate, começamos um trabalho muito legal de documentação, com wiki, site no Oseb e não aceitaram nada do que existia, pq queria ficar com o projeto pai.

Realmente porque ninguém copiou para o projeto pai? >> Colaboradores que tenham interesse em ajudar, está aqui uma oportunidade <<

mgrigioni escreveu:* Quanto tempo será necessário para avaliar a solicitação ? Quais os critérios para aprovar a solicitação ?

Idéias são bem-vindas. Acho importante algo no sentido de não afetar o comportamento padrão do Adempiere, ou imponha limitações nos recursos padrão já é um começo. Qualidade no código é outro. Ter scripts para Oracle, PG e MySQL

mgrigioni escreveu:Só 2 pessoas que sabem o que é bom para o projeto ?

Respondido um pouco acima

mgrigioni escreveu:Eu já fiz uma vez (projeto Oseb) e se não for definido como vamos fazer isso aqui, eu não vou mais contribuir para o adempierelbr, pq na boa, mais de 90% das atividades no site do sourceforge.net/adempierelbr sou eu que faço: como release, anúncios, trackers, posts no fórum, commits, etc.. Até mesmo a análise de trackers que "desenvolvedores" criaram e deixaram lá jogados sem resposta eu faço a análise e etc..

Estamos tentando colocar ordem na casa, eu só não entendo uma coisa, você fala que na época do oseb as coisas saiam certo, e você fala que aqui só você faz as coisas (90%), porque então as coisas estão erradas? lá vale a pena discutir, documentar e criar um tracker antes de contribuir, porque no LBR não vale e as coisas são feitas sem critério?

mgrigioni escreveu:Caramba, quanta coisa eu contribui hein!!! Pq será que ninguém faz melhorias ou correções ? Pq eu tive que fazer várias otimizações da 3.4.2s para a 3.6.0 e ninguém mais conseguiu ? Se vcs usam hoje o adempierelbr 3.6.0 é por o esforço de 3 pessoas apenas: Mario, Pablo e Marcelo Onhate .. E mesmo assim, os "responsáveis" pelo projeto são X e Y

Isso chega a ser arrogante com todas as pessoas/empresas/consultorias que contribuiram com o projeto. O LBR é trabalho conjunto, que tem é resultado de um esforço de várias pessoas, desde aquelas que tem apenas uma contribuição, ou uma página na wiki, etc, até pessoas como as citadas que tiveram um envolvimento maior nos últimos anos.

mgrigioni

Mensagempor mgrigioni » Qua Nov 09, 2011 10:56 am

mgrigioni escreveu:2 - O documento só fala de critérios para incluir pessoas no trunk e para excluir ? Acho que pessoas que a mais de 6 meses não contribuem devem voltar para o primeiro estágio.
ralexsander escreveu:Concordo que precisamos ter alguma regra neste sentido. Além disso, devemos estabelecer que se o colaborador não seguir as regras, como por exemplo commitar tudo no trunk sem um tracker relacionado ele poderá ser excluído. Só para constar, dos últimos 25 commits apenas 5 tem um tracker relacionado no SF.net

Nem tudo precisa necessáriamente de tracker.... Dê uma olhada em outros projetos que vc verá.. Falta informação no projeto atual ? Sim, e eu faço errado muitas vezes.. Mas a regra dele valer para TODOS.. Não adianta criar tracker "para inglês ver", onde cria o tracker na hora, faz o commit, e daí já faz o CLOSE do tracker, sem nem ao menos deixar em PENDING para ver se alguém vai reclamar.. Ou alguma informação.. Olhe alguns trackers criados no projeto.. Se é para criar aquilo, nem precisa criar

mgrigioni escreveu:3 - O documento diz muita coisa e não diz nada para resolver os problemas atuais.

ralexsander escreveu:Se fosse seguido algumas daquelas orientações, provavelmente estaríamos em uma situação melhor hoje.

Vc segue ?

mgrigioni escreveu:* Este tópico mesmo, não era para estar no fórum do projeto no sf.net ?

ralexsander escreveu:A discussão se iniciou aqui, acho indiferente.

Não é não... A mais de um ano que falo que aqui não é o local para isso.. Aqui é um fórum "privado", onde se a Kenos resolver excluir ou não manter mais.. A comunidade acaba, ou não ? Por isso que já falei várias vezes para usar o local no site do projeto..

Regras de utilização do nome ? Existe alguma ? É justo vc digitar http://www.adempierelbr.org e cair no site da Kenos ? É justo vc digitar http://www.adempierelbr.com.br e cair em um site de uma empresa que vende cursos ?

mgrigioni escreveu:Eu já fiz uma vez (projeto Oseb) e se não for definido como vamos fazer isso aqui, eu não vou mais contribuir para o adempierelbr, pq na boa, mais de 90% das atividades no site do sourceforge.net/adempierelbr sou eu que faço: como release, anúncios, trackers, posts no fórum, commits, etc.. Até mesmo a análise de trackers que "desenvolvedores" criaram e deixaram lá jogados sem resposta eu faço a análise e etc..

ralexsander escreveu:Estamos tentando colocar ordem na casa, eu só não entendo uma coisa, você fala que na época do oseb as coisas saiam certo, e você fala que aqui só você faz as coisas (90%), porque então as coisas estão erradas? lá vale a pena discutir, documentar e criar um tracker antes de contribuir, porque no LBR não vale e as coisas são feitas sem critério?

Nunca disse que o Oseb era perfeito, e faço aqui da mesma forma que fazia lá.. Se olhar os últimos releases.. Existe um release notes, com trackers e tudo mais.. Isso eu iniciei lá.. E se é uma "bagunça", pelo menos estou tentando organizar.. Mas não vou fazer isso sozinho.. Pq na boa, fazer quase tudo, e não ter retorno e ser cobrado eu não aceito.

mgrigioni escreveu:Caramba, quanta coisa eu contribui hein!!! Pq será que ninguém faz melhorias ou correções ? Pq eu tive que fazer várias otimizações da 3.4.2s para a 3.6.0 e ninguém mais conseguiu ? Se vcs usam hoje o adempierelbr 3.6.0 é por o esforço de 3 pessoas apenas: Mario, Pablo e Marcelo Onhate .. E mesmo assim, os "responsáveis" pelo projeto são X e Y

ralexsander escreveu:Isso chega a ser arrogante com todas as pessoas/empresas/consultorias que contribuiram com o projeto. O LBR é trabalho conjunto, que tem é resultado de um esforço de várias pessoas, desde aquelas que tem apenas uma contribuição, ou uma página na wiki, etc, até pessoas como as citadas que tiveram um envolvimento maior nos últimos anos.

Sim, é uma afirmação arrogante.. Mas falei mentira ? Quem começou este projeto (Eduardo, Mario e Alvaro) ? Olhe as estatísticas do projeto.. Fazer discursso é fácil.. Falar que vai mudar é fácil.. Mas quando ?

Já falei.. Existe um conflito de interesses muito grande neste projeto.. As empresas de consultoria tratam isso como um negócio, e estão corretas.. Mas a comunidade não pode esperar "eles" decidirem o que é certo ou errado.. E sim a própria comunidade

allgood

Mensagempor allgood » Qua Nov 09, 2011 2:39 pm

mgrigioni escreveu:
ralexsander escreveu:A discussão se iniciou aqui, acho indiferente.

Não é não... A mais de um ano que falo que aqui não é o local para isso.. Aqui é um fórum "privado", onde se a Kenos resolver excluir ou não manter mais.. A comunidade acaba, ou não ? Por isso que já falei várias vezes para usar o local no site do projeto..

Vou dar a minha opinião específica sobre este assunto... quando eu comecei a mexer com o adempierelbr, sempre preferi buscar as coisas e postar no fórum do sourceforge, algumas vezes o Mário me ajudou em alguns assuntos, mas em uma determinada ocasião, por demorar para receber uma resposta, criei minha conta aqui no fórum hospedado pela kenos, pois percebi que tinha mais atividade. Acho nobre a kenos oferecer este espaço, mas, na minha opinião, colocou uma marca externa ao projeto e tem um pequeno ganho de marketing com isso... possivelmente irrelevante.

Pensem em um possível usuário, quem sabe contribuidor, encontra o AdempiereLBR no SF.NET e olha o fórum, ou o arquivo das listas de discussões (acho que nem estão ativas), e vê a coisa parada... tudo bem que um pouco mais de busca ele encontrará o fórum da kenos movimentado e, de vez em quando, com discussões "acaloradas"... mas, e se ele não fizer, pode vir a achar que o projeto não está andando e vai procurar por outro.

Minha sugestão: colocar este fórum em read-only, para não perdermos as discussões e todo mundo passar a conversar lá no projeto. Seria bom também deixar um aviso em todas as páginas deste fórum sobre o local correto para postar. Me soa mais correto, demanda menos esforço, e remove uma redundância desnecessária.

mgrigioni escreveu:Regras de utilização do nome ? Existe alguma ? É justo vc digitar http://www.adempierelbr.org e cair no site da Kenos ? É justo vc digitar http://www.adempierelbr.com.br e cair em um site de uma empresa que vende cursos ?

Percebi que o http://www.adempierelbr.com.br é propriedade de "DNK Programas de Informática Ltda - ME", por um acaso alguém desta empresa pelo menos participa da comunidade? contribui com algo? Pelo menos lê este fórum (caso sim, é a oportunidade de se manifestar).

muriloht

Mensagempor muriloht » Qua Nov 09, 2011 8:57 pm

allgood escreveu:Não é não... A mais de um ano que falo que aqui não é o local para isso.. Aqui é um fórum "privado", onde se a Kenos resolver excluir ou não manter mais.. A comunidade acaba, ou não ? Por isso que já falei várias vezes para usar o local no site do projeto..

Estou de acordo com este ponto. Até por questões de visibilidade do projeto que tem toda sua informação centralizada em um unico local.

allgood escreveu: mgrigioni escreveu:Regras de utilização do nome ? Existe alguma ? É justo vc digitar http://www.adempierelbr.org e cair no site da Kenos ? É justo vc digitar http://www.adempierelbr.com.br e cair em um site de uma empresa que vende cursos ?

Percebi que o http://www.adempierelbr.com.br é propriedade de "DNK Programas de Informática Ltda - ME", por um acaso alguém desta empresa pelo menos participa da comunidade? contribui com algo? Pelo menos lê este fórum (caso sim, é a oportunidade de se manifestar).

Mário,

Em 2009, o site adempierelbr.com.br estava para ser retirado do ar. Fiquei sabendo disso por acaso e entrei em contato com um colega (proprietário da DNK Informática), que na época cursava pós graduação comigo para "dividir" o prejuizo com a compra do dominio+arquivos, para evitar perder o material, que por mais básico e desatualizado que hoje seja, me ajudou um pouco no inicio da jornada com o ADempiere. Desde quando o dominio e o site passou a ficar sob nossa administração, retiramos todas as propagandas que havia da empresa anterior (joomweb) e retiramos as opções de "venda de cursos" do site, deixando seu conteúdo liberado.

Este mesmo site, já entrou em discussões outras vezes, e ainda só não foi redirecionado para um local "Oficial" do projeto LBR em função de tantas indefinições. Faz sentido redirecionar um novo usuário para o sourceForge, onde praticamente não existe nada além do código fonte ? Ao menos a pessoa no site tem uma idéia do que é o sistema, e se tentar realizar download à partir do site, será redirecionado ao source forge. Isso nos custou e ainda custa tempo e dinheiro, e ao nosso modo de ver, isso não deixa de ser uma contribuição com o projeto, divulgação, exposição, sem se aproveitar disso, sem propagandas, nem sequer links patrocinados ou coisas do tipo que antes da nossa aquisição eram exibidos aos montes no site. Muitas vezes contatos pedindo ajuda ou treinamentos pagos são enviados pelo formulário de contato, e na medida do possível tento responder as dúvidas e aos pedidos, e procuro sempre deixar bem claro que o projeto não é MEU, o site é apenas um canal de divulgação (a exemplo do que começamos a fazer no Oseb com a wiki/site). Escrevi demais para variar, mas em "resumo" é isso... :)

Claudemir,

Acho que o seu questionamento já fica respondido com o esclarecimento acima, de qualquer maneira, por sorte estou participando desta discussão, pois se você ler meu post anterior nesta thread, também comento sobre contribuir com código e verá que já hà tempos trabalho com o ADempiere/lbr e acompanho seus acontecimentos bem de perto. Vi que você frenquenta eventos como o FISL, e eu também estou sempre por lá, acho muito interessante a idéia de se criar algo direcionado para o ADempiere lá, atrairia muita gente para o projeto com certeza. Vi a palestra do OpenERP e vi a reação do palestrante quando perguntado sobre adequação para o Brasil, vamos começar já a trabalhar nisso com ajuda de quem mais estiver afim, focando FISL e Latinoware 2012?

ralexsander escreveu:Na época da discussão nós fizemos um documento, e enviamos um e-mail para os desenvolvedores pedindo que respondessem com um "De Acordo", o que não ocorreu até hoje. Vamos tentar novamente, aproveitando que temos mais pessoas envolvidas neste tópico. Gostariamos de sugestões para o documento: REGRAS

Ricardo, acho que o documento é um bom começo. e esta discussão aberta irá completar o restante. Concordo com os pontos que o Mário colocou nos comentários dele. Adiciono ainda alguns pontos como cuidados com Licenciamento, das contribuições e de possíveis componentes incorporados, que devem ser compativeis com a GPLv2. Talvez algumas boas práticas recomendadas no projeto ADempiere, como uso da MQuery, ao menos um texto de ajuda quando realizadas modificações de dicionário como colunas e janelas também possa ajudar a aumentar a qualidade das contribuições (claro que vai burocratizando também).

Apenas como devaneio, concordo com o pessoal, branches/clones livres para quem quer e pode trabalhar abertamente com contribuições e melhorias são muito importantes. De lá sairá o maior volume de atividades do projeto, e provavelmente as melhores idéias/contrbuições. Porém eu não vejo como não ter uma politica consistente de qualidade para integração ao trunk, e para o release de novas versões.
Murilo H. Torquato
---
devCoffee Sistemas de Gestão Integrada
http://www.devcoffee.com.br

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Qua Nov 09, 2011 10:32 pm

muriloht escreveu:
mgrigioni escreveu:Não é não... A mais de um ano que falo que aqui não é o local para isso.. Aqui é um fórum "privado", onde se a Kenos resolver excluir ou não manter mais.. A comunidade acaba, ou não ? Por isso que já falei várias vezes para usar o local no site do projeto..
Estou de acordo com este ponto. Até por questões de visibilidade do projeto que tem toda sua informação centralizada em um unico local.

Apenas para esclarecer alguns pontos para as pessoas que não acompanham desde o inicio sobre o fórum: O fórum foi criado inicialmente em 2006 e o foco principal na época era Compiere, o objetivo do fórum era criar um espaço para as pessoas discutirem em pt-br já que não havia um fórum aberto na época em pt-br. O próprio Jorg Jank autorizou a publicação do fórum naquela ocasião. Quase 1 ano depois surgiu o LBR e como muitas questões eram comuns entre Compiere e Adempiere, decidimos manter o fórum e além disso também investimos dinheiro e tempo dos analistas para movimentar o fórum e responder as perguntas até que o fórum andasse por si só. Sempre tentamos manter o fórum de forma imparcial, inclusive com a seção de Marketplace. Hoje temos um banco de dados bastante útil para quem está iniciando com o Adempiere e desde o inicio do projeto do Adempiere e inclusive antes disso com o Compiere nós sempre tentamos nos manter envolvidos com o projeto e abertos a comunidade. Com o surgimento de outras consultorias de Adempiere eu imagino que o fórum sendo mantido em uma empresa possa desencorajar a estes colaborarem, ou pelo menos ativamente. No ano passado foi sugerido que o fórum fosse movido para o sf.net, existe um aspecto técnico que dificulta migrar do phpbb para o padrão do sf.net, então foi sugerido congelar o fórum e as discussões continuarem apenas no sf.net. Na época achamos a proposta factível, desde que as coisas andassem no projeto, o que não ocorreu.

mgrigioni escreveu:Nem tudo precisa necessáriamente de tracker.... Dê uma olhada em outros projetos que vc verá.. Falta informação no projeto atual ? Sim, e eu faço errado muitas vezes.. Mas a regra dele valer para TODOS.. Não adianta criar tracker "para inglês ver", onde cria o tracker na hora, faz o commit, e daí já faz o CLOSE do tracker, sem nem ao menos deixar em PENDING para ver se alguém vai reclamar.. Ou alguma informação.. Olhe alguns trackers criados no projeto.. Se é para criar aquilo, nem precisa criar

Isso pode ser discutido e colocado no documento de regras, mas contribuições como SCAN e Update para 370 são exemplos de contribuições importantes, porém acredito que deveriam ter sido feitas com mais cautela, porque para você que fez a contribuição não há problemas, mas quem estava usando o código em N instalações ou estava fazendo algum desenvolvimento será atrapalhado.

mgrigioni escreveu:Vc segue ?

Procuro seguir sim, se alguém tiver alguma crítica sobre alguma contribuição minha, estou aberto a avaliar de forma pacífica.

mgrigioni escreveu:Sim, é uma afirmação arrogante.. Mas falei mentira ? Quem começou este projeto (Eduardo, Mario e Alvaro) ? Olhe as estatísticas do projeto.. Fazer discursso é fácil.. Falar que vai mudar é fácil.. Mas quando ?
Já falei.. Existe um conflito de interesses muito grande neste projeto.. As empresas de consultoria tratam isso como um negócio, e estão corretas.. Mas a comunidade não pode esperar "eles" decidirem o que é certo ou errado.. E sim a própria comunidade

Mario, o meu objetivo não é ser polêmico, não é atacar ninguém. A única coisa que eu quero é que o projeto AdempiereLBR avance, e hoje infelizmente eu não consigo acompanhar o que é feito, e não concordo da forma que é feito, com isso todo mundo perde, nós temos boas contribuições para fazer e também gostaria de aproveitar o que é feito pela comunidade, mas do jeito que está não é possível. Você fala em estatísticas, note que a maioria do projeto foi construido por consultorias, da rev. 1 até a revisão 891 teve envolvimento direto de consultorias, seja contribuindo com o seu código, ou disponibilizando recursos para trabalhar com as contribuições feitas pela comunidade, para constar estamos na rev. 1104. Eu não consigo entender onde você quer chegar com os seus comentários, uma hora você concorda que está errado, outra hora fala que vai continuar contribuindo errado porque é a única forma de contribuir, outra hora fala que as consultorias não contribuem em nada. A única coisa que eu gostaria é uma forma de resolver o problema, você acha que as empresas de consultoria estão atrapalhando o projeto? Você acha que não é possível encontrar uma solução para o problema? A comunidade tem a mesma opinião que a sua? O que precisamos aqui são de ações que ajudem a resolver o problema, e como você é uma pessoa chave a sua opinião é realmente importante! Se o trunk estiver bom para a maioria e os meus pontos estão muito além da espectativa da comunidade, realmente me desculpe! mas eu não acho que este é o ponto. Como eu disse em um dos tópicos anteriores, nós estamos investindo na ferramenta e tenho certeza que se as coisas fossem mais organizadas teríamos mais recursos trabalhando para melhorar o sistema.

Att.

pablobp4
Contato:

Mensagempor pablobp4 » Qui Nov 10, 2011 8:51 am

Pessoal, eu não vou ficar participando dessa discussão, que são sim polêmicas e são também pouco objetivas, tanto que há dias estão debatendo e quais são as definições?

Então, vamos focar em três coisas que precisamos inicialmente:

1 - Como faremos para finalizar o documento de regras?
-

2 - Quem ficará responsável pelo projeto?
-

3 - Como faremos para migrar os repositórios, wiki e o site?
-

Obs.: Se houver mais coisas, só sugerir ai, vamos tentar montar uma equipe para fazer pelo menos essas tarefas básicas, e depois começar a decidir os problemas mais complicados.

Abraço a todos
Pablo Boff Pigozzo
pablobp4@gmail.com

ralexsander
Contato:

Mensagempor ralexsander » Qui Nov 10, 2011 9:26 am

pablobp4 escreveu:Pessoal, eu não vou ficar participando dessa discussão, que são sim polêmicas e são também pouco objetivas, tanto que há dias estão debatendo e quais são as definições?

Acho que começamos a convergir em resultados. Vamos lá.

pablobp4 escreveu:1 - Como faremos para finalizar o documento de regras?

Acho que temos um consenso, precisamos ter regras claras. O documento precisa ser melhorado. Minha sugestão seria abrir para edição no final do documento, cada um coloca a sua sugestão, como alguns já fizeram neste tópico, marcamos um dia para conversar e bater o martelo. WDYT?

pablobp4 escreveu:2 - Quem ficará responsável pelo projeto?

Não se é necessário definir um responsável, já que o projeto é da comunidade. O que eu sugiro é que as pessoas que se defina reuniões periódicas para discutir as contribuições.

pablobp4 escreveu:3 - Como faremos para migrar os repositórios, wiki e o site?

Teóricamente o wiki é só começar a usar, o repositório é um pouco mais complicado, se alguém já tiver familiaridade com Mercurial a ajuda é bem-vinda. Senão eu posso conversar com o Norbert para verificar a melhor forma de fazer a migração.

allgood

Mensagempor allgood » Qui Nov 10, 2011 9:29 am

pablobp4 escreveu:Pessoal, eu não vou ficar participando dessa discussão, que são sim polêmicas e são também pouco objetivas, tanto que há dias estão debatendo e quais são as definições?

Então, vamos focar em três coisas que precisamos inicialmente:

1 - Como faremos para finalizar o documento de regras?

Acho que cada um pode escrever as mudanças que deseja em um documento (wiki?), com a maior objetividade possível. Após cada um escrever o seu documento, as opiniões conflitantes serem colocadas lado-a-lado para uma espécie de votação. Uma coisa importante é que todos devem ter a capacidade de entender que podem ser "voto vencido", situação na qual eu vejo podem ocorrer 3 situações:

1. a pessoa acata o voto dos outros e passa a colaborar em acordo (ideal e aconselhável)
2. a pessoa não acata o voto dos outros e para não contrariá-los evita colaborar ou colabora pouco
3. a pessoa toma uma decisão drástica e se desliga do projeto (eu realmente não acho isso uma boa ideia)

pablobp4 escreveu:2 - Quem ficará responsável pelo projeto?

Não acredito que alguém deva ser "dono" do projeto, os melhores projetos trocam de "líder" de vez em quando, e, caso as regras estejam bem definidas, o líder não terá nenhum trabalho além de policiar os outros membros quanto ao respeito das regras. Fazendo uma analogia à política, o Líder é o prefeito, todos os membros do projeto são vereadores, tanto o líder quanto os membros acumulam a função de funcionário público e os usuários são os cidadãos. :-D

pablobp4 escreveu:3 - Como faremos para migrar os repositórios, wiki e o site?

Para essa parte, a minha única sugestão é migrar o repositório para mercurial... a migração para o projeto pai também pode ser uma boa ideia, mas não acredito que isso ajude em muita coisa... de repente dá pra manter apenas um clone read-only do nosso repositório lá, para pessoas que procurem por algo lá... pode ser melhor não ter os trackers embaralhados com os deles.

pablobp4 escreveu:Obs.: Se houver mais coisas, só sugerir ai, vamos tentar montar uma equipe para fazer pelo menos essas tarefas básicas, e depois começar a decidir os problemas mais complicados.

Eu acredito que o método democrático é melhor, por isso sugeri votações. É importante determinar quem pode votar e se o meu voto (caso eu venha a ter este direito), que até agora não contribui muito além de levantar e dar opiniões, tem o mesmo valor do que o das pessoas que já tem mais serviços prestados ao projeto.

Uma coisa que eu sei é que sempre vai haver conflitos, mas todos devem concordar que deve-se ter um método para resolvê-los, ninguém que quer o bem de qualquer projeto deve ter a regalia de ser irredutível.

Abraços,
Claudemir

fernando

Mensagempor fernando » Qui Nov 10, 2011 10:19 am

Antes de mais nada, só tenho uma pergunta a fazer para o Mário. Algum dia assumi algum compromisso de fazer release de algo relacionado ao EFD, ECD ou similar? Nós temos sim uma solução direcionada para geração destes arquivos, a qual é distribuida de forma fechada para nossos clientes, e veja só, nem no código fonte do adempiere está, é um jar. Para quem quer saber mais sobre como funciona. Temos alguns beans neste jar que recebem as informações do Adempiere e geram o arquivo. E não, isso não é projeto open-source, infelizmente, pois é base de uma outra ferramenta que nós temos dentro da empresa.
Eu só te peço uma coisa Mário, de forma bem clara. Diga qual a posição que você quer no projeto e aonde você quer chegar.

Bem, voltando ao assunto original...

Contribuições: O Desenvolvimento da DocFiscal foi feito de forma fechada pois foi algo que alguns foram contra. Iríamos utilizar isso como base de trabalho da versão do Adempiere nos clientes que optassem por tal funcionalidade para não causar desgastes na comunidade. Os motivos citados para serem contra foram os livros fiscais, que teriam que ser refeitos, além de algumas outras consultas prontas com base na tabela LBR_NotaFiscal.

Comunidade: Esfriou, claro, mas notem que hoje existe muita gente com possibilidade de comitar. Alías, foi feito todo um trabalho para jogar tudo para o projeto original. Mas a coisa não andou por diversos motivos, e com algumas exceções muitos dos que se propuseram a ajudar somente fizeram a proposta.

Desenvolvimento: Concordo em desenvolver com branches abertos antes de integrar. Mas caímos novamente no mesmo problema. Quem avalia o código? Quem vai bater de frente com algum desenvolvedor se este por algum motivo tiver um código não aceito? Eu não acredito que isso seja função de um ou de outro, sim de uma entidade que controle o projeto LBR como um todo.

Qualidade: Somente conseguiremos fazer isso com a criação de uma associação ou qualquer outro tipo de entidade. Notem que caso alguma consultoria se proponha a fazer isso, isso poderá ser encarado como uma forma a querer "controlar" os rumos do projeto, então da minha parte, não pretendo tomar esse posto.

Deliberações Finais: Gente, não adianta sempre bater na mesma tecla. Ou nós nos reunimos, ou entramos no modo de cada um por si... Não gostaria de chegar a este ponto, mas se cada um de nós não abrir exceções aonde for necessário, nunca conseguiremos colocar o projeto para funcionar de forma integrada, como um "reloginho".

Sem mais pelo momento,
Fernando Lucktemberg
http://www.faire.com.br
Faire Consultoria

Voltar para “Localização Brasil”