LBR, Trunk, Contribuições e Sugestões para o Futuro


#43

Pablo, uma boa parte dos pessoal já está cadastrada, mas para adicionar é só falarmos com o Norbert Wessel.
Ele se comprometeu a nos liberar tudo que precisarmos para ter a localização lá.

Att,


#44

Olá Paulo,

Acho que o primeiro passo então, seria criar uma página na wiki com o título de Localização Brasil para centralizar os assuntos. Acho que podemos aproveitar alguma coisa da Wiki antiga e o que foi feito no oseb. Outra coisa seria criar a página para as sugestões no documento de regras, e poderíamos até passar o documento para o formato do Wiki.

Att.


#45

Isso já havido sido feito no passado o problema é que não havia ninguém para administrar. Isso complicou, pois encheu a página de SPAM, etc. Eu acho que se já temos o recurso no projeto principal e já temos pessoas responsáveis pela infra, podemos migrar sem problemas.

Isso parece soar um pouco ruim no começo, mas como estamos em um projeto open-source temos que abrir de algumas coisas. Eu mesmo tinha um certo receio em partir para uma solução neste nível, porém conhecendo os envolvidos pessoalmente, percebi que não teremos problemas. Além disso teremos a vantagem de ter uma visibilidade maior, hoje a nossa localização é uma das maiores se não for a maior, e temos algumas coisas corrigidas na localização ao invés de serem replicadas para o projeto principal. Com a visibilidade maior eu acredito que isso irá facilitar a integração das correções no projeto principal.


#46

Perfeito, vamos lá então.

Quem ficar responsável por migrar o projeto para Mercurial?


  • Quem ficar responsável por migrar a wiki?
  • Pablo e Mario. Já fizemos isso no Oseb, então temos uma base. {EDITADO}Lembrando que a wiki já existe, porém vamos fazê-la ficar como a do Oseb, pois julgo ter um nível de organização e objetividade nos conteúdos melhor que o padrão wiki global. Faremos uma página só para o LBR e documentar tudo refernte ao mesmo lá, e não misturar os conteúdos aos tópicos do projeto global.

Quem migra o fórum?

  • Ricardo, desculpa citar você cara, mas é que vc já fez esse aqui, então fica mais fácil, pode ser?

Documentação:
Quem se responsabiliza por popular a wiki?
Obs.: Já temos diversos documentos, precisamos então passá-los e complementá-los com possiveis atualizações e observações para a wiki. Ex.: Como gerar boletos, como botar a nf-e para funcionar e por ai vai, coisas que já existem, porém precisam ir obrigatóriamente para a wiki.

Quando necessário requisitar algo ao pessoal do AD Global, como deverá ser feito e a quem se reportar?

{EDITADO} Obs.: Vamos definir prazos para tudo isso, pode ser?


#47

Pablo,

se a minha ajuda for aceita, eu posso fazer a parte de popular a wiki.

Abraço.


#48

Eu me proponho a auxiliar em algumas documentações, e todo o código que eu mexer vai estar no meu branch (ou clone no mercurial)… ainda não estou muito acostumado ao código do adempiere, mas estou conseguindo entender bem ele.

Abraços,
Claudemir


#49

Certo, perfeito, precisamos de candidatos e de comprometimento, é isso mesmo…

Então pessoal, o que os outros membros acham?


#50

Eu posso fazer isso, li um bocado a respeito e inclusive já migrei um repositório svn interno meu para mercurial. Só é necessário discutir como o mercurial será usado.

Como já postei antes, na minha opinião o “trunk” pode ser uma tag ou branch (dá até pra dar outro nome, como por exemplo “main” ou “base”), e todo mundo pode commitar com uma certa liberdade (com algumas ressalvas - explicadas no próximo parágrafo), desde que não altere a tag/branch “trunk”. Cada feature pode ser aceita na trunk após alguns critérios a serem definidos (presença no tracker, testes, discussão, votação, etc).

Caso esse método seja acatado, o ideal é migrar apenas a pasta “trunk” para o mercurial. Alterações mais comuns, genéricas e que não sejam muito intrusivas correndo o risco de quebrar funcionalidades, podem ser colocadas direto no repositório oficial do LBR. Para os outros casos, cada desenvolvedor (ou um grupo de desenvolvedores) pode criar um clone individual para recursos mais complicados de se incluir logo no trunk, testes, experiências, etc. Pelo que eu percebi no repositório principal do projeto principal, funciona mais ou menos parecido com isso… tem algumas branches associadas a algumas atividades, inclusive a alguns meses atrás teve tantas que o gráfico nem mostra direito na página de visualização. O equivalente ao que seria o nosso trunk, no projeto principal parece ser marcado pela branch “development”, mas não tenho certeza disso… se alguém tiver informações melhores ou mais corretas, por favor coloque aqui.

Este é um bom método de ter sub-projetos mais complicados executados por sub-equipes que tenham interesses em comum de forma que possam fazer isso abertamente sem ter que pedir nada pra ninguém! Dependendo onde chegarem, este sub-projeto pode ser anexado ao “trunk” ou mesmo ter uma vida “paralela” sem ser um fork ou alguma solução fechada.

Abraços,
Claudemir


#51

Ficou deserta esta thread de repente! ninguém tem mais algo a dizer?

Abraços,
Claudemir


#52

Me desculpa pessoal, mas é isso ai allgood, é isso que o Mario vem tentando dizer a horas. Tudo é bonito na teoria, mas quando necessitamos de um pouco de prática, le-se trabalho, por parte dos membros, o negócio muda de rumo.
Mas vamos esquecer isso, senão gerará mais discussão, que não é o que precisamos agora.

Seguinte, entrei em contato com o Norbert, ele me deu permissão na wiki do Ad Global, vou começar os trabalhos lá. Vou criar uma página chamada Adempiere LBR e colocaremos tudo que nos diz respeito lá, como manuais da NF-e, manuais dos SPEDs, boletos…

Pode ser?
Quais seriam as sugestões para agrupamento e organização de conteúdos lá?


#53

Pablo,

poderia dividir estes documentos, em módulos, que serão usados no ADempiere, como NF-e, Localização Brasil, por exemplo.

Fica mais fácil até para os usuários que irão usar os documentos, saberem aonde se localizam as informações.

Abraço.


#54

Desculpa trazer algo já antigo a tona, mas é que só hoje eu tive tempo para pesquisar.

Imagino que você deve ter falado sobre este caso: adempiere.com/Complex_Distri … Case_Study

Caso sim, o código da adaxa não foi integrado ao adempiere, mas a Adaxa disponibilizou ele: adempiere.svn.sourceforge.net/vi … adempiere/

Na wiki eles informam que estas alterações não são de interesse geral, por isso não integram ao Adempiere.

Desculpa se o colega falou de alguma outra solução, mas eu vejo que esta é a melhor forma de trabalhar… todos juntos, e deixar a concorrência para algo além do código.

EDITADO: realmente não parece ser exatamente a mesma coisa que foi citado, pelo menos não encontrei nada com relação ao CRM, mas a minha opinião continua, e acho que este código não-genérico liberado pela Adaxa é uma boa ilustração para ela.

Abraços,
Claudemir


#55

Criada a página na wiki Global, agora precisamos preenche-lá.

adempiere.com/Localization_Brazil

Next Step:
Fórum no AD Global.

Abraços


#56

O projeto Adempiere já tem um phpbb lá no sf.net, com uma seção para End Users, mas completamente parado.

Se a maioria daqui prefere o fórum em phpbb, podemos pedir para colocarem seções lá para a gente, mas, em nome da integração e visibilidade, acho melhor usarmos mesmo seções no fórum do sf.net. Acho que é uma boa levantar a opinião de todos antes de seguir este rumo.

Abraços,
Claudemir


#57

Sobre os ultimos posts:

1- página na wiki global: bacana, agora é trabalhar para popular. Vou redirecionar o dominio adempierelbr.com.br para lá.

2- Fórum: eu voto em utilizar o próprio fórum do sf.net, no projeto AD Global. Principal motivo: informação centralizada. Em um unico todas as mensagens em pt_BR, en, etc. Tenho os resultados, e posso acompanhar o andamento. com RSS é fácil acompanhar, fazer buscas avançadas no fórum do SF.net. Visibilidade e facilidade de uso para novos usuários, que chegando à um projeto, encontram o outro sem ter que garimpar na internet, e sem dar sensação de serem projetos diferentes.

(minha opinião)
[]s


#58

Realmente não é isso. Se tiver um tempo livre, assista essa apresentação: adempiere.com/videos/ADempie … 011-10.m4v

Não é possível migrar o fórum para o padrão do sf.net (eu não descobri nenhuma maneira). A versão do phpBB que existe no sf hoje é modificada, a autenticação é feita pelo sf.net e não pelo fórum.

Att.


#59

Realmente também procurei, e não encontrei como fazer esta migração. Alguem deve até ter comentado algo a respeito, publicar o phpBB congelado para referencias antigas, tentar formatar um bom FAQ à partir deste fórum antigo na Wiki e os tópicos futuros ficam dentro do SF.NET.


#60

Eu acredito que a migração do conteúdo do fórum é importante mas secundária, quando eu dou meu voto pelo fórum do sf.net é exatamente pela visibilidade que ele terá ao visitante aleatório que já conhece o funcionamento do sf.net. Eu mesmo acredito que muita coisa que discutimos aqui, esta thread é um caso, ficaria muito melhor em uma mailing list do que em um fórum. Pena que o Wave não vingou, acho que ficaria melhor ainda nele! (tomara que a Apache Foundation cuide disso).

A minha sugestão é para que este fórum permaneça existindo, mas congelado e com links em todas as páginas indicando o caminho dos fóruns do sf.net, onde daremos sequência às discussões.

Abraços,
Claudemir


#61

Já que estamos definindo tanta coisa… Fica uma sugestão… Mailing list fica mais fácil de responder… (Não me joguem pedras, são só meus 2 cents… rsrs)


#62

Eu acredito que fórum é bom para solucionar problemas e pedir ajuda, mas, para discutir trabalhos, evoluções e decisões eu prefiro mesmo listas de discussão. O fórum do sf.net ajudaria um pouco nisso por causa do RSS, daí eu leria as coisas no rss reader.

Acredito que devemos ter uma lista, e as discussões sobre o nosso desenvolvimento ficariam muito melhores nela.

Abraços,
Claudemir