Idioma - pt-br


#1

Olá,
Estou na batalha de conseguir instalar o adempiere. Tentei instalar a versão 342s e a 360LTS. Com suas respectivas atualizações. OS=windows XP,banco = postgreSQL
aparentemente tudo ok,
18:56:28.546 Config.test: OK: AppsServer = wdl002/192.168.1.68 [15]
18:56:28.562 Config.test: OK: Deploy Directory = C:\Adempiere\jboss\server\adempiere\deploy [15]
18:56:29.656 Config.test: OK: JNPPort = 1099 [15]
18:56:30.875 Config.test: OK: Web Port = 8080 [15]
18:56:31.968 Config.test: OK: SSL Port = 8443 [15]
18:56:31.984 Config.test: OK: Database Server = localhost/127.0.0.1 [15]
18:56:32.031 Config.test: OK: Database Port = 5432 [15]
18:56:32.125 Config.test: OK: System Connection = jdbc:postgresql://localhost:5432/template1 [15]
18:56:32.203 Config.test: OK: Database User = adempiere [15]

ao tentar logar no sistema, não consigo fazer o idioma ser “pt-br”
na tela de login até fica em portugues, mas dentro do sistema não fica.

ao testar a aplicação, ocorre a seginte mensagem de erro :
“Could not obtain connection to any of these urls: wdl002:1099 and discovery failed with error: javax.naming.CommunicationException: Receive timed out[Root exception is java.net.SocketTimeoutException: Receive timed out]”

anexo uma imagem para facilitar a explicação do que estou falando,

grato
sergio


#2

vc iniciou o servidor de aplicações ?

importante, o servidor de aplicações é necessário apenas lançamentos contábeis… para testes vc pode executar sem testar o servidor de aplicação, apenas o de banco de dados


#3

Olá,
obrigado pela resposta.
Como expliquei na mensagem anterior, se testo na tela de login, aparentemente o servidor de aplicação nao está rodando pois gera o erro… eu comentei do servidor de aplicação “supondo” que ele poderia estar impedindo do sistema aceitar o idioma pt_br…pois é a unica coisa que está gerando erro…mas sou muito “crú” em aplicações java e na verdade nao sei o que poderia estar impedindo do sistema funcionar neste idioma. Nao conheço o sistema e suas configurações…talvez alguma outra configuração esteja falntando ?
Como faço para fazer o servidor de aplicação rodar, uma vez que o log mostra tudo ok, conforme mensagem anterior ? RUN_Server2.bat ?

Eu consigo entrar no sistema, mas nao consigo que o sistema trabalhe em portugues.
Existe algum passo a passo para fazer ele assumir o idioma pt_br ?

grato e no aguardo de alguma ideia,
sergio


#4

vc instalou somente o adempiere ? sem o lbr ?

dai está o problema, no adempiere o pt-br não vem por padrão, vc teria que dai entrar no system, na tela idiomas, marcar o pt-br como idioma do sistema e importar as traduções. (que vc pode baixar em sf.net/projects/adempierelbr)

:exclamation: Para subir o servidor de aplicações vc precisa executar o RUN_Server2 na pasta utils do adempiere

sds, Mario


#5

[
depois de ter postado esta mensagem, procurei no google e achei este wiki maravilhoso que resolveu meus problemas
adempiere.com/index.php/Inst … 28pt_BR%29

estou on-line no sistema e…em portugues brasil…vivaaa…
agora posso testar o sistema…ufa !!!

muito obrigado !!!
]

Olá Mario,
Eu procurei esta resposta e não achei, muito obrigado por me ajudar.
Realmente não instalei pt_BR.

Havia pensado que apenas fazendo a instalação do LBR já assumia o idioma pt_BR.
Você poderia me auxiliar onde está localizada a “tela idiomas” e se existe uma opção para importar as traduções ?

Existe mais alguma configuração “manual” necessária para o sistema assumir todas as regras nacionais ?

mais uma vez, muito obrigado,
sergio


#6

o dmp do adempierelbr já vem a tradução pt-br instalada e já com as adaptações para a realidade brasileira… de uma olhada no sourceforge.net (sf.net/projects/adempierelbr) tem um pequeno txt que ensina como instalar o adempierelbr…

para importar as traduções no adempiere 3.6.0lts, entre no System Administrator

System Admin, General Rules, System Rules, Language, selecione o pt_br, marque como “System Language”, e depois clique no botão Language Maintenance.

Depois no menu mesmo menu no processo Translation Import/Export, selecione o Português, e dai clica em importar, dai vc deverá selecionar a pasta onde estão os xmls da tradução, que vc deve baixar também no sourceforge.net do adempierelbr.

sds, Mario


#7

Olá Mario,
Obrigado pelas explicações…Já estou com o sistema em pt_BR !
Aproveitando sua disponibilidade de ajudar…
Como conhecer o ADempiere ? desde o básico…ao avançado ?
Como conheceer as regra de negocios, controle de acesso e usuarios, configurações de dados iniciais, regras de preenchimento dos dados, criação de relatorios e etc…
Estou tentando baixa o que consigo como informações, mas existe um manual ou tutorial completo que ensina desde o inicio ao fim ? Como utilizar o ADempiere ?
Mais uma vez muito grato pela disponibilidade de ajudar.
Sergio


#8

cara,

eu vejo estas tuas dúvidas como o grande problema do open source.

to estudando o adempiere a tres meses, e ainda falta um bocado para compreende-lo completamente.

tem tudo na internet só que de forma bem “jogada”. a melhor saida seria a contratacao de um profissional/empresa especializado. para os pequenos fica dificil essa contratacao. uma que estou em sc e os precos de consultoria sao baseados em sp. isto é, pelo menos 5x a realidade daqui do sul. outro ponto, é que encontrei poucos prestadores de serviço, e dos poucos só um me deu retorno.

resumo: pra implantar o adempiere (ou qualquer outro erp open source), precisa ter dinheiro e/ou tempo pra investir. no caso dos pequenos acaba se tornando inviavel. e, alias, vejo isso como uma grande brecha/nicho de mercado de TI: Implantadores e prestadores de serviço Open Source.

enquanto isso, sigo aqui estudando o bichinho nas horas vagas…


#9

Olá sapelli,

Encontrei uma empresa que fornece cursos on-line.
Não sei as regras do fórum, por isso, se quiser que lhe envie o link destes cursos me mande uma MP que te envio.
abraços,
sergio


#10

Sérgio,

Achei esse curso online (no brasil), comprei um e não gostei. não que seja inútil, mas o google ensina tudo que tem no “adempiere basico”.


#11

Sapelli,

Eu não consegui ordenar as informações que achei no google, de forma a construir um tutorial para mim e para as pessoas de minha empresa que irei ensinar a utilizar o sistema. Dessa forma estava pensando que com um curso, poderia ordenar os passos e assim mostrar de uma forma melhor o sistema para os usuarios. Isso no futuro, quando eu me sentir seguro com o sistema.
Você conseguiu juntar informações suficientes para que um usuario leigo aprenda o sistema ?
abs,
sergio