iReports e AdempiereLBR 3.4.2s - Como instalar?


#1

Bom dia amigos,
gostaria de uma ajuda para integrar o iReports com o AdempiereLBR,entretranto ao seguir as instruções deste link “http://www.adempiere.com/index.php/ADempiere/Compiere_JasperReports_Integration_HowTo” descobri que as opções do dicionário de apliações não aparecem como deveriam de acordo com o tutorial do link acima.

Alguém pode me dar alguma dica?


#2

uma vez o Ricardo estava me falando que existem relatorios que so da certo ser feito pelo ireport, mas o relatorio feito pelo ireport perde a funcionalidade da zoom do registro.

Mas crie um arquivo do ireport com extensão .jasper e depois é so salvar o ireport no diretorio “%adempiere%\jboss\server\adempiere\deploy” dentro do webapp.war
ou
dentro do workspace "%adempiere342%\jasperreportes\webapp\deploy\webappear"e apontar na janela de relatórios no ademepire.

Isso foi so por cima…tente ver algum tutorial.


#3

Siga esse caminho que o Edilson falou.

Baixe essa pasta WebApp daqui:
adempiere.svn.sourceforge.net/vi … pp/deploy/

Na sua instalação do Adempiere execute o RUN_Server2, depois coloque a pasta baixada em /jboss/server/adempiere/deploy/

Os relatórios coloque em /jboss/server/adempiere/deploy/WebApp.ear/webApp.war/

No Adempiere utilize o endereço do seu relatório (Relatório e Processo) como :/webApp/<NOME DO RELATÓRIO>

Um Abraço,
Ricardo


#4

O que seria essa zoom do registro?


#5

Uma dúvida de iniciante.
Quais as vantagens do ireport com relação aos relatórios do adempiere?


#6

quando vc clica em cima do registro com direito do mouse…
Como fosse um atalho para ir ao registro!


#7

O iReport tem design visual, o que facilita o desenvolvimento do relatório, além de ser uma ferramenta bem poderosa, com recursos que você não vai conseguir fazer no adempiere.
O Adempiere por outro lado tem um recurso interessante onde você pode incluir ou excluir colunas dinamicamente no relatório. O controle de permissão de acesso do Adempiere é por campo, então se você negar acesso ha um campo de uma janela que o usuário tem acesso, este campo ficará oculto no relatório, enquanto os outros campos que ele tem acesso continuarão funcionando.

Os campos do relatório que apontam para um outro registro no sistema (ex. parceiro, produto) viram links, então se você der um duplo-clique o sistema te leva direto para a janela de cadastro.


#8

Boa Tarde,
para trabalhar com iReport, use de preferência o iReport Classic 3.0(foi o que funcionou bem aqui para mim) até gráficos eu gerei com ele.

Faz o relatório com ele, e compila, pega o arquivo ‘.jasper’ que ele gera e entra no Adempiere como System, depois vai em ‘Dicionario da Aplicação/Relatorio e Processo’, cria um novo registro, configura os campos principais como nome, nivel de acesso, seleciona o checkbox Relatório, vai no campo ‘Jasper Report’ e coloca lá ‘attachment:seuRelatorio.jasper’(somente o nome, não o caminho dele) e depois anexe o .jasper ao registro que você criou, então crie um item do menu para ele, faz logout, entra novamente no sistema, clique no item do menu que você criou, e pronto.

Não funcionou na webUI, somente na webStart(desktop), ainda preciso descobrir o porque, se alguém souber, ajude-nos.

Espero ter ajudado.

Att.
Pablo


#9

Alguém me disponibilizaria um modelo de relatório feito no iReports para o Adempiere? Um modelo de cotação simples?
Estou um pouco perdido em relação a montar o relatório pois não sei muita coisa de comandos SQL. Tendo como base um modelo pronto talvez eu consiga aprender melhor.


#10

Segue em anexo, um exemplo, tem um jasper e um jrxml.

Abraço