Acesso Via porta 80 de outra maquina da rede


#1

Olá,
Estamos realizando testes com o Adempiere, e estamos enfrentando alguns problemas com acesso em maquinas clientes, realizamos a configuração do banco postgresql 8.3 perfeitamente, sistema está rodando normal no servidor e via rede pelos clientes, mas não conseguimos fazer os terminais clientes abrirem o mesmo pelo browser por exemplo …http://servidor:8080, o que pode estar acontecendo?

Obrigado por enquanto.
Lima Fricke


#2

Olá Lima.

Verifique se o campo Application Server do setup está configurado com o endereço da máquina que você está configurando. Lembre se que tanto neste campo, quanto no Database Server, você deve sempre especificar o nome da máquina, e não o ip ou localhost.
Se estiver configurado de forma correta aí, verifique no arquivo hosts da sua máquina se o ip para o qual o nome da máquina aponta é o mesmo ip da máquina (aquele que vc usa para acessar).
Por exemplo, se no seu hosts constar…
127.0.0.1 sparky
Na hora que o servidor de aplicação levantar, ele fará o binding da aplicação ao ip 127.0.0.1… Desta forma, quando uma máquina tenta acessar a máquina sparky, por mais que tenha o endereço de ip correto, o servidor apenas mostratá a página para quem acessar através deste endereço.
O correto é que o ip aponte para o ip real da máquina
192.168.1.10 sparky
Desta forma funcionará corretamente.
Peço também que mande maiores informações do seu ambiente para que possamos ser de mais ajuda. Tais quais, versão da JVM, sistema operacional, banco de dados, etc…
No windows se não estiver enganado o caminho para o arquivo é Windows/System32/Drivers/Etc/hosts, já no linux /etc/hosts.

Att,


#3

Olá Fernando, primeiramente obrigado por responder as nossas duvidas, e que são muitas nesse começo de projeto.

Seguinte
Os testes no Application Server com o nome e endereço da maquina está ok, não conseguimos realizar o acesso por browser nos clientes.
Temos hoje aqui instalados um servidor com Linux Centos 5.3, Adempiere 3.4.0 LBR, versao do java jdk 1.6.0_17, e banco postgresql 8.3.8 e máquinas clientes rodando em windows xp,
Nosso linux esta sem firewall ativo , e somente ele consegue acessar o Adempiere pelo browser digitando o servidor:8080.

Vamos verificar esse detalhe do arquivos hosts dos clientes e ai posto o resultado.

Obrigado


#4

Olá Fernando

Revisamos as configurações do nosso servidor e verificamos o detalhe dos arquivos hosts dos clientes e funcionou bem pelo browser na porta criada, obrigado pela dica.
Agora pensando mais um pouco, como poderiamos fazer que um cliente de fora da loja, por exemplo um notebook em outra rede de internet possa acessar o nosso
servidor?

Abraço

Lima Fricke


#5

Desculpe me por ressucitar o tópico, mas alguém poderia me responder a dúvida acima? Computadores com outra rede de internet como faria para se conectar a um servidor do adempiere? quais configurações devo fazer e o que devo acrescentar no arquivo de hosts?


#6

Olá Cláudio,

Podes fazer de duas maneiras, uma é utilizar a versão web do Adempiere, ou seja, apenas realizando um redirecionamento da porta 8080 em seu firewall de internet para o ip do servidor do AD, assim ao invés de acessar pelo ip local, vc acessa pelo ip da internet, em qualquer lugar que tenha conexão, claro, que o bom seria ter um ip real fixo para isso mas caso não o tenha podes fazer seguindo outra linha.

Uma dica, como a versão web que usamos (342s) ainda não contempla muitas funcionalidades (estamos migrando), fazem 2 anos que utilizo uma esquema parecido com terminal services do Windows, onde pode-se conectar em um servidor rodando o NxServer, e nessa conexão você só trafega os dados do envio da imagem, com isso você pode utilizat o modo gráfico desktop do ADempiere, dependendo do link que tenha, fica muito bom.

Abraço

Lucas de Lima
lucaslr6@gmail.com


#7

Mas o problema, a dúvida é o que colocar nas informações solicitados quando eu rodo o RUN_SETUP.bat e como eu faço essas alterações no firewall.


#8

Cláudio,

Quando você roda RUN_Setup, faz as configurações normais para o teu ambiente local (rede interna).
Então, supondo que sua aplicação já esteja rodando direitinho, ai sim você redireciona as portas em seu gateway de internet seja ele modem adsl, cable, etc…
Isso se faz na configuração interna dele.
Para podermos lhe ajudar precisamos saber qual é o seu ambiente, se já está funcionando o Adempiere em rede local…e etc, qual seu tipo de conexão a internet…

Abraço

Lucas de Lima

lucaslr6@gmail.com