Windows 2003 Server e PostgreSQL 8.3.6


#1

Pessoal,

Hoje fiz uma instalação do one-click installer do PostgreSQL 8.3.6 disponibilizado pela EnterpriseDB em um servidor executando Windows 2003 Server.

Como “apanhei” um pouco, resolvi colocar um post aqui para eventualmente ajudar alguém e/ou conseguir maiores informações sobre os problemas que encontrei.

… e é claro, principalmente para que eu possa me lembrar depois do que eu fiz :slight_smile:

Em resumo, o processo de instalação apresenta alguns problemas de permissão de usuário.

O que eu fiz para conseguir instalar o sistema foi:

  • Durante a instalação normal, utilizando um usuário do grupo de administradores, o sistema não conseguiu inicializar a instância do banco de dados, através do log de erros pude identificar que foi por um problema de permissão.

Removi o PostgreSQL através da opção remover do painel de controle mantendo o diretório de instalação criado, com isso atualizei o “owner” deste diretório para o mesmo usuário que estava executando o processo de instalação.

  • Novamente executei a instalação, que desta vez foi bem sucedida, no entanto, no momento de executar o serviço do banco de dados, o sistema não iniciava, mais uma vez por problema de permissão, desta vez, por que o usuário “postgres” estava tentando acessar os arquivos e não tinha permissão.

  • Apenas alterei o “owner” do diretório do PostgreSQL para o usuário postgres e tudo funcionou.

Não fiz nenhuma análise mais detalhada do que pode ter acontecido, ou se fiz algum procedimento errado pois estava com o tempo contado, e … não conheço muito bem Windows Server :slight_smile:

De qualquer forma, fica aqui a dica e o post disponível para maiores comentários.

Um abraço,
Eduardo.


#2

Pessoal,

Apenas como mais uma dica, recentemente fiz a instalação do Adempiere em uma máquina rodando Windows Vista, e ao invés de utilizar o 1-Click Intaller do PostgreSQL, utilizei o Windows Installer.

A instalação foi bem sucedida, sem qualquer problema.

Um abraço,
Eduardo.