Classe javax.jnlp não encontrada


#1

Boa tarde pessoal, esse é o meu primeiro tópico no fórum.
A priori, parabéns a todos os participantes do projeto pela iniciativa.

Instalei o Adempiere LBR em um servidor linux, e tudo correu bem. Iniciei o cliente do Adempiere no servidor e conectou normal. Porém não consigo iniciar o cliente de uma outra máquina a não ser o servidor. Fiz as configurações necessárias para o cliente funcionar, configurei as variáveis de ambiente JAVA_HOME e ADEMPIERE_HOME. No computador que tentei executar o cliente eu simplesmente descompactei o arquivo zip que baixei no site do projeto do Adempiere LBR(no sourceforge) e configurei as variáveis acima.
O erro que retorna é o seguinte:

/opt/Adempiere$ ./RUN_Adempiere.sh
Adempiere Client /opt/Adempiere
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: javax/jnlp/UnavailableServiceException
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: javax.jnlp.UnavailableServiceException
        at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
        at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
        at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
        at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:276)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
        at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)

O mesmo erro acontece no linux, no windows, com java 1.5 ou java 6
Como sou totalmente novo em java, pedi ajuda a um programador que trabalha aqui na empresa, e ele disse pra eu pegar essa classe e colocar na pasta de bibliotecas do java. Porém eu pesquisei em vários lugares na net e no site oficial do adempiere e não achei nada a respeito. Então eu fiz um teste: copiei a pasta adempiere do servidor para a minha máquina e iniciei o cliente da minha máquina, e não é que carregou!!!
Bem, acho que isso ajuda a descobrir o problema.
Como sou iniciante em java peço a ajuda de vocês.
Será que tem alguma classe que tem que ser compilada para ser carregada?
Lembro que no processo de instalação do servidor vi algumas compilações acontecendo.
desculpa se falei besteira :stuck_out_tongue: sou totalmente newbie em java.


#2

israel, este não é procedimento correto.

o certo é vc acessar via browser o endereço do seu servidor servidor:porta.

Feito isso irá aparecer a tela do servidor do adempiere, com duas opções, vc pode baixar o zip e instalar localmente na máquina client ou utilizar o webstart, que irá usar o jnlp (acho que a melhor opção).

sds, Mario


#3

Muito obrigado mgrigioni.

Eu não havia conseguido iniciar o servidor web e não me preocupei com isso pois a princípio não usaria essa interface.
Quando li as instruções de instalação do cliente eu entendi que era pra baixar o Adempiere.zip do site do projeto, e não de dentro da aplicação pela interface web. Resolvi o problema do servidor web e baixei o zip do próprio servidor e funcionou.

Mais uma vez obrigado pela atenção.