Combinação de Contas


#1

Pessoal, estou em dúvida de como é a melhor forma de parametrizar o plano de contas na empresa.

O Contabilidade daqui usa um plano de contas no seguinte formato:

197 1.1.2.04.001 Adiantamento de Ferias
198 1.1.2.04.001 Adiantamento de Impostos
199 1.1.2.04.001 Adiantamento da Empresa X
200 1.1.2.04.001 Adiantamento da Empresa Y

A primeira coluna seria um código reduzido para o elemento de contas, e é por ele que eles trabalham.

Primeiramente pensei em cadastrar, somente o valor de elemento 1.1.2.04.001 / Adiantamentos.
e em “Combinação de Contas” colocar 197,198,199,200, como pseudônimos, e vincular os parceiros de negócio X e Y nas respectivas combinações, porém, não sei como faria combinação para Férias e Impostos.

Então pensei em parametrizar de outra maneira, no Cadastro do Valor do Elemento, usar o reduzido como chave do valor do elemento(197), na Descrição colocar o (1.1.2.04.001), fazendo o cadastro completo no plano de contas, porém não sei como lidaria com a combinação de contas uma vez que o Adempiere exige isso de certa forma.

Qual maneira seria a mais adequada ?
Obrigado


#2

O vinculo hierárquico não é feito pelo código ou nome da conta, portanto tanto faz a forma que você cadastra.


#3

Sim, quanto a isso tudo bem, porém fiquei na dúvida da melhor maneira.

Como vocês tem usado a funcionalidade combinação de contas ? As vezes eu tenho a impressão que a telinha deixa mais burocrática a associação dos itens com cada conta, porém acredito que estou errado por não saber usa-lá corretamente.