IPI


#1

Pessoal,

Estou com dificuldades para o cálculo do IPI na fatura de entrada.

No valor do produto estão inclusos os impostos: ICMS, Cofins e PIS.

O IPI não entra no valor do produto, porém faz parte do total da fatura.

Por exemplo o valor do produto é R$100,00.

E o valor total da fatura é R$105,00. (100 + 5% de IPI).

Porém o IPI não é contabilizado a parte, deixando o valor total da Fatura em R$100,00 e não R$105,00.

Vale lembrar que a base de cálculo está em 100 em todos os impostos.

Qual configuração deve estar faltando para fazer o cálculo corretamente ?

Obrigado


#2

Qual versão Adempiere e do LBR você está usando?


#3

Bom dia,

Estou usando o Adempiere na versão 3.70 e o AdempiereLBR Rev 800.


#4

Essa versão esta bem defasada, atualize seu ambiente para a última versão do LBR


#5

Certo,

Devo seguir o ramo Kenos certo ?

Se sim, farei a atualização até a Rev 1054, e verificarei se calcula corretamente.

Obrigado.


#6

Você pode usar a branch development que foi atualizada neste final de semana.


#7

Obrigado ralexsander.

Agora só preciso analisar as diferenças, e modificar a revisão para ser compatível com a 3.70. Uma vez que estou usando o Adempiere 3.70 como base, e a útlima revisão compatível com a 3.70 foi a 800.


#8

Entendi. O motivo pelo qual não avançamos para a 370 é que a versão é um forking point para Adempiere 370 e Adempiere + OSGi (iDempiere). Como as eleições para o Conselho da Comunidade ocorrerá agora em Setembro, achamos prudente aguardar os resultados para verificar o que a maioria da comunidade vai decidir sobre manter o Adempiere sem OSGi ou integrar.


#9

Boa dica, vou aguardar até setembro então para fazer o update.

Obrigado!


#10

clsource, como você resolveu seu problema com o IPI. Estou estudando as várias formas de acrescentar o IPI no meu pedido de compra, mas não estou conseguindo êxito, somente há o cálculo quando eu acrescento na janela de alíquota de imposto, mas o valor não é acrescentado no valor da nota. somente destacado.
alguma idéia?


#11

Eu não emito nota fiscal de entrada, é somente para o meu cliente gerar a proposta de compra, conforme com a nota fiscal de saída deles, para envio de relatório. E na nota fiscal de saída somente informo o icms, que é destacado e não acrescentando no valor total da nota, conforme as leis tributárias.


#12

Oi Paulo,

Ainda não resolvi o problema do IPI de forma adequada uma vez que estou esperando a decisão da comunidade a qual fork serguir.

Quanto ao IPI no pedido de compras faço o seguinte, no cadastro do produto, vinculo o produto à um NCM, feito isso, no NCM informo qual a alíquota de IPI refere-se à aquele NCM.
Quando faço a ordem de compra, ao lançar o produto, o IPI é lançado automaticamente, porém tenho que deixar a base de cálculo zerada para funcionar.

Para emitir o relatório de ordem de compra para envio no cliente, fiz um personalizado no IReport, aí os valores saem conforme programado.

A respeito da nota fiscal de entrada, a cada compra, eu lanço a nota fiscal de entrada na tela de Fatura(Fornecedor), para gerar o título no contas a pagar e demais contabilizações, porém preciso resolver de forma precisa o IPI.