Oseb / Subst. tributária


#1

Prezados, alguém possui uma cópia do guia de ST feito pelo Mário Grigioni e que estava disponível no link abaixo?
oseb.org/wiki/index.php?title=Su … t%C3%A1ria

Obrigado


#2

Pessoal, se alguém tiver algum material ou orientação sobre cálculo de ICMS-ST no lbr, nas vendas, agradeço. Calculo hoje os outros impostos normalmente. É necessário inserir 2 novas fórmulas (st mesmo estado e estados diferentes)? Alguém as possui? Creio que bastaria criar uma nova alíquota filho e usar o configurador de impostos. É isso mesmo?
Obrigado

Alan


#3

Qual é a versão do LBR que vc está usando?


#4

Ricardo uso o 360lts + lbr 360 trunk
Mencionei o oseb porque tenho conhecimento de um material (que não consigo localizar na net) e os procedimentos eram quase os mesmos do lbr.


#5

OK, toda a parte de cálculo de impostos foi remodelada, justamente porque estava muito complicado para novos usuários conseguirem configurar.

Se você tem urgência na solução, use a branch da kenos que está no mercurial do projeto adempiere: adempiere.hg.sourceforge.net:800 … ization_br

Se puder esperar, a versão TAG será lançada nos final deste mês.

Nesta revisão para você calcular o ST, faça o seguinte:

Crie um novo pedido e selecione o tipo de documento = Consumidor Final, na linha coloque o produto, quantidade e preço e clique no botão “imposto brasileiro”. Adicione os impostos de acordo com o seu cenário, ex:

PIS: 0,65
COFINS: 7,6
ICMSPROD: 18
ICMSST: 18
IPI: 5
IVA: 34,73

Salve a linha e olhe na aba Imposto do Pedido e confira os cálculos de impostos. Todas as formulas e configurações para ST já vem previamente configuradas. Caso você tenha alguma situação que não seja atendida por esta situação você pode abrir um chamado em: adempiere.atlassian.net/browse/LBR

Nós temos a intenção de manter esta funcionalidade em ordem para todas as exceções que encontrarmos e disponibilizar para a comunidade, desde que a solução tenha um amparo legal.

Att.


#6

Olá Ricardo, eu (e amigos) estamos ansioso pela nova versão. Esperamos um configuração mais simplificada dos impostos brasileiros.
Mas atualmente preciso para configuração do icms-st numa instalação já em produção.

Como eu disse, inclui uma aliquota de imposto filho, e criei um imposto(brasil). Mas fiquei parado na fórmula porque não tenho idéia de como colocar aliquota interna nela. Enfim, talvez já existe uma forma mais prática do que alterar o fonte inserindo fórmulas hardcoded. Você já utilizou a st nesta versão do lbr?

Alan


#7

Você pode olhar no GardenWorld como funciona, deve ter algum exemplo de ST na versão antiga.

Uma alternativa é olhar na versão nova e copiar a fórmula, a única diferença é que na versão antiga não existe fórmula recursiva, e você precisa multiplicar pelo @AMT@.


#8

Oi Ricardo. Realmente não existe nada no GardenWorld. Bom, resolvi partir para o source e aqui seguem algumas orientações para quem está na mesma situação que eu (não utilizará de imediato a nova versão do lbr que sairá em breve):

  • o source calcula o st, então não há necessidade de fórmula específica
  • criei uma alíquota de imposto filho ICMS-ST
  • criei um imposto(Brasil), tipo de imposto: st, imposto substituido: ICMSPROD. Criei um registro de fórmula para revenda e copiei as fórmula do ICMSPROD
  • Alterei a classe MLBRNCM, método hasncm(), pois não estava pegando corretamente o id da org
  • Alterei a classe CalloutTax, caso tenha sido defindo um lbr_tax_id no cfopline, sobrepõe às exceções. Isso será útil ao emitir nf em que cfop não há icms nem st (ex: 5902-retorno de mercadoria utilizada na industrialização)
  • Alguns ajustes na GenerateNFe para setar os campos de st

Lembrando: necessário completar o pedido antes de verificar os impostos calculados

Fiz vários teste em todas as situações que utilizo aqui na empresa, e funcionou adequadamente. Como as alterações são específicas para meu ramo (importação, industrialização e distribuição de alimentos) não postarei as alterações. Mas se alguém precisar, peça.

Alan