Plano de contas


#1

Pessoal estava dando uma olhada no plano de contas que vem com o LBR.
Ele está muito desatualizado. A bem pouco tempo o Brasil passou por uma reforma que alinhou nossa contabilidade, ou boa parte dela, com as normas do IFRS (normas internacionais de contabilidade) e alterou muitas coisas, inclusive o plano de contas.
Nota-se q no plano de contas do AccountingBR.xls estão muito desatualizadas e as do AccountingBR-SPED.xls inconsistentes.
A lei em questão é a 11.638/07.
Tem umas explicações aqui: www.portaldecontabilidade.com.br/guia/e … alanco.htm
Gostaria de saber se alguém já fez essas atualizações no balanço. Se não eu mesmo posso faze-las e disponibiliza-las aqui. Porém precisamos ver a forma de contabilização das mesmas. Se vaio influir na classes do Java e as regras de negócio.
Um exemplo clássico é a divisão do ATIVO em apenas 2 grandes grupos: Ativo circulante e ativo não circulante.
Para que as empresas, principalmente as optantes do Lucro Real, estejam alinhas com o fisco e com as normas internacionais é de grande importância a padronização dessas contas.


#2

Olá Pedro,

Este plano em questão foi adaptado para o Adempiere em torno de 2005. Acredito que quem usou esse plano de contas acabou ajustando diretamente no Adempiere as novas contas e não devolveu a informação para a planilha. O único cuidado que você precisa ter ao modificá-lo é que algumas contas são obrigatórias para o funcionamento do Adempiere. Dê uma olhada na coluna [Default Account] as contas que tem algum valor preenchido nesta coluna precisam existir no Adempiere, as outras podem ser apagadas se for necessário.

Att.


#3

Olá Pedro,

Gostaria de me juntar a você nesta atualização do plano de contas, pois estou vendo
alguns problemas em contas para a utilização da fabricação e geração do SPED.
Estou próximo de concluir o livro sobre o ADempiere 360, mas ainda tem muita coisa
faltando sobre a localização Brasil, e esta é uma delas. Além disso estou no aguardo
de informações sobre alguns tópicos que estão incompletos, tais como detalhes de
configuração dos impostos brasileiros e geração do SPED.

Estou fazendo a revisão em alguns capítulos e concluindo o que trata da importação
de dados.

Como o módulo dos impostos e docs fiscais estão mudando, estou no compasso de
espera destes para concluir, pois não vou terminar o livro com atualizações em curso,
pois as possíveis universidades que contactei como patrocinadoras institucionais,
sugerem um livro atualizado, e eu estou de pleno acordo. Se possível quero mostrar
como era, e como ficará, pois serve para quem está com versão anteriores.

Entre em contato comigo sbm2yk at gmail para traçar um plano de trabalho.

Att,

Silvino


#4

Olá

Desculpas pela domora para responder. Eu realmente ando atarefado.
Quanto ao plano de contas a COSIF disponibiliza um referencial para o Brasil. Pode ser encontrada aqui:
cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=padron5
já adaptado para o Sped (que é o menor dos problemas) e para o ECD - Escrituração Contábil Digital (esse sim vai complicar a vida de todo mundo).
A partir de junho deste ano o Sped Pis/Cofins vai ser obrigatório para empresas do Lucro Presumido, já o é em empresas do Lucro Real e logo mais se estenderá para o Simples Nacional (creio eu).
A multa por não fornecer tais dados para o fisco é de 5 mil reais mês em atraso.
Por isso, é necessário atualziar este plano contábil o quanto antes.


#5

Caso necessário meu e-mail é pedrolucasoliva no gmail.

Obrigado.


#6

Olá a todos,

Tenho a mesma dúvida, atualmente já existe um plano de contas atualizado?

att,