Instalação Passo a Passo em Linux


#1

Bom dia pessoal. Até o momento não consegui instalar o Adempiere em linux. Sei que existe documentação, porém a maioria em inglês e um pouco em português. Para quem quer instalar o ERP, precisa ter um certo conhecimento, pois do contrário vai desistir. Estou com esse problema, onde até o momento achei vários e vários tutoriais sobre instalação em windows e linux, porém nenhum funcionou pra mim. Sempre aparece algum erro e não tem uma solução fácil para resolver, pois falta documentação. Por exemplo, o pessoal coloca os link para baixar os programa necessários, mas assim que tem uma atualização, o processo de instalação as vezes muda, e os links antigos já não funcionam. Gostaria da ajuda do pessoal para criar um passo a passo sobre como instalar o sistema em linux Ubuntu, desde o download da ultima versao estavel até a configuracao final do sistema no padrão brasileiro (emissao de NFe, usar o sistema em rede tanto windows como linux, customizar para o Brasil, etc). Se vocês me ajudarem, vou criar um tutorial que com certeza irá funcionar se for seguido a risca, assim mais pessoas vão usar o sistema, porque como disse, o maior problema é ficar procurando como instalar e configurar, sendo que voce acha varios jeitos de instalar mas sempre da algum erro.

Obrigado


#2

Boa noite Braulio,

qual a sua exata dificuldade em fazer a instalação no Linux ?
poste aqui suas dúvidas, assim o pessoal daqui poderá ti ajudar melhor.

Até mais
André Ricardo


#3

Bom dia Andre…Na verdade ja tentei 3 ou 4 tutoriais diferentes. Um deu problema no banco postgres (mudei a senha e na hora de conectar nao aceitava), outro no java (nao criava a maquina virtual), outro no proprio adempiere (nao iniciava). Na verdade queria que alguem indicasse algum tutorial que funcione em Ubuntu (o meu é versao 64bits, mas se for necessario troco por 32 bits).

Obrigado
Braulio


#4

Boa noite Braulio,

tenta seguir esse how to do link a seguir:

adempiere.com/Installing_ADe … untu_11.04

qualquer dúvida poste aqui.

Até mais
André Ricardo


#5

Andre segui o tutorial igualzinho e refiz 2 vezes, mas ele da erro no final, ao executar o programa.
De acordo com o tutorial

sudo ./RUN_silentsetup.sh

Ele apresenta o seguinte erro.

can’t open ./myenvironment.sh


#6

Braulio,

substitua o seu RUN_silentsetup.sh pelo que está abaixo e não terá o erro que você relatou.

#!/bin/sh

echo Install ADempiere Server

if [ $JAVA_HOME ]; then
JAVA=$JAVA_HOME/bin/java
KEYTOOL=$JAVA_HOME/bin/keytool
else
JAVA=java
KEYTOOL=keytool
echo JAVA_HOME is not set.
echo You may not be able to start the Setup
echo Set JAVA_HOME to the directory of your local JDK.
fi

echo ===================================
echo Starting Setup …
echo ===================================
CP=lib/CInstall.jar:lib/Adempiere.jar:lib/CCTools.jar:lib/oracle.jar:lib/jboss.jar:lib/postgresql.jar:lib/mysql-connector-java-5.1.13-bin.jar:

Trace Level Parameter, e.g. ARGS=ALL

ARGS=CONFIG

$JAVA -classpath $CP -DADEMPIERE_HOME=$ADEMPIERE_HOME org.compiere.install.SilentSetup $ARGS

echo ===================================
echo Make .sh executable & set Env
echo ===================================
chmod -R a+x .sh
find . -name '
.sh’ -exec chmod a+x ‘{}’ ;

Sign database build

cd utils
. ./RUN_SignDatabaseBuild.sh

. ./RUN_UnixEnv.sh

echo .
echo For problems, check log file in base directory


#7

Andre o meu está exatamente igual, nem mexi…Tem outro dica?


#8

Andre, resolvi o problema. Segue solução.

Para instalar Adempiere 3.7.0 + Postgres 9.1 + Java no Ubuntu 11.10 x64 (não sei se serve em outras versões) siga esse tutorial.

adempiere.com/Installing_ADe … untu_11.04

Mas mude os seguintes parametros
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/default-java
POR
export JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-1.6.0-openjdk

nano AdempiereEnv.properties
Ao editar o arquivo preencher assim:
ADEMPIERE_HOME=/opt/Adempiere
JAVA_HOME=/usr/lib/jvm/java-1.6.0-openjdk
ADEMPIERE_DB_SERVER=IP DA SUA MAQUINA
ADEMPIERE_WEB_PORT=8080
ADEMPIERE_SSL_PORT=8443

No tutorial do link, o erro que estava acontecendo comigo era somente mudar o local do java de default-java para java-1.6.0-openjdk.


#9

Andre, o ERP foi iniciado via linha de comando, mas nao consigo acessar pela web. Ele nao acha, digito meu IP:PORTA e nao abre.
Ha como abrir localmente e nao via web?


#10

Ok, consegui executar, eu digitei o nome do computador no local do IP, por isso não funcionou.
Agora rodou, porem nas maquinas clientes não consigo conectar. Ele abre a tela pedindo pra confirmar ip, porta do banco de dados e do admin, porém quando confirmo ele aparece servidor nao conectado. Alguem sabe o que fazer? Devo liberar as portas no firewall?


#11

Bom dia Braulio,

verifique a configuração do PostgreSQL, tem 2 arquivos que você deve checar:

primeiro o postgresql.conf procure pelas linhas abaixo

- Connection Settings -

listen_addresses = ‘localhost’ # what IP address(es) to listen on;
# comma-separated list of addresses;
# defaults to ‘localhost’, ‘*’ = all
# (change requires restart)
port = 5432 # (change requires restart)

modifique elas pra aceitar conexões de sua rede.
logo após cheque o pg_hba.conf e altere as seguintes linhas no próprio arquivo tem a documentação
de como você pode alterar.

“local” is for Unix domain socket connections only

local all all trust

IPv4 local connections:

host all all 127.0.0.1/32 trust

IPv6 local connections:

host all all ::1/128 md5

Até mais
André Ricardo


#12

Esta certo, do jeito que voce disse. eu ja tinha feito isso no tutorial.
Consegui conectar o banco (teste), mas o servidor de aplicacao nao

coloco o ip + porta que seleiconei…ele nao aceita.
aparece mensagem “servidor nao ativo”


#13

Acredito que você terá que subir o serviço do Adempiere, veja no texto abaixo que foi escrito pelo usuário golombieski e extraido do link:

[url]Guia para Instalação no LInux]

Automatizando o Sistema
Bom esta parte ensina como fazer o programa adempiere servidor rodar como um serviço do sistema, ou seja, tu podes iniciá-lo com sudo /sbin/service adempiere.sh, deixando-o muito mais prático de controlar, inclusive colocando-o no Menu do system-config-service.
Vai até a pasta …utils/unix
cd /opt/Adempiere/utils/unix
Edita o arquivo adempiere-redhat.sh muda os diretórios escritos lá para o /opt/Adempiere e o diretório que pede o bash.profile, edita para o teu, mais abaixo onde está colocado @ADEMPIERE_HOME troca por /opt/Adempiere, pois te lembra que estará iniciando um serviço no boot do sistema e isto pode acontecer antes do /etc/profile ser lido, então o sistema não saberá onde é o ADEMPIERE_HOME, se quiser edita também os textos do echo, pois ao acessar o servidor muitos usuários leigos do sistema nã entenderão as mensagens que podem vir à aparecer.
Após isto vamos colocá-lo disponível como serviço ao SO
sudo cp /opt/Adempiere/util/unix/adempiere_redhat.sh /etc/rc.d/init.d/adempiere_redhat.sh
cd /etc/rc.d/init.d/
sudo /sbin/chkconfig –-add adempiere_redhat.sh
Após isto ele já deve aparecer para o sistema como serviço, assim poderás comandá-lo pelos seguintes meios:
sudo /sbin/service/adempiere_redhat.sh [status,start,stop,restart]
sudo system-config-service ( aparece no menu sistema do gnome )
sudo ntsysv ( menu em modo texto de configuração dos serviços, só aparece nos red hat antigos )


#14

Braulio,

não se preocupe se quando você testa o servidor de aplicação e indica que não está ativo.

Pode prosseguir normalmente.

Abraço.


#15

Optei por rodar o sistema direto pela web. Ao acessar com usuario e senha aparece tudo em ingles. Tem como mudar?


#16

Percebi que a versão que instalei não está adaptada para o padrão brasileiro. Alguém sabe dizer como faço para traduzir, emitir nota fiscal, boletos e tudo mais que tiver disponível no Adempiere?


#17

A versão web realmente é inglês.

Já a versão cliente, rodando o arquivo adempiere.jnlp, está sim está com versão em português.

procure no forum a suas dúvidas, e oque você não achar poste no forum.

Como são muitas informações que você deseja, aconselho a estudar as dicas dos membros do forum para as suas dúvidas.

abraço.


#18

Tanto a versão WEB quanto a versão SWING podem ser usadas em português do Brasil.

Link: goo.gl/eLU6s


#19

Pessoal agradeço a ajuda de todos, mas como comentei no primeiro topico é complicado instalar esse ERP. Fiquei de fazer um tutorial passo a passo de como instalar, traduzir, e ativar todas as funcionalidades disponiveis no brasil, mas tem muita informação espalhada, esse é o problema.
O pessoa deveria se organizar e montar um tópico como o que estou tentando fazer, passo a passo, assim conseguiríamos atingir mais pessoas interessadas em usa-lo, pois a maioria não sabe e não tem conhecimentos para ficar pesquisando e batendo a cabeça para fazer tudo funcionar. Se tem um passo a passo, é só segui-lo.

Vou tentar traduzi-lo, pois uso a versao WEB. Obrigado a todos