Biblioteca de boletos (era: Boletos e versão do jBoleto)


#1

Boa tarde,

estava tentando gerar boletos do Banco do Brasil e notei que os boletos não respeitavam o padrão com o Nosso número composto pelo convênio mais 10 digitos livres… ao ir atrás do jBoleto percebi que a versão presente no adempiere não fecha com a que tá em jboleto.com.br , inclusive os códigos dos bancos são diferentes.

existe alguma intenção em trazer o jboleto para a versão mais recente?

em um aparte, notei que o domínio jboleto.org foi abandonado e também que o próprio jboleto não está perfeito para outros bancos, como o Santander, pelo menos não fecha com o layout que eu tenho aqui.

Abraços
Claudemir


#2

Pessoal,

depois de mexer um bocado com os boletos, resolvi dar uma chance à biblioteca jRimum e consegui fazer sair o boleto do Banco do Brasil utilizando esta biblioteca… juntamente com a PDF-Renderer para a impressão do PDF gerado.

deu um trabalho e acabou ficando uma pequena parte hard coded no código, bem específica ao meu problema atual, gostaria de saber o interesse dos colegas em substituir a lib jboleto, que foi descontinuada por esta alternativa. Tendo interesse, disponibilizarei o meu código imediatamente para download, análise, comentários e sugestões dos camaradas!

Abraços,
Claudemir


#3

Olá Claudemir,

Seria interessante dar uma olhada no seu trabalho, algumas características que eu gostaria de evoluir na emissão de boletos:

  • opção de gerar um boleto, independente de ter fatura
  • uma conta bancária pode ter 1 ou N boletos associado (atualmente só permite 1)
  • opção para marcar a fatura como paga ao emitir o boleto (mesmo o boleto não estando pago, seguindo o aspecto legal)
  • facilidade na configuração
  • criar janelas (ao invés de processos) para processar o EDI bancário

Se quiser me passa seu usuário do SF.net que eu crio uma branch para a sua contribuição.

Att.


#4

A mudança que eu fiz é simplesmente a troca da lib de emissão do boleto e da impressão… o resto ficou tudo igual… inclusive a minha edição não está limpa, já que ainda não entendi direito o melhor jeito de acertar a numeração dos boletos. Tem uma parte hardcoded na numeração do boleto, específica para o BB.

meu nick no sf.net é allgood

Obrigado,
Claudemir


#5

Obrigado pelo acesso, já incluí 3 alterações minhas no meu branch, usei um release para cada uma, na seguinte ordem:

  1. pequena alteração para permitir inclusão de porta e SSL na configuração do servidor de e-mail… é meio feia, mas funcional, o ideal é que seja configurado com mais granularidade… contribuição ideal para o projeto pai.

  2. impressão dos boletos usando a lib jrimum… além de outras libs foi necessária a inclusão da lib commons-lang em versão posterior à padrão do projeto pai, portanto é primordial que a ordem de inclusão privilegie a lib adicionada. (build path order)

  3. impressão da danfe, para utilizar basta adicionar o processo de impressão à janela “Nota Fiscal (saída)” e “Nota Fiscal (entrada)”. Ainda não me sinto seguro em exportar scripts para este tipo de situação… se alguém puder me ajudar, fico grato.

Abraços,
Claudemir