NF-e - Peso bruto/liquido e Qtd de volumes


#1

Prezados, como vai?

Estou implantando a parte de NF-e em uma distribuidora, e vou precisar gerar na nota:

  • Peso total Bruto
  • Peso total Liquido
  • Qtd de volumes
  • Especie do volume

Verifiquei no source que isso nao esta implantado, e tambem nao encontrei nenhum material sobre isso.
Alguem tem sugestao de como desenvolver?

Em relacao aos pesos, pensei no seguinte: utilizo o atual campo Peso, na tela Produto, como sendo peso liquido, e crio um novo campo para o peso bruto. Ao gerar a nf, basta somar.

Em relacao aos volumes a coisa complica um pouco na minha situacao, ja que a quantidade de volumes que deve constar na nf nao eh a quantidade de itens faturados. A minha expedicao embala alguns itens em caixas c/ x unidades… ex: cxs c/ 24 potes de produtos diferentes misturados. E as transportadoras terceirizadas que vem fazer a coleta exigem a quantidade impressa na nf em cxs.
O atual campo Volume, na tela Produto, me parece que foi originalmente criado com o objetivo de registrar unidades cubicas. Apesar de ser possivel definir na tela Empresa uma unidade qualquer para o Volume, acredito ser melhor deixar esse campo como esta, caso alguem utilize algum sistema proprietario de WMS que use essa informacao.

Penso entao em criar um outro campo de Volume, e ao registrar um novo produto, coloco neste novo campo o valor 0,0042 (1 / 24). Crio tambem um flag indicando que o produto sera unitizado. E um terceiro campo com a capacidade de produtos na embalagem unitizadora. Entao ao gerar a nf, se a flag for true, soma os produtos que possuem a mesma capacidade unitizadora… o problema dessa abordagem eh que por exemplo se eu tiver cxs c/ 24 e com 12 potes a coisa complica mais. E se eu tiver alguns potes que nao podem ser embalados na mesma caixa que outros potes a coisa complica mais ainda. Talvez entao eu poderia criar 2 telas: Tipo de Embalagem Unitizadora (ex: potes de alimentos e potes de produtos de limpeza) e outra Embalagem Unitizadora (onde cadastro uma embalagem com x qtd de potes e o informo o Tipo de Embalagem). Na tela Produto entao eu apenas deixo 2 campos: o flag indicando que o produto sera unitizado e um list com o tipo de embalagem…

Sera que ao inves disso tudo eu poderia utilizar atributos?

Nao sei se viajei demais nisso, e se alguem tiver uma solucao melhor… pretendo contribuir com esse codigo para o lbr.
Obrigado.


#2

Olá Alan,

Existem diversas maneiras de abordar este assunto, é realmente bastante complicado fazer uma solução genérica. Vou tentar explicar um pouco de algumas situações que eu conheço, e quem sabe outros usuários do fórum podem contribuir para que possamos tentar ajudá-lo.

Sobre a questão do peso, eu imagino que realmente seja mais adequado o peso do produto ser o peso líquido. Sobre o peso bruto, deve-se ter em mente que em alguns cenários de venda à granel é necessário destacar qual é o peso da embalagem e não o peso bruto. Talvez seja mais interessante ter um campo de peso da embalagem ao invés do peso bruto (apenas idéia :smiley: ).

Agora falando do Volume, dê uma olhada na tela de expedição, quando você seleciona a Via de Entrega = Transportadora aparecem alguns campos para o número de volumes e um botão para criar um registro de embalagem, não sei se você chegou a olhar estes recursos, mas talvez seja mais fácil partir o desenvolvimento usando esta estrutura como base. Quando você clicar no botão de criar embalagens o sistema cria um registro com todas as linhas da expedição. Imagino que seja mais fácil mudar este processo para identificar o tipo de embalagem que deve ser previamente cadastrado no produto e fazer a distribuição para 1 ou N embalagens.

O que acha?


#3

Ricardo voce tem razao sobre o peso da embalagem. Entao a questao dos pesos esta definida.

Sobre o volume, realmente eh dificil pensar em uma solucao generica. A sua proposta de utilizar o processo de Registro de Embalagem, por exemplo, somente fica disponivel quando a via de entrega eh Transportadora. Isso porque a tela Embalagem foi criada principalmente para permitir a rastreabilidade de pacotes transportados por terceiros. Mas pensando bem, a informacao de Volumes na nf deveria ser independente da via de entrega. Entao acho que essa definicao de Embalagem Unitizadora deveria estar num nivel acima da remessa, algo como no produto ou no pedido/fatura. E outra coisa, seriamos obrigados a gerar remessas antes de faturar, quebrando um pouco dessa liberdade atual entre escolher o fluxo: pedido-fatura-remessa ou pedido-remessa-fatura.

Vou implantar a parte dos Pesos primeiramente, enquanto isso vamos desenvolvendo a ideia dos Volumes. Quem sabe tenhamos mais sugestoes, aqui no topico, para clarear o assunto.

Abraco


#4

Ricardo, estou com a parte dos pesos pronta. Como te envio para verificar e colocar no trunk?