Nota Fiscal Eletronica modelo 21


#1

Bom dia pessoal!

Estou começando a dar umas “fuçadas” no Adempiere e esse é o meu primeiro post aqui. :smiley:

Dei uma procurada e vi que o Adempiere tem suporte a NF-e modelo 55 já algum tempo, inclusive NF-e 2.0, mas não encontrei nada falando sobre a NF-e modelo 21, (Nota fiscal de serviço de comunicação) um tipo de nota fiscal que é emitida por quem presta serviço de comunicação (Rádios, Jornais, Emissoras de TV, etc…).

Já existe isso implementado? Alguém conhece outra solução? (outro ERP Open que tenha :unamused: )

Obrigado!


#2

Olá gqferreira,

Bem-vindo ao fórum e a comunidade Adempiere!

Até onde eu sei não foi implementado nada referente a NF modelo 21. Pesquisando um pouco no google, achei informações contraditórias, onde em alguns lugares falam que a NF 55 substitui a NF 21, em outros fala que existe uma especificação própria para a NF 21.

Como isso é bem específico para o vertical de comunicação, eu acho que vai ser um pouco difícil você encontrar algum sistema com isso pronto, digo open-source.

Pelo que vi esse site tem uma solução para o seu caso: diginota.com.br/notafiscal_modelo_21.html

Uma outra opção seria pagar um desenvolvedor ou uma consultoria para avaliar/criar este recurso no adempiere, se as caracteristicas forem semelhantes a NF modelo 1 ou modelo 55, provavelmente o custo será baixo, e compensaria desenvolver isso a optar por uma solução proprietária.

Att.


#3

Obrigado pela resposta!

Na verdade a NF-e modelo 55 substitui as antigas Nota Fiscais modelo A1 e modelo 1 (se nao me engano).
Enquanto a NF-e 55 envia os xml’s para a SEFAZ, a modelo 21 é uma pouco manual, tem que gerar um .txt e passar para o contador em mídia para ele reenviar ao SINTEGRA. Não tem webservices como na NF-e.

Outra sistema que encontrei que gera arquivos.txt para o SINTEGRA foi um chamado jFiscal. Muito bem feito…

O problema de tudo é que eu sou o programador :smiley:
Aqui na empresa em que trabalho, decidiram optar por uma solução opensource e tirar tudo que for desnecessário da ferramenta a fim de deixar só o que se refere a cadastro de produto e geração de NF-e 55 e 21.

Obrigado pela atenção.
[] 's