Duvida com Impostos


#1

Ola,

Estou tentando colocar o Adempiere para controlar meu pequeno comércio. Tenho noções básicas de programação, banco de dados, etc, mas nenhum conhecimento de ERP.

Consegui instalar a versão 3.60 com as atualizações do LBR (customization.jar, ExpDat_PGSQL e AccountingBR) e já criei um novo cliente seguindo alguns tutoriais que encontri na web.

Agora estou tentando entender como funciona o tratamento de impostos. Minha dúvida: entrei item “Imposto Brasil” e não há nenhum imposto “pré configurado”. É isso mesmo ? Tenho que cadastrar tudo do zero ? Há algum caminho mais simples (ex: um modelo que eu possa usar como ponto de partida) ?

Obrigado,


#2

Pessoal,

Acabei de perceber que entrando com a empresa Garden, há várias regas de impostos já cadastradas. Percebi que o mesmo tbm acontece com os CFOPs.

Além dos impostos e dos CFOPs, isso provavelmente isso acontece com vários outros itens no sistema, ou seja, estão cadastrados na Garden mas não funcionam para empresas novas, criadas do zero.

Eu gostaria de usar o sistema o mais Vanilla possível, sem fazer grandes alterações e customizações. Isso é possível ? Neste caso, o que me recomendam ? Que eu cadastre a minha empresa como uma “Organização” dentro da Garden para ter as informações básicas já populadas ou devo mesmo criar outra empresa e há uma forma mais simples de fazer com que ela tenha os dados básicos populados também ?

Obrigado,


#3

Olá jensen,

Não é recomendável você usar o Garden para a sua empresa. Se você conhece um pouco de SQL, você criar um script para copiar o que você precisa do Garden para a sua empresa, senão o jeito é copiar na mão mesmo.

Att.


#4

Ricardo,

Obrigado pela resposta. Acho que consigo me virar com o SQL sim.

Outra dúvida: além dos impostos e cfop, que outras informações são comummente migradas do Garden ?

Obrigado,


#5

Boa Tarde jensen,

já tenho criado os scripts aqui, até perguntei ao Ricardo se ele gostaria de colocar no sourceforge.net.

Caso você queira, é só mandar um email pra mim, que lhe repasso.

Meu email é paulo_dantas13@hotmail.com

Abraço.


#6

Paulo,

Muito obrigado, já recebi o arquivo !!!

Abs,


#7

Paulo,

Me passa o seu usuário do sourceforge que eu coloco o acesso para você fazer o up do arquivo.

Abs


#8

Boa tarde Ricardo,

meu usuário do sourceforge é paulodantas.

Abraço.


#9

Paulo, obrigado, deu certo o seu script :slight_smile:

Pessoal, ainda estou com algumas dificuldades para fazer os impostosfuncionarem.

Eu já fiz o seguinte:

Setup Geral
1- Instalei o AdempiereLBR (versão 3.60 com as atualizações do LBR: customization.jar, ExpDat_PGSQL e AccountingBR)
2- Criei uma nova empresa
3- Rodei os scripts do Paulo
4- Loguei na empresa e fiz os cadastros básicos: organização, parceiros
de negócios (clientes, fornecedores, transportadora, etc)
5- Cadastrei alguns produtos

Impostos
1- Grupo de Tributação (Produto) - Criei um grupo chamado “Artigos de Vestuário”
2- Imposto (Brasil) - Os dados foram carregados pelo script do Paulo (não alterei nenhuma formula ou registro nesta tela)
3- Aliquota de Imposto - Cadastrei um Imposto Pai, e 4 filhos (ICMS, PIS, COFINS, IPI)
4- Configurador de Imposto Cabeçalho - Criei uma exceção para o grupo de tributação “Artigos de Vestuario”
5- Configurador de Imposto Grupo de Produto - Cadastrei aliquotas e base de calculo, conforme figura
6- Cadastrei um Produto usando a mesma “Categoria de Imposto” e o mesmo “Grupo de Tributação” usado nos passos anteriores

Emissão de Pedido
1- Pedido de Venda - Quando tento emitir uma venda os impostos não são calculados automaticamente, embora aparecam no campo “Imposto Brasileiro”

Pela descrição e pelos prints dá para identificar onde estou errando ?

Obrigado e desculpem pelo longo e-mail.

Abs,

[attachment=2]Figura 1.png[/attachment]

[attachment=1]Figura 2.png[/attachment]

[attachment=0]Figura 3.png[/attachment]


#10

Olá Jensen,

você conseguiu resolver o seu problema com os impostos?

Eu estou com problemas com o IPI no pedido de compra.

Alguém sabe como resolver este problema?

Abraço.


#11

Olá,

estou com o mesmo problema de vocês dois, os impostos não são calculados automaticamente… Alguém conseguiu resolver…?

Obrigada,
Francieli.