Configurações iniciais 3.6.0LTS


#1

Olá.
Primeiramente gostaria de parabenizar os integrantes deste forum, pois consegui instalar e rodar o sistema com pesquisas aqui. Espero poder ajudar de alguma forma, embora meu foco seja PHP e ASP.NET e não tenha (ainda) uma intimidade com Java. Eu estou muito impressionado com tudo que vi e li até agora do CompiereLBR. Agora só falta ver na prática se é isso mesmo. Bueno, tenho algumas dúvidas iniciais do sistema que gostaria de solicitar uma ajuda dos amigos. Instalei a versão 3.6.0LTS em um Windows Server 2003 conforme o manual de adempierelbr.com.br. Está rodando no servidor e com acesso web pelo Jboss pela rede local. Ao rodar o sistema notei que não estava traduzido. Baixei o pt_BR-LBR.zip e descompactei em uma pasta pt_BR e copiei para a pasta DATA, pois não tinha esta pasta lá. fiz a importação, mas o sistema só “viu” a tradução quando fiz a sincronização, mas muita coisa não foi traduzida, toda a parte dos menús que tem a imagem da pasta por exemplo, mas as partes internas dos menús (quando abre as pastas) está tudo traduzido. Bueno, vamos as dúvidas iniciais então:

  1. A tradução é isso mesmo ou estão faltando alguns XMLs a serem traduzidos ainda?
  2. Ainda não criei a empresa principal. Li sobre customization, instalação da NFe, RC-110, customizações para o Brasil, etc… mas estou meio perdido agora do que fazer. Me parece que sim, pois navegando pelos menús notei que parece estar instalado o módulo da NFe. Essa versão 3.6 já vem com todas essas customizações prontas? se não vem prontas o que fazer agora? isto é, que customizações tenho que fazer para começar a utilizar o sistema no Brasil?
  3. Sobre o certificado digital para a NFe. Utilizo o A3 com leitora e cartão. É possível utilizar este?
  4. Li que não tinha módulo de PDV. nesta versão está lá. Está funcional?

Agradeço antecipadamente pela ajuda.


#2

muitas perguntas…, agora só consigo colocar respostas rápidas

  1. Por padrão, quando vc restaura o DMP do adempierelbr 3.6.0 ele já vem com a tradução do adempiere 3.4.2s (ou seja, várias coisas sem tradução), vc pode baixar as traduções mais novas no (sf.net/projects/adempierelbr) e fazer o import… (IMPORTANTE, após fazer o import, rode o SINCRONIZAR TERMINOLOGIA, feche e abra novamente o sistema para as alterações surtirem efeito)
  2. A versão 3.6.0 já vem com todas as customizações… (Realmente as informações são um pouco confusas ainda com relação a o que usar :confused: )
  3. O certificado homologado é o A1, o A3 está em desenvolvimento, porém até agora sem muito sucesso. (talvez o Ricardo ou Marcelo consigam falar mais sobre o assunto, pois está com eles isso)
  4. O PDV é o padrão do adempiere, teria que testar para ver se ele faz os cálculos dos impostos corretamente… acho que deve funcionar, mas não tenho 100% certeza, pois nunca testei

#3

Boa noite comunidade,

gostaria de saber como faço para funcionar o PDV, pois verifiquei que está funcionando no GardenWorld, e cadastrei na minha empresa da mesma forma, porém gera este erro:


-----------> Msg.getMsg: NOT found: CashRegisterFunction [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: Cash Functions [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: InitialChange [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: InitialChange [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: Scrutiny [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: Inputs [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: Tickets [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: InitialChange [42]
-----------> Msg.getMsg: NOT found: InitialChange [42]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [42]
===========> PosPanel.init: init [42]
org.adempiere.exceptions.BPartnerNoShipToAddressException: Business Partner has no Ship To Address - Padrão_Padrão
at org.compiere.model.MOrder.setBPartner(MOrder.java:486)
at org.compiere.pos.SubCurrentLine.getOrder(SubCurrentLine.java:390)
at org.compiere.pos.SubCurrentLine.newOrder(SubCurrentLine.java:364)
at org.compiere.pos.PosPanel.newOrder(PosPanel.java:372)
at org.compiere.pos.PosPanel.dynInit(PosPanel.java:251)
at org.compiere.pos.PosPanel.init(PosPanel.java:127)
at org.compiere.apps.form.FormFrame.openForm(FormFrame.java:326)
at org.compiere.apps.form.FormFrame.openForm(FormFrame.java:298)
at org.compiere.apps.AMenuStartItem.startForm(AMenuStartItem.java:338)
at org.compiere.apps.AMenuStartItem.run(AMenuStartItem.java:176)


-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [44]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
-----------> DB_PostgreSQL.getCachedConnection: # Connections: 10 , # Busy Connections: 10 , # Idle Connections: 0 , # Orphaned Connections: 0 [12]
===========> PreparedStatementProxy.init: SELECT t.Name, t.PO_Name FROM AD_Element_Trl t, AD_Element e WHERE t.AD_Element_ID=e.AD_Element_ID AND UPPER(e.ColumnName)=? AND t.AD_Language=? [12]
java.lang.IllegalStateException: DB.getConnectionRO - @NoDBConnection@
at org.compiere.util.DB.createConnection(DB.java:462)
at org.compiere.util.DB.getConnectionRO(DB.java:392)
at org.compiere.db.PreparedStatementProxy.init(PreparedStatementProxy.java:66)
at org.compiere.db.PreparedStatementProxy.(PreparedStatementProxy.java:44)
at org.compiere.db.ProxyFactory.newCPreparedStatement(ProxyFactory.java:54)
at org.compiere.util.DB.prepareStatement(DB.java:755)
at org.compiere.util.DB.prepareStatement(DB.java:724)
at org.compiere.util.Msg.getElement(Msg.java:480)
at org.compiere.util.Msg.translate(Msg.java:572)
at org.compiere.util.Msg.translate(Msg.java:615)
at org.compiere.apps.Preference.(Preference.java:179)
at org.compiere.apps.AEnv.actionPerformed(AEnv.java:480)
at org.compiere.apps.AMenu.actionPerformed(AMenu.java:611)


===========> PreparedStatementProxy.init: SELECT t.Name, t.PO_Name FROM AD_Element_Trl t, AD_Element e WHERE t.AD_Element_ID=e.AD_Element_ID AND UPPER(e.ColumnName)=? AND t.AD_Language=? [12]
java.lang.IllegalStateException: DB.getConnectionRO - @NoDBConnection@
at org.compiere.util.DB.createConnection(DB.java:462)
at org.compiere.util.DB.getConnectionRO(DB.java:392)
at org.compiere.db.PreparedStatementProxy.init(PreparedStatementProxy.java:66)
at org.compiere.db.PreparedStatementProxy.(PreparedStatementProxy.java:44)
at org.compiere.db.ProxyFactory.newCPreparedStatement(ProxyFactory.java:54)
at org.compiere.util.DB.prepareStatement(DB.java:755)
at org.compiere.util.DB.prepareStatement(DB.java:724)
at org.compiere.util.Msg.getElement(Msg.java:480)
at org.compiere.util.Msg.getElement(Msg.java:530)
at org.compiere.apps.Preference.jbInit(Preference.java:242)
at org.compiere.apps.Preference.(Preference.java:109)
at org.compiere.apps.AEnv.actionPerformed(AEnv.java:480)
at org.compiere.apps.AMenu.actionPerformed(AMenu.java:611)


===========> PreparedStatementProxy.init: SELECT t.Name, t.PO_Name FROM AD_Element_Trl t, AD_Element e WHERE t.AD_Element_ID=e.AD_Element_ID AND UPPER(e.ColumnName)=? AND t.AD_Language=? [12]
java.lang.IllegalStateException: DB.getConnectionRO - @NoDBConnection@
at org.compiere.util.DB.createConnection(DB.java:462)
at org.compiere.util.DB.getConnectionRO(DB.java:392)
at org.compiere.db.PreparedStatementProxy.init(PreparedStatementProxy.java:66)
at org.compiere.db.PreparedStatementProxy.(PreparedStatementProxy.java:44)
at org.compiere.db.ProxyFactory.newCPreparedStatement(ProxyFactory.java:54)
at org.compiere.util.DB.prepareStatement(DB.java:755)
at org.compiere.util.DB.prepareStatement(DB.java:724)
at org.compiere.util.Msg.getElement(Msg.java:480)
at org.compiere.util.Msg.translate(Msg.java:572)
at org.compiere.util.Msg.translate(Msg.java:615)
at org.compiere.apps.Preference.(Preference.java:118)
at org.compiere.apps.AEnv.actionPerformed(AEnv.java:480)
at org.compiere.apps.AMenu.actionPerformed(AMenu.java:611)


#4

Boa tarde

Pela primeira vez estou tentando instalar o Adempiere, vejo que existe muita desinformação sobre versões que realmente funcionam. Fiz a instalação do Adempiere LTS 3.6.0 com postgresql 8.4, consegui abrir o sistema pelo navegador, adicionei o pacote AccountingBR.csv , criei nova empresa e quando entrei para fazer a “revisão de configuração inicial da empresa”, selecionei “carregador de arquivo de importação”, e quando tentei selecionar “accounting-accounts” recebi a seguinte mensagem “SEPARATOR CHARACTER MUST BE 1 CHAR” e o botão verde de OK não funciona, o que será que estou fazendo de errado? Será que eu baixei versão errada? tenho acompanhado esse forum e utilizei versões recomendadas anteriormente.

Se alguém puder me ajudar ficarei grato.

Outra dúvida que tenho é a seguinte, tentei instalar a versão 3.7.0 também com o postgresql 9.1.3 para ver se não dava o erro e quando instalei, o programa me disse que o Adempiere exige uma versão de banco de dados mais nova, a que eu baixei é a mais nova do EnterpriseDB, estou utilizando windows, Como posso atualizar o banco de dados? e o expdat.dmp e o customization.jar? eu utilizo os mesmos? ou não precisa mais desse processo?


#5

Oi,

este é o link que você põe no campo do svn no eclipse para o svn da versão do ADempiere360:
adempiere.svn.sourceforge.net/s … iere360lts

este outro e para o mercurial do ADempiere LBR:
adempiere.hg.sourceforge.net/hgw … ization_br
Aqui no mercurial você escolhe a branch trunk360lts.

Eu to fazendo um passo a passo de como faz isso, qd terminar posto no forum!
beijo a todos!


#6

Oi, alguem sabe se tem estoque virtual no adempiere?
… algo como eu faço uma ordem de compra e entra o estoque virtual, só que ainda não chegou o estoque, mas dae eu ja tenho uma previsão de que vai chegar, dae ja posso prometer estes produtos pro cliente, ou até fazer um pedido com o estoque virtual e o cliente pagar adiantado e quando chegar é so entregar pro cliente e tal sabe!
beijo a todos!


#7

Paulinha,

1.Faça um pedido de compra de um item e não faça o recebimento.
2. Verifique como ficou a quantidade requisitada.
3. Faça o recebimento
4. Verifique como ficou a quantidade requisitada e estoque


#8

Oi Edilson Neto, hum hum bem isso, hihihi, obrigada. Beijo a todos!