Lote no modulo de manufatura


#1

Estou usando o modulo de manufatura(produção) da seguinte forma:

  • Criei o produto com a respectiva lista de materais(verificado).
  • Entro no modulo de produção, atribuo um nome para a ordem de produção e em seguida aciono o icone Criar/Gerar Produção.
  • Com isso são geradas as linhas de produção com os respectivos produtos e quantidades a serem movimentadas para estoque.
  • Entro em cada produtos e clico na Instancia do Conjunto de Atributos e seleciono o lote do respectivo produto(aquele informado no recebimento do material).

Existe alguma forma de, ao criar as linhas de produto, os mesmos assumirem os lotes existentes ( uma vez que na configuração do sistema eu infomei que utiliava PePs).

Outras questões a respeito da produção:

  • Para que serve a operação LDM do Produto?
  • Para que serve a operação Abrir LDM?

O modulo que estou usando (Produção) ja não é suficiente para efetuar uma produção de um determinado produto e as respectivas movimentações?

Grato,

Raimundo


#2

Alem dos citados acima, tem também o processo chamado Industrialização dentro da LocalizaçãoBrasil.
Ele é bem parecido com o processo Produção. No entanto, cria linhas de produção, mas não processa a produção. Ou seja não acontece nada.

Com quem eu posso fazer uma imersão(treinamento intensivo), no modudo produção?

Obrigado

Raimundo


#3

Boa tarde Raimundo,

Com relação a Abrir LDM, esta janela informa quais os seus produtos que utilizam lista de materiais, cada produto que compõe, e a quantidade necessária para a produção do mesmo.

Caso altere a quantidade localizado na mesma linha do campo Produto, você verifica que é alterada a quantidade dos produtos que formam este produto que utiliza lista de material.

Que operação de LDM do Produto, você quer saber?

Abraço


#4

Ola Paulo, Bom Dia,

Grato, pelo interesse no assunto.

Estou usando AdempiereLBR 3.4.2

1 – Criei os materiais que fazem parte do processo de produção. Ex.: Farinha de Trigo, Açucar, Fermento, Margarina.
2 – Criei o produto chamado Bolo, selecionei Lista de Materiais, inclui os materiais acima com as respectivas quantidades LDM e acionei o botão VERIFICAR LDM. Até aqui perfeito!!!
3 – Entrei na pasta Administração de Materiais e acionei o processo Produção. Existem as abas Cabeçalho de Produção, Plano de Produção e Linha de Produção. Entrei em Cabeçalho de Produção e informei o nome e descrição da produção. No Plano de Produção informei o produto(Bolo) e quantidade a ser produzida. Voltei para o Cabeçalho de Produção e acionei o botão Criar/Registrar Produção. Na aba Linha de Produção foram criadas as linhas de produção com os respectivos materiais e quantidades de cada um. Entrei no primeiro produto(Bolo) e informei o Lote e Validade. Depois entrei material por material para escolher o lote e validade(informado no recebimento do material). Voltei a aba Cabeçalho de Produção e acionei o botão Criar/Registrar Produção. Foi disponibilizado o botão em cor rosa escrito Não Lançado. Acionei o referido botão e foi efetuado os lançamentos contábeis.

Esse processo agregou 1 Bolo ao estoque e baixou os materias utilizados.

Entretanto, surgiram as seguintes dúvidas:
a) Porque tenho que entrar material por material para escolher o Lote e Validade? Isso poderia ser disponibilizado automaticamente?
b) Criei 2 Bolos, cada um com lote diferente (dois processos de produção). Ao tentar vender (Ordem de Venda), aparece uma mensagem que não há estoque suficiente. (aparece somente o lote mais velho). Tive que fazer duas Ordens de Venda para o mesmo cliente, para vender os dois Bolos. Isso não faz sentido!!!

No sentido de achar uma solução, entrei nas seguintes operações:

  • Na pasta Regras de Administração de Materiais, entrei no processo LDM do Produto. Configurei Grupos Alternativos, Operação, Recursos de Operação, LDM e Componente LDM. Na aba LDM acionei o botão Processar Agora e não aconteceu nada.

  • Fui então para o processo Abrir LDM. Selecionei o produto Bolo. Abaixo apareceu a lista de materiais com as respectivas quantidades. Alterei a quantidade de Bolo para 2 e isso duplicou a quantidade de materiais. Perfeito. No entanto o botão de executar(verde) não ficou disponível. Associei um Pedido qualquer e isso permitiu que o botão executar(verde) ficasse disponível. Acionei o botão e nada aconteceu.

Isso tudo me deixou com a seguinte duvida. Qual o processo correto para efeutar a produção?

No forum, orientaram-me para tentar o Adempiere 3.6.0, pois o mesmo vinha com um módulo de Manufatura mais avançado. Instalei o mesmo sem problema. No entanto quanto instalo o LBR não consigo nem logar.

Voltei para o 3.4.2.

Grato,

Raimundo


#5

Raimundo, caso queira tentar na 3.6.0
[url]LBR para ADempiere 3.6.0 LTS]