NF-e Código Situação Tributária


#1

Boa tarde a todos!!

Estou tentando implementar a NF-e, e me deparei com um problema.

No cadastro de imposto possui a possibilidade de selecionar a situação tributária do ICMS porém não tem nenhum campo onde posso selecionar para PIS, COFINS e IPI. Como devo proceder??

As empresas optantes pelo Simples Nacional deverão informar o CST (Código de Situação Tributária) relativo ao ICMS, IPI, PIS e COFINS na NF-e de acordo com as orientações abaixo, lembrando que para cada um desses impostos devem ser utilizados códigos distintos.

ICMS:

Atualmente, de acordo com a Nota Técnica nº 2009/004, divulgada em setembro de 2009 (que consta no Portal Nacional da NF-e – nfe.fazenda.gov.br), a empresa optante pelo Simples Nacional deverá utilizar, em relação ao ICMS, quando da emissão da NF-e, um dos CST’s abaixo relacionados:
I – CST 41 – “Não Tributada”, no caso de:
a) emissão de NF-e em operação tributada normalmente pelo ICMS no Simples Nacional (com a inclusão do percentual do ICMS na tabela do Simples Nacional); e
b) emissão de NF-e na devolução de mercadorias para contribuinte não optante pelo Simples Nacional;
II – CST 30 – “Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária”, no caso de operações com mercadorias sujeitas à substituição tributária, com a emissão de NF-e por parte de contribuinte do ICMS que se enquadre na condição de “contribuinte substituto”, que é aquele que é obrigado a recolher o ICMS por substituição tributária para SC, tal como o fabricante, o importador, ou o fornecedor de outro Estado (RICMS-SC/01, Anexo 3, art. 11)
III – CST 60 – “ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária”, no caso de operações com mercadorias sujeitas à substituição tributária, com a emissão de NF-e por parte de contribuinte do ICMS que se enquadre na condição de “contribuinte substituído”, que é aquele que adquire a mercadoria, sujeita à substituição tributária em SC, do “contribuinte substituto”, para revenda interna em SC (RICMS-SC/01, Anexo 3, art. 29).
IV – No caso de emissão de NF-e por estabelecimento impedido de recolher o ICMS por ultrapassagem do sublimite estadual de receita, no caso de Estado que tenha estabelecido esse sublimite (o que não é o caso de SC – Resolução CGSN nº 04/2007, art. 16), os campos de CST deverão ser preenchidos como se o emitente não fosse optante pelo Simples Nacional, isto é, com os códigos aplicáveis à operação (00, 10, 20, 30, 40, 41, 50, 51, 60, 70 ou 90, conforme o caso)

PIS:

No caso do PIS, a empresa optante pelo Simples Nacional permanece utilizando o CST 99 – “Outras operações”, na emissão da NF-e, preenchendo-se os campos da base de cálculo e alíquota do PIS com “0.0000”, e o valor do PIS com “0.00” (Nota Técnica nº 2009/004).

COFINS:

Assim como no PIS, no caso da COFINS, a empresa optante pelo Simples Nacional permanece utilizando o CST 99 – “Outras operações”, na emissão da NF-e, preenchendo-se os campos da base de cálculo e alíquota da COFINS com “0.0000”, e o valor do PIS com “0.00” (Nota Técnica nº 2009/004).

IPI:

Em relação ao CST do IPI a ser colocado nas NF-es emitidas por empresa optante pelo Simples Nacional, a Receita Federal ainda não se manifestou a respeito, mas entendemos que devem ser utilizados um dos CST’s abaixo:
I – CST 53 – “Saída não-tributada”, no caso de empresa optante pelo Simples Nacional que não é contribuinte do IPI; ou
II – CST 99 – “Outras saídas”, no caso de empresa optante pelo Simples Nacional que seja contribuinte do IPI, preenchendo-se os campos da base de cálculo e alíquota do IPI com “0.0000”, e o valor do IPI com “0.00” (Nota Técnica nº 2009/004).


#2

Olá Michel,

Hoje o código da ST para PIS, COFINS e IPI não podem ser modificados sem alteração no código-fonte.

Eu já tenho o código pronto para atender empresas do Simples, porém ainda não esta no LBR. Se quiser eu posso te enviar, ou você pode aguardar até as próximas semanas quando o código será lançado no LBR.

Att.


#3

Bom dia, Ricardo!!

Se você puder me enviar eu agradeço, pois nosso formulário de NF está no fim, e já solicitamos a autorização junto a secretária da fazenda para emitir a NF-e eu não gostaria de utilizar o sistema da fazenda, pois teríamos que cadastrar tudo novamente.

abraços,
Michel Silvestre.


#4

OK.

Segue a classe modificada. Assim que incluirmos a classe no LBR eu respondo este tópico.

Abraços,


#5

Boa Tarde, Ricardo!!

Eu apenas substituo o arquivo ?? não há necessidade de mudar o Bando de Dados??

abraços,
Michel Silvestre.