Configurações para Nota Fiscal Eletrônica


#1

Olá caros amigos. No manual disponibilizado para a utilização da NFe, está muito bem colocado o uso e configurações do AdempiereLBr com NFe, no entanto, algo muito importante não foi colocado; os servidores das receitas estaduais e federal, notadamente, o serviço está centralizado no servidor da receita paulista, que distribui para os outros servidores estaduais que entram quando este eventualmente cai, tem duas URLs, uma para a comunicação das Notas Fiscais “quentes” que geram de fato os impostos e são válidas, e uma outra URL usada para os testes dos softwares gerados das NFes, ambos funcionam virtualmente iguais, a única diferença é que as notas emitidas para a URL de testes não são consideradas válidas. Bem a minha questão é a seguinte, como podemos configurar estes dois endereços no Adempiere? Visto que antes do uso direto dele, primeiro é necessário testar o software em busca de eventuais erros ou particularidades de cada empresa que talvez não sejam contempladas no modelo atual, e se estas duas questões estiverem ajustadas, treinar os funcionários na emissão das NFes, visto que pela rápida olhada que vi no manual da NFe a geração da NFe tem uma série de comandos e verificações a serem feitos manualmente que sem treinamento poderão induzir a erros que não devem ser permitidos quando da geração dos documentos fiscais “quentes”. Sinto ter criado um tópico apenas para esta questão, mas levantei a mesma em outro tópico mais genérico sobre a NFe e apesar de importante, não houve resposta.


#2

Olá,

Hoje os endereços do WebServices estāo fixos para SP neste pré-release que esta no sf.net. A única maneira seria alterar diretamente no código fonte. Isso é uma coisa que será parametrizável no release oficial.

Seria importante destacar melhor as operaçōes que podem induzir ao erro para verificar a possibilidade de melhora-los na proxima versao.

Abraços,


#3

Certo, os servidores que atuam são o de SP mesmo, mas vai para o servidor “quente” das notas fiscai válidas ou para o URL de testes? Quanto à possíveis erros do uso do software eles ocorrem basicamente por falta de treinamento com o mesmo antes do uso com emissão de notas válidas, digitação, escolha de opção errada, etc., ou seja, coisas que para as quais os funcionários que emitirão das NFes ao serem treinados não cometerão, na maioria das vezes, mas que não devem ocorrer se a URL é a para NFes válidas, até para evitar possíveis problemas com os fiscos federal e estadual; e pelo que vi no manual o processo de geração, validação e emissão das NFes, tem várias etapas com a verificação manual, o que aumenta o risco de erros por funcionários, exigindo pois, mais treino. Quanto talvez à peculiaridade de cada empresa, somente ao se usar o programa se saberá sobre este detalhe, mas aí entra a mesma questão do uso de URL de testes, pois para se poder usar o programa corretamente, se a URL for a de notas válidas, deverá antes o operador estar teinado. Quanto ao endereço poder ser parametrizável, será uma ótima opção. Não sei programar em java, sou do tempo do basic, fortran , pascal , etc… e o útimo “ambiente de programação” que mexi foi no Turbo Pascal, então a opção de se editar o código fonte para mim fica meio descartada, uma pergunta, deve demorar esta versão, não sabes informar a previsão?


#4

Então, hj a versão que uso aqui na empresa, nas informações da organização vc define se o ambiente da nfe é produção ou homologação.

Infelizmente, não tem como saber se existe no AdempiereLBR, pois ainda não foram colocados os scripts do db, referente a todas as customziações da NFe.

Em tempo, já está disponível a v2.0 da NFe, onde existem várias alterações em relação a comunicação com o webService, já implementei aqui e já realizei testes no ambiente de homologação de SP.

Se alguem quiser olhar os fontes estão em sf.net/projects/oseb

No trunk está a versão que uso em produção e o branch/oseb2 já está com as alterações para a NFe v2.0

sds, Mario


#5

Ola Mario!!

Desculpa a pergunta, mas esse projeto OSEB é refernete a NF Eletronica e de que forma ele integra com o Adempiere?

Atte.
Michel Silvestre.


#6

Michel, é quase que um fork do adempierelbr. Como não tenho mais acesso a fazer commit no svn do adempierelbr, criei um projeto novo para colocar as alterações que eu estava fazendo no projeto e que uso atualmente na empresa.


#7

Boa tarde, Mgrigioni !

Você poderia nos dar maiores detalhes dessas customizações feitas por você e que estão disponíveis neste projeto?

Você poderia me fornecer seu email pessoal, pois gostaria de conversar com você sobre a possibilidade de consultoria para implementação e manutenção.

Atte.
Michel Silvestre.


#8

essa é uma alteração grande a da NFe, dentre outras, mas teriamos que ter um entendimento para unificar os pensamentos para que o projeto continue crescendo. Tinha sugerido que pudêssemos unir as melhorias numa versão, mas desse jeito como do compiere nasceu o adempiere…agora do adempierelbr esta surgindo “oseb”.