Muitas dúvidas...


#1

Boa tarde, primeiro quero parabenizar todos os colaboradores do forum. Sou iniciante com o ADempiere, e este fórum é um dos principais canais utilzados ao meu aprendizado. Estou em processo de implantação, bom na verdade, estou aprendendo os processos e depois vou fazer a implantação, e com isto já compilei muita informação, a qual no final quero disponibilizar a toda a comunidade.

Mas no tenho muitas dúvidas e espero que vocês possam me ajudar…

Em relação aos impostos brasileiros, eu li o manual manual-AdempiereLBR.pdf do Mario Grigioni, aliás muito bom este manual, e tentei configurar os impostos com base nele. Porém ainda não entendi completamente este processo, principalmente algumas excessões.

Bom, primeiro eu fiz o processo completo de compras, desde a requisição até a fatura. Ainda preciso ver porque não estou encontrando as “duplicatas” para pagar, mas isto não deve ser difícil e eu aprendo.

1-O que desejo saber é: e depois da Fatura, qual o procedimento?? Tem que ir lá no “Localização Brasil” e digitar a Nota Fiscal (entrada)??? Mas tem bastante coisa para digitar lá… digo, Pedido de Compra, Recibo, fatura etc… informações que já existem e estão relacionadas…
Tem que digitar tudo novamente???
E aí que começa a complicar. Tenho muitas Notas com “Substituição Tributária”, e quando vou fazer a venda ela deverá ter como base as Notas de entrada. Como isto funciona?
No cadastro de Parceiro de Negócios e de Produtos tem um checkbox com o rótulo de “Substituição Tributária”, e também no Imposto (Brasil) tem um Tipo de Imposto (Produto;Serviço;Substituição Tributária), onde se escolher a opção 3 aparece imposto a ser substituido…
Eu como eu não conheço muito desta parte de impostos não estou conseguindo vizualizar como isto funciona.

2-- Em relação a Tabela de preços – preciso atualizar o valor de venda no momento da entrada do produto (pelo recebimento/ou faturamento/ ou NF entrada) de acordo com a seguinte tabela:
valor
de até %
0,00 - 2,00 250
2,01 - 5,00 136
5,01 - 10,00 112
10,01 - 20,00 90
20,01 – 40,00 80
40,01 - 80,00 70
80,01 – 160,00 65
Acima de 160,00 60

ou seja, na entrada se o valor da peça for R$ 10,00, deve atualizar o preço de venda para R$ 21,20

3-Nos produtos, eu vi que tem estoque mínimo / máximo e em algum lugar eu lembro de alguma tela que mostra isso… o que preciso é que gere automaticamente o pedido de compras com base neste estoque mínimo e máximo. Por exemplo:
Estoque mínimo: 10
Estoque máximo: 20
Estoque atual: 9

Aí o usuário escolhe uma opção onde ele escolhe o fornecedor, e o sistema verifica de todos os produtos que ele está relacionado, quais estão com estoque menor que o estoque mínimo, e gere automaticamente o pedido de compras (ou orçamento – o usuário escolhe) destes produtos para este fornecedor.

No exemplo acima, então seria gerada um pedido de compras (ou orçamento) com:
Qtde.pedido = 11 (Qtde.pedido = Estoque Máximo – Estoque Atual) (20-9)

4-Preciso de condições de pagamentos diferentes, entre compras e vendas. Eu li o seguinte:
“Além disso, você define as condições de pagamento a ser usado para um parceiro de negócios ou grupo específico. Por exemplo, você poderia ter condições de pagamento diferentes para clientes de atacado e varejo, ou se um parceiro de negócios é tanto um vendedor e um cliente você pode ter diferentes condições de pagamento de compras e vendas.”

Fonte:http://wiki.compiere.com/display/docs/Business+Partners

-como fazer isto funcionar para ter condições de pagamento para fornecedores diferentes de condições de pagamento para clientes???

Bom, não vizualizei como fazer todas estas coisas. Acredito que vou ter que customizar algumas, mas qual a melhor opção, fazer pelo framework do Adempiere, ou devo fazer via programação??? E como fazer… ???

Tenho mais dúvidas, mas vamos por partes…
Obrigado a todos
Att.

Ricardo


#2

Tipo de Nota Fiscal x Tipos de Documentos