Dúvidas: financeiro e representação


#1

Caros,

Estive um pouco afastado de atividades relacionadas ao ADempiereLBR, e estou verificando o sistema novamente.

Estou com algumas dúvidas relacionadas a aspectos financeiros:

  1. O lançamento de contas a pagar/receber é exclusivamente feito por faturas de fornecedores/clientes?
  2. Qual a melhor forma de fazer lançamento de custos fixos e contas, como aluguel, contas de energia, água e telefone, etc.?
  3. A baixa das contas a pagar/receber é feita centralizadamente, por meio de pagamentos?
  4. Como visualizar rápida e sucintamente as contas a pagar/receber?

Tenho também dúvidas com relação a processos de representação de vendas. Temos dois modelos de representação, que descreverei abaixo, e gostaria de saber como implementá-los no ADempiere.

  • Em um dos meios de representação, o cliente faz o pedido e o pagamento para o representante. Este então nos envia o pedido. Nós processamos o mesmo, adicionamos o custo de envio e mandamos diretamente para o cliente. O representante efetua o pagamento do valor correspondente ao pedido, abatendo sua comissão. Este pagamento é feito em dia fixo do mês.
  • O outro modelo é muito semelhante, exceto pelo fato de que o cliente nos faz o pedido e também o pagamento. Nós então fazemos todo o processamento e envio. Na dia de vencimento do comissionamento, fazemos o pagamento ao representante, já descontando sua comissão.
    Em ambos os casos, o valor do frete não entra no cálculo da comissão.

O desejo é que ao preencher uma Ordem de Venda utilizando qualquer dos representantes, os documentos adequados de conta a pagar ou receber sejam automaticamente gerados, com o valor correto. No nosso software atual, isto não ocorre, pois o frete é inserido como produto e acaba entrando no cálculo da comissão.

Espero ter sido claro o suficiente na explicação e ficarei grato se alguém puder ajudar.


#2

Tiago,

Aqui estão algumas sugestões/possibilidades:

Este lançamento também pode ser feito na janela “Pagamento”, ou até mesmo na janela “Extrato Bancário”, que por sua vez tem a opção de criar um pagamento automaticamente.

Minha sugestão seria utilizar a Fatura (Fornecedor) mesmo, e a repetição destes valores pode ser feita automaticamente através da janela “Recorrência”

Se a forma de pagamento da fatura é dinheiro, esse valor é lançado automaticamente no livro-caixa.

As demais formas de pagamento são registradas na janela “Pagamento”, inclusive a baixa automática feita através do CNAB

Pode ser através do relatório “Itens em Aberto”

Quanto ao seu processo de vendas, será necessário algum tipo de desenvolvimento para atender seus requisitos.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Muito obrigado, Eduardo.
Vou verificar suas sugestões e, caso encontre alguma dúvida, volto a postar.