Parametrizaçao e Roteiro Da Abertura de O.S <-> Faturamento


#1

Saudações a todos!!!

Instalei o ADempiere a pouco mais de 2 semanas e de lá pra cá venho buscando informações em todos sites, wikis, tutoriais e forums possiveis, porém devido a minha pouca experiencia em ERP senti muita dificuldade em “lidar” com o AD.
Minha empresa é de suporte a T.I e manutençao em equipamentos de info. Tenho parceria com varias outras empresas de suporte a bancos e outras Grandes empresas, dai vi a necessidade de implantar um sistema como o AD. Pelo o que “fucei” eu ví que ele realmente atende minhas necessidades, porém como quase em tudo que se diz respeito a prestadoras de serviço não achei documentaçao o suficiente que me orientace corretamente a abrir uma ordem de serviço para um cliente, acompanhar e fazer lançamentos para a evoluçao dela até o fechamento dela e posteriormente faturá-la. Eu vi aqui no forum que seria possivel utilizar tres “ferramentas”, Menus: Ordem de Venda, Solicitaçao e Projeto. Confeço que nao dei conta mesmo e por isso peço ajuda ao pessoal do forum. Se fosse possivel tambem alguem passar um roteiro de parametrizaçao, ou seja o qu deve ser alimentado de acordo com a realidade da empresa, antes de começar efetivamento a trabalhar com o AD, eu ficaria realmente grato.

Desde ja agradeço a colaboraçao de todos.


#2

Tambem estou aprendendo, mas descreva melhor o seu problema que eu ou alguém do fórum lhe ajudará.


#3

Na verdade sao 2 duvidas:

1- Se alguem pode me passar um modelo de parametrização pré-inicio de produçao do sistema, ou seja, o ue dve ser cadastrado e onde antes de começar a utilizar o sistema efetivamente, Ex. Cadastro de clientes e fornecedores e funcionarios em Parceiro de Negocios; Alicota e impostos em … ; Produtos e serviços em … , e por ai em diante, para q eu quando a empresa for utilizar o sistema ja esteja tuo alimentado com informaçoes, é soh gerar os pedidos e faturar…

2- Minha empresa é de prestaçao de servicos, utilizando os menus, indicados pelo eduardo montenegro,qual seria o roteiro para abrir, acompanhar (alimentar), fechar e faturar uma Ordem de Serviço.

Essa semana baixei todos os arquivos do SourceForge referente ao ADepiere LBR, porem nao consegui compilar o programa para instala-lo com as alteraçoes e add, se alguem puder me ajudar, meu msn é silvinhomacari@hotmail.com


#4

Tenho a mesma dúvida que o Silvio, como podemos dar inicio a uma Ordem de Serviço e por fim faturar um ordem de serviço.

Att,

Leonardo


#5

1 - Deve baixar o Adempiere 342s e o restaurar o dump que o Ricardo salvou no repositorio agora de novembro
2 - Criar sua empresa e filiais se for o caso
3- Definir os papeis para os processos, janelas, ações que voce desejar
4-Usar …cadastro de produto,cliente,fornecedor, carga no estoque…

Isso é simples mas com tempo. eu penso que o Adempiere não é o Word, Excel que é so instalar e usar. Ele tem o jeito dele de funcionar, antes de usar o ADempiere temos que entender como realizar o processos e com o tempo e aos poucos tentar implantar.

Existe um tipo de documento chamado de “Ordem de venda PDV” que quando ele é completado ja gera uma fatura (informando que o cliente ta devendo), expedição(baixa no estoque) e uma nota fiscal(eletronica ou normal)… isso tudo com um clique no botão “completar ordem”.


#6

Edilson

Acho q o PDV nao se aplicaria nesse caso, acho que vc deveria usar a Ordem de Venda… La no cadastro de produto voce pode definir se ele é um item ou servico…
tem outras forma de gerenciar servicos tambem, pode ser atraves da parte de solicitacoes einclusive tem um modulo q desenvolvemos para gerenciar servicos, mais ele esta em avaliacao para ver se entra no trunk.

Mais se o negocio for simples, com solicitacao e ordem ja resolve. Depois da Ordem gera-se a fatura, e a partir da fatura a NF ou NF-e.


#7

Refitificando… o Tipo de documento Ordem de PDV, gerado a partir da janela Ordem de Venda deve realmente se comportar da forma descrita pelo Edilson, embora a gente costume separar os processos de Ordem, Fatura e Expedicao… mais como eu falei, depende da complexidade do negocio…

O Adempiere realmente nao é um programa que se instala de sai usando, é muito Completo e um pouco complexo, porque procura atender a maioria das necessidades das empresas, e geralmente consegue. Tivemos até um cliente que citou uma vez que o Adempiere parece vir “embaralhado”, mais na realidade ele vem aberto e é cheio de possibilidades, normalmente nos dando dois ou tres caminhos para resolver cada nova necessidade que surge.

Nos temos varios clientes adempiere e podemos dizer com propriedade que cada adempierie instaladao é um novo adempiere, funcionando (muito bem) de uma forma diferente em cada um.

Até ja conversamos em fazer uma versao de parametrizacao “enlatada” para pequenos varejos, talvez uma hora dessa a gente ainda tenha tempo para faze-la

[]s