Instalação AdempiereLBR em Windows com PostgreSQL


#1

Saudações a todos…

Sou iniciante no assunto “Adempiere”, trabalho em Curitiba.

Já consegui instalar a versão “original” (não-LBR) com PostgreSQL 8.2 (com PL/Java) no Windows XP SP3 com JDK1.5.
Segui os passos do manual de instalação na wiki oficial (http://www.adempiere.com/wiki/index.php/Adempiere_Install_WinXp) e rodou tudo certo. Consegui também efetuar a tradução do sistema para o Português do Brasil.

Recentemente descobri o AdempiereLBR através de alguns artigos disponíveis no site da Linux Magazine (inclusive todos muito bons, escritos pelo Eduardo Montenegro) (http://www.linuxnewmedia.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM39_Adempiere.pdf).
Porém estou tendo problemas com a instalação desta versão logo no início. Ao rodar o RUN_setup.bat recebo o seguinte erro:

=======================================
Starting Setup Dialog ...
=======================================
Exception in thread "main" java.lang.UnsupportedClassVersionError: Bad version number in .class file
        at java.lang.ClassLoader.defineClass1(Native Method)
        at java.lang.ClassLoader.defineClass(ClassLoader.java:620)
        at java.security.SecureClassLoader.defineClass(SecureClassLoader.java:124)
        at java.net.URLClassLoader.defineClass(URLClassLoader.java:260)
        at java.net.URLClassLoader.access$100(URLClassLoader.java:56)
        at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:195)
        at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
        at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
        at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:268)
        at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
        at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
ErrorLevel = 1
***************************************
Check the error message above.
***************************************
Make sure that the environment is set correctly!
Set environment variable JAVA_HOME manually
or use WinEnv.js in the util directory
***************************************
Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Na sequência, se eu voltar para a versão não-LBR, e tentar rodar o RUN_setup.bat novamente, aí dá tudo certo.

Já procurei tutoriais sobre a instalação do AdempiereLBR para Windows mas não encontrei (tem um post aqui no fórum que fala que tem um tutorial na wiki do LBR, em http://adempierelbr.sourceforge.net/, mas também não encontrei nada lá - a página inicial está em branco).

Minhas variáveis de ambiente estão assim:

ADEMPIERE_HOME = C:\Adempiere
JAVA_HOME = C:\Java\jdk1.5.0
JRE_HOME = C:\Java\jre1.5.0
PATH = %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\TortoiseSVN\bin;C:\Java\jdk1.5.0;C:\Java\jre1.5.0\bin;C:\Java\jre1.5.0\bin\client;C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.2\bin;C:\Java\jdk1.5.0\bin
PG_DATA = C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.2\data

Estou tentando instalar o AdempiereLBR v.342, e a versão não-LBR que consegui instalar e utilizar é a Adempiere v.353a.

Alguém poderia me ajudar a resolver este problema?
Agradeço desde já;


#2

Carlos,

O AdempiereLBR está compilada para o Java 1.6, e aparentemente é por isso que você está tendo problemas.

Aproveitando, não utilize o JDK 1.6 update 12, pois ele apresenta problemas em algumas janelas do Adempiere.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Olá Eduardo…

Realmente era este o problema, porém ainda me restam algumas dúvidas.

  • Posso utilizar o update 13 para a versão JDK 1.6? Ou qual seria o melhor update para esta versão?
  • É necessário instalar o suporte a PL/Java para o PostgreSQL ?
  • Qual a melhor versão do PostgreSQL para instalar com o AdempiereLBR 342 ?

Agradeço desde já…


#4

Carlos,

Eu estou utilizando o Java 6 update 10, o update 12 não funciona e o 13 ainda não testei.

Para o LBR ainda utilizamos o PL/Java, se não estou enganado o Adempiere 3.4.2 não utiliza mais o PL/Java, devemos estar “aposentando” o PL/Java em breve também.

Quanto ao postgresql estamos utilizando a 8.3.7

Um abraço,
Eduardo.


#5

Enfim consegui instalar o AdempiereLBR, com tudo funcionando perfeitamente.

Para contribuir, vou postar aqui os passos que segui (os quais não encontrei em lugar nenhum)

*** Atenção com as versões, tive muitos problemas com isto ***

Estou rodando em Windows XP SP 3

Passos:

  1. Baixe o JDK v.1.6_u10 (java.sun.com/products/archive/j2 … index.html)
  2. Baixe o PostgreSQL v.8.3.7 (http://www.postgresql.org/ftp/binary/v8.3.7/win32/)
  3. Baixe o PL/Java 1.4 (http://pgfoundry.org/projects/pljava/)
  4. Baixe o AdempiereLBR v.3.4.2 (http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=206184&package_id=263742)
  5. Baixe o ExpDat.jar (mesmo link acima)

6.Instale o Java (JDK v.1.6 update 10)
a) Para o JDK escolha a pasta C:\Java\jdk1.6.0_10
b) Para o JRE escolha a pasta C:\Java\jre6
c) Atenção: não deixe o Java “se atualizar” mais tarde

7.Instale o PostgreSQL 8.3.7 (com Adminpack)
a) Selecione a pasta C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3
b) Eu não consegui instalar o PL/Java que vem junto com o PostgreSQL v.8.3.7, por isso baixei e instalei a parte (leia abaixo)

8.Instale o PL/Java 1.4
a) Extraia os arquivos que você baixou para C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\share\pljava
b) Abra o postgresql.conf da pasta C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\data, e no final do arquivo adicione/altere as seguintes linhas:

#------------------------------------------------------------------------------
# CUSTOMIZED OPTIONS
#------------------------------------------------------------------------------

#custom_variable_classes = ''		# list of custom variable class names
custom_variable_classes = 'pljava'
pljava.classpath = 'C:\\Arquivos de programas\\PostgreSQL\\8.3\\share\\pljava\\pljava.jar' 
pljava.release_lingering_savepoints = true
pljava.debug = false
 c) Reinicie o PostgreSQL (Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Serviços)
  1. Extraia o AdempiereLBR v.3.4.2 para C:\Adempiere (certifique-se de que não ficou C:\Adempiere\Adempiere)

  2. Extraia o ExpDat.jar para C:\Adempiere\data (dentro do ExpDat.jar tem somente um arquivo: ExpDat.dmp, que é o dump da base de dados com as alterações do projeto LBR)

  3. Corrija o PATH do Windows para incluir:
    a) C:\Java\jre6\bin
    b) C:\Java\jre6\bin\client
    c) C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\bin

  4. Crie as variáveis de ambiente:
    a) ADEMPIERE_DB_NAME = “adempiere”
    b) ADEMPIERE_DB_PATH = “C:\Adempiere\utils\postgresql”
    c) ADEMPIERE_HOME = “C:\Adempiere”
    d) JAVA_HOME = “C:\Java\jdk1.6.0_10”
    e) JRE_HOME = “C:\Java\jre6”
    f) PG_DATA = “C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\data” (talvez já exista)
    g) PGLOCALEDIR = “C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\share\locale” (talvez já exista)

  5. No shell do Windows (Iniciar -> Executar -> cmd.exe), em “C:\Adempiere\data”:
    a) Rode o comando: “psql -U adempiere -d adempiere -f ExpDat.dmp >> dump_errors.log
    b) Procure por erros no arquivo “dump_errors.log” gerado

  6. Em C:\Adempiere, executar o “RUN_setup.bat”

Se for usar o PGAdmin, uma conveniência seria fazer o seguinte:

  1. Abra o PGAdmin, clique com o botão direito no BD Adempiere, vá em Propriedades, Variáveis e sete “search_path” = “adempiere”

Bom, é isso… se alguém encontrar alguma falha nesse processo, responda neste post.

abraços


#6

Seguinte, estou tentando instalar no Windows 7 32 bits.
Fiz todos os procedimentos até a parte de rodar o comando: psql -U adempiere -d adempiere -f ExpDat.dmp >> dump_errors.log
Nessa hora ele me pede senha do usuário adempiere.
Sabe me dizer qual seria? Sei que isso não acontece no XP.


#7

Seguinte, estou tentando instalar no Windows 7 32 bits.
Fiz todos os procedimentos até a parte de rodar o comando: psql -U adempiere -d adempiere -f ExpDat.dmp >> dump_errors.log
Nessa hora ele me pede senha do usuário adempiere.
Sabe me dizer qual seria? Sei que isso não acontece no XP.


#8

Penso que seja a senha do usuario"adempiere" cadastrado no banco de dados e que tambem deve ser dono do banco Adempeire!


#9

E qual seria a senha ?


#10

Não sei sua senha!

Mas faça assim, vai la no pgadmin e veja na parte que tem os usuarios, deve ter um chamado “adempiere” se nao tiver crie.
Clica com direito do mouse em cima dele e manda definir senha e diz que ele pode fazer tudo “não lembro oq ele deve fazer” ou o que você acha de ele deve fazer.


#11

Entendi. Na verdade já tinha feito isso e não adiantou. Nesse exato momento estou reinstalando o Postgres. Vamos ver. Já falo o que deu.


#12

Descobri o meu problema mas não consegui solucioná-lo.

Quando edito o arquivo postgresql.conf da pasta C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\data, e acrescento no final do arquivo as seguintes linhas o serviço postgres não consegue mais ser inicializado:

CÓDIGO: SELECIONAR TUDO
#------------------------------------------------------------------------------

CUSTOMIZED OPTIONS

#------------------------------------------------------------------------------

#custom_variable_classes = ‘’ # list of custom variable class names
custom_variable_classes = ‘pljava’
pljava.classpath = ‘C:\Arquivos de programas\PostgreSQL\8.3\share\pljava\pljava.jar’
pljava.release_lingering_savepoints = true
pljava.debug = false

Alguém saberia me dizer o que estou fazendo de errado?
Eu baixei a versão do PLJAVA indicado no link e coloquei na pasta certinho.


#13

Bom dia,

Vamos lá… :slight_smile: Até onde eu saiba, não necessitamos do PL/Java para utilizar o Adempiere + LBR na 342, pois o LBR em si não utiliza nada de PL/Java, e o projeto oficial “dropou” a obrigatoriedade do PL/Java na versão 342s. Você iniciou o uso do projeto a partir desta versão ou você está migrando de uma versão mais antiga?

Caso seja a primeira opção, vai tranquilo. Você terá mensagens sobre a falta da linguagem java e que o schema SQLJ não existe (caso esteja usando postgres), mas o sistema funcionará normalmente.

Caso contrário, verifique se o seu projeto está fazendo o uso de PL/Java, se não estiver, aplique o script de migração do projeto oficial que deixa de usar PL/Java para usar PL/PGsql.

Att,