Libero


#1

Caros colegas desenvolvedores do AdempiereLBR. Antes de mais nada, parabéns pela inciativa! Estou instalando o AdempiereLBR em minha empresa, bem devagar pois não conheço java e quase nada do PostgreSQL, DB que escolhi pois sou usuário antigo dos Red Hat e agora Fedora, S.O.s padrões na minha pequena rede interna. Estou terminando finalmente as configurações do sistema, após passar um trabalhão para resolver a instalação do PLJava, e pergunto o seguinte. As configurações que fiz usando os dados da localização Brasil (ICMS, CFOP, etc…), além de dados de clientes e produtos sofrerão alguma alteração com a instalação do Libero, e este automaticamente usará os padrões já instalados? Me interesso pelo Libero pois minha empresa é indústria e pelo que li na internet é um módulo ou suplemento ao Adempiere voltado para indústria.Precisaria fazer algo diferente dos métodos de instalação do Libero divulgados na Internet?


#2

Caro golombieski,

A utilização do Libero não deve interferir nas configurações do LBR, mas não tenhos dados de testes mais intensivos.

Observe também que o Libero foi integrado como padrão no ADempiere 3.5, que ainda é uma versão em desenvolvimento, isso que dizer que ao longo dos próximos meses, a medida que o ADempiere estiver mais próximo de sua versão estável estaremos também atualizando o ADempiereLBR para esta nova versão.

Em nossos planos atuais, acreditamos que até o final de Janeiro teremos feito e testado as adaptações/ajustes necessários para que o LBR funcione na versões 3.5/3.6 do ADempiere.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Perfeito então. Como não sou nenhum expert e os senhores já estão fazendo tais atualizações eu aguardarei-as. Pois as chances de der errado é bem menor. Mas uma pergunta, vi nos vários tutoriais sobre a instalação do Compiere/Adempiere que se deve desintalar a versão antiga e instalar a nova. Presumo que como os dados e configurações estão armazenados no banco de dados do PostgreSQL ou o ORACLE que bastará usr o script RUN_DBRestore que os dados e configuraçoes estarão instalados na nova versão, mas não haverá nenhum dado ou registro novo para esta versão 3.5/3.6 trabalhar com a localização Brasil, que não existe para 3.4, que se perderá com o RUN_DBRestore? Se sim qual procedimento eu deveria tomar?


#4

Ao utilizar o RUN_DBRestore você apaga os dados do banco de dados e recupera o que está no arquivo de backup …

No procedimento de atualização, substituímos a pasta/diretório onde está instalado o sistema com a versão mais nova do código e executamos apenas os scripts de migração no banco de dados, que cria os novos elementos necessários para a versão mais nova código.

Dessa forma todos os dados do usuário são preservados.

Apenas como curiosidade, quais são os recursos do sistema que você pretende ou gostaria de usar? Se desejar criar outro tópico para este assunto podemos discutir com um pouco mais de detalhes suas necessidades e verificar se eventualmente a versão atual do sistema já pode ajudá-lo

Um abraço,
Eduardo.


#5

Obrigado pela resposta. Quanto aos recursos que pretendo usar, eu ainda não conheço o Libero, presumo que este comlemento faça a associação de insumos e matérias primas para cada item produzido, dando-os baixa no estoque automaticamente; acredito que deve haver PCP (programação e controle de produção), etc… Enfim, estou começando a usar o Adempiere e ainda conheço-o muito pouco, estou fazendo presunções dos recursos disponíveis no Libero, é possível que hajam recursos que desconheço e verei que são muito úteis, de modo que só terei certeza após o uso. Quanto à idéia da criação de um tópico específico, acho muito boa, o Adempiere pelo que vejo já está maduro o suficiente para fazer frente à vários softwares proprietários no mercado, só falta mais divulgação e perda de medo de alguns usuários quanto à confiabilidade dos softwares livres e abertos, de minha parte, procuro divulgá-lo o possível, à amigos de outras empresas, meu contador, inclusive citei-o em um fórum da Comunidade Fedora Brasil indicando a necessidade de criação de um pacote RPM para o Fedora do PLJava, pois esta distribuição Linux ( a que uso, tirando o Red Hat) já se mostrou muito boa para servidores e desktops empresariais, com um toque que facilite a implantação do Adempiere (o PostgreSQL já acompanha por padrão) seria perfeita para a expansão do número de usuários do AdempiereLBR, tanto em setores do comércio (só o Adempiere) como indústria (mais o LIbero), e um tópico específico poderia ser útil para outros usuários também.


#6

Dê uma olhada em uma janela chamada “Produção” no ADempiere, esta janela faz com que o sistema atualize a posição do estoque consumindo “matérias primas” e gerando o “produto acabado”, sendo o custo do produto do acabado a somatória dos itens de matéria prima.

A lista de materiais do produto acabado pode incluir itens como recursos, cada um com seus respectivos custos.

Talvez como uma primeira fase de seu projeto isso seja o suficiente, e dentro de alguns meses você pode fazer o upgrade e passar a utilizar o também os recursos mais avançados do Líbero.

Se você fizer os testes no GardenWorld, utilize o produto “Patio Set”, que é um item fabricado que possui um lista de materiais.

Um abraço e boa sorte com os seus testes,
Eduardo.


#7

Obrigado pela dica, vou ver o que consigo, e coloco aqui algo que aprender, de forma à ser útil para outros usuários também. Um grande abraço!