Impostos de Serviços / Fator de Serviço


#1

Pessoal,

Estou tentando configurar o esquema de impostos de minha empresa, mas estou encontrando diversas dificuldades. Pudera, sou um zero à esquerda nesse assunto…

Como a empresa é prestadora de serviços, os impostos que incidem são COFINS, PIS, CSLL, ISS e IR, todos sobre o valor final de faturamento (não em cascata). No banco de dados, atualizei os registros já existentes relacionados ao GardenWorld nas tabelas LBR_* para estarem com o ad_client_id da minha empresa. Vejo então os registros já existentes em Imposto (Brasil) (COFINSPROD, ICMSSERV, etc), mas tenho dúvidas no que exatamente colocar nos campos de fórmulas. O texto do manual não está completamente claro pra mim, então estou tentando com somente um imposto como teste. Eis o que fiz pra IR, por exemplo:

Fórmula: (@AMT@@IR@)
Fórmula Valor Líquido: (@AMT@-(@AMT@
@IR@))
Fator de Serviço: @@ (é mandatório, não faço idéia o que por nesse campo, nem o manual nem o forum trazem alguma referência a ele)

Na janela Alíquota de Imposto, criei um registro Impostos Empresa em nível de resumo. Daí criei um outro registro chamado IR, com imposto pai Impostos Empresa e imposto IR na seção Adempiere LBR.

E depois disso? Onde defino o valor da alíquota do IR? Tentei colocar no campo Taxa do registro IR, mas não funciona. Na ordem de venda, o valor do imposto do pedido sempre fica zerado quando coloco Impostos Empresa como imposto da linha.

Ainda tenho outras dúvidas, mas vamos uma de cada vez.

Obrigado a todos.


#2

Michels,

Funciona da seguinte forma:

Para o ADempiere o valor com impostos, significa o valor da venda/produto com todos os impostos, e o valor sem impostos, como o próprio nome diz, o valor sem qualquer imposto.

Bom, até aqui óbvio :slight_smile:

Então, vamos considerar o seguinte exemplo:

Um venda/produto de R$ 100,00 com os seguinte impostos:

PIS: 0,65%
COFINS: 3%
CSLL: 1%
IR: 1,5%
ISS: 3%

Os valor em reais desse impostos, R$ 0,65, R$ 3, R$ 1, R$1,5, R$ 3, respectivamente, e neste caso sua primeira fórmula está correta.

O problema fica para fórmula seguinte, pois o ADempiere faz a seguinte conta:

Valor do produto = R$ 100,00

Valor dos impostos = R$ 9,15 (somatória dos valores acima)

Valor líquido = R$ 90,85 (R$100,00 - R$ 9,15)

Dessa forma nós pecisamos determinar uma nova porcentagem para representar o valor do IR, por exemplo, pois o sistema vai precisar calcuar o imposto em cima deste R$ 90,85, que é o valor líquido.

Como a fórmula para esse conta iria ficar muito extensa, nós optamos por criar esse “Fator de serviço”

Dessa forma, no campo da fórmula valor do líquido você pode simplesmente deixar @AMT@, pois o sistema não vai utilizar essa fórmula, e no fator, nesse nosso exemplo, o IR ficaria assim:

Fator de Serviço (IR): 1.6510731976

Esse valor é a porcentagem que aplicada em R$ 90,85 vai resultar nos R$ 1,50.

Faz sentido? Impostos são sempre uma “novela” aqui no fórum… :slight_smile:

Como chegar nesse número?

No caso do IR, novamente:

(0.65/90.85)*100

Ou seja, a alíquota, dividida pelo valor líquido e multiplicada por 100.

Outro detalhe, é que no campo fator de serviço, você deve digitar o fato utilizando o ponto “.” como identificador do separador decimal.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Edu,

Entendi as suas colocações, porém ainda estou com algumas dúvidas em relação ao procedimento a ser utilizado no ADempiere. Em resumo, a dúvida principal é se preciso definir um grupo de tributação, e posteriormente a configuração de impostos pra esse grupo de tributação, pra que toda essa customização que vocês fizeram seja colocada em prática. Tentei diversas vezes, de diversas maneiras, e os impostos somente são calculados na ordem de venda se eu tiver o produto participando de um grupo de tributação com os impostos configurados.

Posto isso, minha outra dúvida continua em relação a esse fator de serviço. Antes de você responder esse tópico, eu continuei fazendo diversos testes na base da tentativa e erro, verificando os valores das variaveis via Eclipse, até conseguir fazer funcionar, inclusive fazendo todos os cálculos corretamente. Porém, a maneira que eu fiz é diferente do que você explicou. Vou colocar aqui o que fiz:

  • na janela Produto, criei um registro que vai ser o único que vou vender, chamado genericamente de Serviço, e associei este produto a um grupo de tributação
  • na janela Configuração de Impostos, criei um registro com o tipo de exceção sendo o grupo de tributação que foi associado ao produto Serviço. Na aba Grupo Produto, criei o Imposto Brasileiro com os impostos e alíquotas que incidem sobre a venda, com base de cálculo sempre em 0
  • na janela Imposto (Brasil), configurei todos os impostos que usei na configuração de impostos anterior, usando, em todos os impostos, as seguintes fórmulas:[list][*]Fórmula: @AMT@
  • Fórmula Valor Líquido: @AMT@
  • Fator de Serviço: @FACTOR@ (não fazia idéia do que por, olhei no código do validator uma referência assim)
    [/*:m][/list:u]

Usando as configurações acima, os impostos da ordem de venda são calculados corretamente, pro produto Serviço. Veja que em nenhum momento referenciei o imposto específico nas fórmulas, somente o @AMT@ mesmo. E também não usei o fator de serviço, daí minha dúvida de como deve ser a real utilização desse campo.

Depois que você respondeu ao tópico, tentei de diversas maneiras fazer o cálculo dos impostos funcionar sem utilizar um grupo de tributação, alterando as fórmulas dos impostos (@AMT@*@NOMEDOIMPOSTO@), colocando o valor do fator de serviço como você explicou, e infelizmente o imposto nunca é calculado.

Na realidade, eu realmente gostaria de não ter que usar um grupo de tributação relacionado a um produto para ter os impostos calculados. Isso porque na realidade eu tenho duas empresas configuradas no ADempiere, com incidência de impostos diferentes (a outra é Simples), sendo que a venda é feita como se fosse uma empresa somente (não importa qual), mas o faturamento sim é escolhido no momento da aprovação do pedido, sem uma regra (matemática) específica para diferenciar. E pra fazer isso funcionar, eu preciso criar outro produto, com outro grupo de tributação, outra configuração de impostos e etc pra empresa que está no Simples. Sim, fiz funcionar, porém a meu ver está “estranho”, e o ideal seria que o imposto fosse aplicado somente escolhendo o mesmo na linha da ordem de venda, independente do produto/grupo de tributação.

Pelo que tinha entendido inicialmente, a janela Configuração de Impostos somente deveria ser utilizada no caso de exceções (como está escrito na própria janela), por isso minha dúvida se há como realizar o cálculo dos impostos sem precisar mexer nessa janela.

Aproveitando que falei sobre o Simples, você disse num outro tópico que pelo fato de ser um imposto único, o esquema padrão do ADempiere poderia ser utilizado. Só que eu devo fazer o cálculo reverso como o do fator de serviço, correto? No meu caso, tenho alíquota de 11,4%, que fazendo os cálculos chegaria em 12,86681715575621%, é isso? E há algum problema que na aba de Impostos do Pedido/Fatura o Valor Base do Imposto não seja o cheio e sim o líquido, diferente de como fica se eu utilizar o esquema de impostos do ADempiereLBR?

Obrigado pela ajuda.