Como instalar no Mac OS X?


#1

Amigos,

Esta é minha primeira participação no forum.

Como instalar o AdempiereLBR no Mac OS X?

Estou iniciando uma micro empresa no setor industrial, e fiz muita pesquisa procurando um software de gestão para Mac OS X. Achei o AdempiereLBR e fiquei fascinado com a abrangência deste software. Talvez seja muito para nosso singelo início, mas todos que abrem um negócio sonham em crescer :slight_smile:

Quem irá cuidar da empresa seremos eu e minha mulher. Nossos computadores são Macs (iBook G4), com sistema Mac OS X 10.4.11.

Gostaria de uma dica de quem já instalou o AdempiereLBR no Mac. Como instalar? Quais são as dependências? Qual banco de dados é o recomendado?

O java que tenho instalado é o seguinte (digitei “java -version” no terminal):

A “Atualização de Software” está me oferecendo o seguinte update do Java… Devo instalar?

Desde já agradeço,

Abraços,
Márcio


#2

Marcio,

Bem vindo ao Fórum!

A versão do Java é 1.5, portanto, pode fazer a instalação desta atualização, apenas preste atenção se você possuir Macs Intel com processadores 64bits, a Apple já disponibiliza a versão 1.6 do Java, que não é suportada por padrão no ADempiere.

O banco de dados que você deve utilizar é o PostgreSQL, que também pode ser utilizado sem problemas no Mac OS.

Quanto a experiência do ADempiereLBR no Mac OS, pode usar tranquilamente… Toda a equipe da Kenos usa MacBooks :slight_smile:

Um abraço,
Eduardo.


#3

Eduardo,

Instalei o PostgreSQL sem problemas.

Baixei o AdempiereLBR e copie a pasta Adempiere para /Applications. O Adempiere ficará em /Applications/Adempiere.

Dentro desta pasta executei “./RUN_server.sh”. Antes tive de dar um “chmod 755 RUN_setup.sh” para poder executá-lo.

Aberta a janela “Adempiere Server Setup”, cliquei no botão “Test”. E obtive a seguinte mensagem de erro:

Procurei pelo tools.jar no meu micro e não o achei. Fui pesquisar e achei em developer.apple.com/documentatio … Tools.html a seguinte explicação:

Este texto aí em cima faz referência ao sistema Mac OS X 10.4, que é o que eu uso. O Java pré-instalado é o 1.5.

Em lists.apple.com/archives/Java-de … 00901.html achei o seguinte:

E em lists.apple.com/archives/Java-de … 00366.html está escrito o seguinte:

Sei um pouco de Python, mas de Java meu conhecimento é nulo. Por isso baixei a versão binária do AdempiereLBR. Fica um pouco difícil para mim fazer alterações no fonte… Tenho medo de estragar todo o trabalho de vocês :slight_smile:

E agora, que posso fazer?

Obrigado, e um abraço,
Márcio


#4

para fazer o build no Mac OS, precisa alterar um arquivo para que não tenha erros em relação ao tools.jar, agora no RUN_setup.sh tem um campo que não lembro direito que vc define a jvm, vc deve selecionar a opção mac, que ele não vai reclamar desta biblioteca.

abaixo link, com a dica do Eduardo para compilar no Mac OS o Adempiere.

[url]Adempiere e Mac OS X]

sds, Mario


#5

Aqui um guia que eu segui mais ou menos: adempiere.com/wiki/index.php/How … acOSX_10.5

Vc vai precisar do Xcode pra ter o JDK, Mac OS X só vem com JRE -> developer.apple.com/technology/xcode.html, um pequeno download de 1 GB. Só que eu acho que é só pra Leopard. Procurei por cima e pra Tiger tem que ser o Xcode 2, mas não achei pra download :S

Só uma dica pro postgres (se é que vc usou o da EnterpriseDB)… edite o arquivo /Library/PostgreSQL/8.3/data/postgresql.conf e adicione no final:

custom_variable_classes = 'pljava' pljava.classpath = '/Library/PostgreSQL/8.3/lib/postgresql/pljava.jar'

Esse arquivo é visível somente pro usuário postgres, então ou vc dá um “su - postgres” ou então edita com seu usuário e sudo.


#6

Obrigado amigos,

Já experimentei a dica do Mário, de, no campo “Java VM”, escolher “Mac”, e o teste deu certo! :wink:

Gmichels, não sei exatamente qual o PostgreSQL que baixei. Peguei ele aqui enterprisedb.com/products/pgdownload.do#osx Quanto ao Xcode, eu já tinha ele instalado no sistema. Sim, é a versão 2.

Vou continuar a instalação…

Dando tudo certo, posso até fazer um tutorial de instalação do AdempiereLBR para Mac!

Obrigado a todos,
Márcio


#7

É esse postgres mesmo, adicione aquelas informações no arquivo senão algumas funções não vão funcionar, como criar lista de preços.


#8

Amigos,

Consegui instalar o Adempiere!!! :slight_smile:

Entre outras coisas, descobri que não precisa instalar o Xcode (boa economia de HD).

E também escrevi o tutorial de instalação do AdempiereLBR para Mac !!! Mas preciso tirar algumas dúvidas antes de publicá-lo:

1 - Precisa mesmo mexer no /etc/hosts?

2 - No login, na janela “Adempiere Conexão”, de jeito nenhum consigo fazer com que o “Testar Aplicação” dê OK. O “Testar Banco de Dados” dá certo. O “Testar Aplicação” sempre dá uma janela de erro: “Servidor não Ativo - MeuServidor” - “Receive timed out”. E mesmo assim, consigo logar no Adempiere! Por que?

3 - Na criação de uma nova empresa, precisa clicar em “Carregar valores contábeis” ? Qual arquivo carregar?

O suporte aqui do fórum é sensacional. Parabéns.

Abraços,
Márcio


#9

1 - Sim e não (huahua) a resposta vai ajudar na segunda pergunta. A máquina cliente precisa resolver o servidor de aplicação pelo nome, ou seja, se vc não tem um servidor de dns na sua rede, vc vai sim precisar alterar o /etc/hosts e colocar o ip e nome do seu servidor nas máquinas clientes.

2 - Vc chegou a rodar o /utils/RUN_Server2.sh ? e importante, como avisei anteriormente, o cliente precisa resolver o servidor de aplicação por nome.

3 - Para criar uma nova empresa, vc deve logar no System e entrar na tela Initial Client Setup, e carregar o arquivo que esta na pasta data no AdempiereLBR (tem só no fonte do svn, vou ver se coloco nos downloads do SF.net), depois de feito isso, vc entra novamente no Adempiere, agora logando na nova empresa, vai na tela Carregar Arquivo de Importação, seleciona o Formato de Importação Accouting Accounts, e seleciona o mesmo arquivo. Depois vc deve entrar na tela Importar Conta, e clicar no botão importar contas.

sds, Mario


#10

No caso do arquivo de hosts e sem servidor DNS, vc pode sempre usar a nomenclatura nomedamáquina.local, que vai funcionar tudo corretamente, inclusive o servidor de aplicação.

Outros macs na rede vão acessar esse nome sem problemas, e no caso dos windows, se tiver o bonjour instalado também vai normal. Linux precisa de um serviço dns multicast instalado, como avahi (acho que é esse o nome).


#11

Amigos,

Estou mexendo com o Adempiere aos poucos, entre outras tarefas. Fiz uma instalação que funcionou. E então tratei de explorar o funcionamento do programa.

Mas em outro dia, quando tentei ativar novamente o Adempiere, não consegui. Por exemplo, ao tentar usar “psql -U postgres”, obtinha:

E chamando o programa “Start Server.app”, obtinha “O comando terminou com um estado diferente de zero”.

Pesquisando no “system.log”, encontrei várias mensagens “PostgreSQL 8.3 (406) did not complete successfully”. O número entre parenteses varia. Eu também não sei onde fica o log do próprio PostgreSQL, para ver se tem algo mais descritivo nele.

Fui mexer nas configurações, e descobri que quando adicionava ao “postgres.conf” as duas linhas abaixo, o servidor não reiniciava.

Verifiquei que o path está correto e que “pljava.jar” está realmente lá. Na mesma pasta também tem “pljava.so”, inclusive.

Alguma sugestão?

Abraços a todos,
Márcio


#12

Amigos,

Como prometi, fiz um tutorial de instalação do AdempiereLBR e o coloquei no wiki da comunidade. Não está completo, mas a base já está lá…

Gostaria de pedir que dessem uma olhada, e quem sabe uma revisão… adempierelbr.sourceforge.net

Como tive de aprender um pouco de wiki para escrever o tutorial, aproveitei para colocar lá um artigo sobre como criar páginas no wiki :slight_smile:

Abraços a todos,
Márcio


#13

Márcio,

Parabéns pela sua contribuição!

Ficamos muito satisfeitos em ver a comunidade do ADempiere se expandindo aqui no Brasil.

Um abraço,
Eduardo.


#14

Marcio, certifique-se que no postgresql.conf vc alterou a linha do listen_addresses para ficar com ‘*’.

E o Xcode vc vai precisar se for customizar com Eclipse :wink:


#15

EUREKA!!! EUREKA!!! EUREKA!!!

Encontrei :smiley: a origem do meu problema…

Pois é, programador convive com isso o tempo todo, mas levei um bom tempo para descobrir porque nem sabia onde ficava o log do PostgreSQL (que aqui fica em /Library/PostgreSQL/8.3/data/pg_log/). Quando li em “startup.log”, esta mensagem matei a charada: FATAL: syntax error in file “/Library/PostgreSQL/8.3/data/postgresql.conf” line 498, near token " ’ ".

No meu postgresql.conf estava assim:

custom_variable_classes = 'pljava' pljava.classpath = '/Library/PostgreSQL/8.3/lib/postgresql/pljava.jar

Pois é, olhem bem… Simplesmente estava faltando o caractere apostrofo ( ’ ) fechando a segunda linha.

Muito obrigado pela cooperação.

gmichels, vou colocar no wiki o aviso sobre a necessidade do Xcode para customizar com o Eclipse.

Abraços,
Márcio