Dúvidas sobre Impostos


#1

Pessoal,

Quando eu faço um lançamento de produto no pedido ou na fatura, o sistema busca o imposto correspondente (através da tabela C_TAX). Porém, como vocês procedem quando o mesmo produto possui 2 impostos que compõem o cálculo, por exemplo IPI e ICMS?


#2

No seu exemplo vc deverá cadastrar 3 impostos, um para o IPI, um para o ICMS e um terceiro como Summary Level, ai nos impostos IPI e ICMS vc coloca como Parent Tax o terceiro imposto que vc cadastrou como Summary Level.

Testa ai e se tiver mais alguma dúvida posta aqui.

Um abraço


#3

Ricardo, obrigado pela explicação, eu fiz o teste e deu certo…

Agora outra duvida… quando eu lanço uma nota fiscal de entrada de produtor rural (entrada de produtos do tipo frutas, legumes, verduras…), é preciso calcular o INSS, cuja aliquota é 2%, e este valor precisa ser debitado do total da nota… Ex.: se o total dos produtos é R$ 100,00, o total da nota deve ser R$ 98,00.

Existe alguma forma de calcular isso no Compiere?


#4

Emerson,

Se você criar o Rate como -2, o Compiere irá fazer esta conta.

Um abraço,
Eduardo.


#5

Eduardo, deu certo quando informei o imposto associado a um produto… mas existe alguma forma de eu associar este imposto ao total da nota, simplesmente, e não ao produto?

Eu criei o imposto INSS marcando o campo “Document Level”, daí lancei na linha da fatura, sem produto ou encargo, mas não funcionou.


#6

Emerson,

O imposto é definido apenas na linha.

A caixa de verificação “Document Level” muda apenas a forma do cálculo.

Não selecionada:
O Compiere calcula o imposto individualmente em cada linha.

Selecionada:
O Compiere soma o valor de todos os items que possui o mesmo imposto e depois calcula o valor.


#7

Alguém aqui precisou configurar o sistema para emitir NF de Serviços e de Produtos?
No meu caso eu posso ter uma cotação em que um cliente solicite na mesma cotação, o preço dos produtos e dos serviços (tudo junto) e quando essa cotação vira uma ordem de compra eu precisaria emitir 2 notas ficais, sendo uma de serviço e outra de produto.
Alguma idéia?


#8

Ricardo,

Isso pode ser feito, sem problemas.

Imagine que você tem uma ordem de venda com 3 itens, onde:

Item 10 - Produto A
Item 20 - Produto B
Item 30 - Servico

O que precisa ser feito é a geracão em separado da Expedicão (Shipment) e Fatura (Invoice).

Sua ordem de venda é única, mas você irá criar dois documentos de Expedicão e duas faturas, separando os produtos do servico.

Espero ter ajudado.

Um abraco,
Eduardo.


#9

[quote=“emontenegro”:455ac]
Ricardo,

Isso pode ser feito, sem problemas.

Imagine que você tem uma ordem de venda com 3 itens, onde:

Item 10 - Produto A
Item 20 - Produto B
Item 30 - Servico

O que precisa ser feito é a geracão em separado da Expedicão (Shipment) e Fatura (Invoice).

Sua ordem de venda é única, mas você irá criar dois documentos de Expedicão e duas faturas, separando os produtos do servico.

Espero ter ajudado.

Um abraco,
Eduardo.
[/quote:455ac]

Primeiramente gostaria de agradecer sua paciência e boa vontade em responder minhas perguntas e aos demais que também contribuem com o enriquecimento deste forum!

  1. No caso, esse “Y” para criar dois documentos de expedição e duas faturas pode ocorrer automáticamente por regra do sistema ou dependo da analise crítica do usuário? Se pode ocorrer automaticamente, onde é definido isso?

  2. Como vc fez com os campos CNPJ e IE e CCM? Vc os criou? qual é o caminho pra isso?

  3. No caso específico do ICMS, é possível criar uma regra para que seja atribuido automaticamente a alíquota correta entre estados?

OBS.: vc é da VIP?


#10

Ricardo,

Respondendo as suas perguntas:

  1. O usuário precisa gerar estes documentos separadamente, utilizando os processos “Generate Shipment” e “Generate Invoice” do Compiere não é possível fazer esta separação.

  2. Sim, os campos foram criados. A criação de novos campos é feita através do client “System”.
    Faça o login com o usuário SuperUser, senha System, e no campo regra, selecione System Administrator
    No final de semana vou postar uma dica de como fazer isso.
    De qualquer forma, nosso colaborador mgrigioni irá postar aqui um pacote que cria automaticamente estes campos, incluindo a validação do CPF e CNPJ.

  3. Para definição dos impostos, na parte inferior da janela Tax Rate, você irá encontrar campos para especificar o país e o estado.
    Os campos do lado direito são para definir o destino e do lado esquerdo a origem.
    Assim o sistema irá verificar qual a alíquota precisa ser selecionada.

Obs.: Eu fui da Vip e fiz uma apresentação para você, está lembrado?
Qualquer dúvida é só postar aqui, fico feliz em saber que o fórum esta ajudando.

Um abraço,
Eduardo.


#11

Ricardo,

Postei o documento em

compiere.srv.br/forum/viewtopic.php?t=74

Espero que possa te ajudar.

Um abraço,
Eduardo.


#12

[quote=“emontenegro”:fc3c1]
Ricardo,

Postei o documento em

compiere.srv.br/forum/viewtopic.php?t=74

Espero que possa te ajudar.

Um abraço,
Eduardo.
[/quote:fc3c1]

Legal Eduardo!
Muito bom este documento. Clariou bastante!
Só uma dúvida, pelo que vi, vc deixou o campo default Tax ID. Existe algum motivo para isso?


#13

Ricardo,

Qual página do documento você está se referindo?


#14

Na página 94, Imagem 63 - Aba Field Sequence, Janela Organization Info


#15

Ricardo,

Se estamos falando da mesma coisa, sem motivo.

Apenas preservei o campo Tax ID, por ser padrão do Compiere.

Um abraço,
Eduardo.


#16

[quote=“emontenegro”:9027d]
Ricardo,

Se estamos falando da mesma coisa, sem motivo.

Apenas preservei o campo Tax ID, por ser padrão do Compiere.

Um abraço,
Eduardo.
[/quote:9027d]

Como eu nunca tinha feito uma customização desse tipo, perguntei pois não sabia avaliar se havia uma necessidade de preservar esse campo para o bom funcionamento do sitema.
Mas valeu, entendi!

Obrigado


#17

[quote=“emontenegro”:2ee5a]
…De qualquer forma, nosso colaborador mgrigioni irá postar aqui um pacote que cria automaticamente estes campos, incluindo a validação do CPF e CNPJ. …
[/quote:2ee5a]

mgrigioni,

Estou interessado nesse pacote que o Eduardo comentou. Você teria como publicá-lo?

Obrigado,


#18

Bom dia amigos,

Primeiramente queria agradecer a todos pelos pots…
Sou profissional ERP a alguns anos e confesso nunca vi algo semelhante, esta comunidade é maravilhosa!
Estou fascinado com o Adempiere… Simplesmente um espetáculo!!

Seguinte… o link abaixo está quebrado, alguém tem este documento disponível em outro servidor?

Desde já Obrigado e vamos à luta derrubando gigantes pelo calcanhar de Aquiles!
Abs!


#19

Primeiramente seja bem-vindo ao Fórum.

O novo link é Documento sobre o AD

Observe que o arquivo está anexado no final tópico.

Sds,
Ricardo Santana