Manual do Usuário - ADempiereLBR


#1

Fiz um pequeno manual de utilização do ADempiereLBR, que pode ser baixado, no site do projeto no Sourceforge (sf.net/projects/adempierelbr)

[url:5154c]http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/adempierelbr/manual-AdempiereLBR.pdf[/url:5154c]

sds, Mario


#2

Pessoal,

Este manual ficou muito bom, espero que ajude a todos a testar e validar os desenvolvimentos que estão sendo feitos.

Parabéns ao Mario que tem sido nosso maior colaborador do LBR.

Parabéns também ao restante da equipe da Kenos que tem colaborado nos bastidores do desenvolvimento, ao pessoal da Faire consultoria e ao Ricardo Santana.

Todos dedicaram um grande esforço para chegarmos até aqui.

Agora, eu gostaria de recrutar os participantes do fórum, principalmente os que trabalham com outros sistemas, para que possamos verificar os pontos fortes e fracos do ADempiere, como podemos melhorar a localização, coisas que ainda não desenvolvemos, etc…

Algumas coisas que estão em nossa linha de produção que estarão disponíveis durante os próximos meses são:

  • Relatórios Fiscais;

  • Relatórios Contábeis;

  • Sintegra

  • IN86

Um abraço a todos,
Eduardo Montenegro


#3

Opa,

Esqueci de um colaborador que contribuiu com um detalhe muito importante, que tenho certeza, ajudou muitas pessoas a utilizarem o LBR:

Matheus Nogueira, obrigado pelo manual de instalação do LBR.

Um abraço,
Eduardo Montenegro.


#4

olá Mario;

uma dúvida quanto a janela Grupo de Tributação (Parceiro de Negócios) :

se entendi direito, esta janela serve para cadastrar por exemplo :

Grupo Contribuintes de ICMS - Pessoa Fisica, Grupo Contribuintes de ICMS - Pessoa Jurídica, Grupo Isento de ICMS Pessoa Jurídica ?

obrigado mais uma vez,

Hajime.


#5

isso mesmo Hajime, são grupos de exceções/configurações de impostos.

no caso do icms, acho que não é preciso criar um grupo para PJ e PF, pois isso vai verificar na matriz de icms, onde existe a informação de/estado-para/estado, e quando for um consumidor ISENTO de IE, ele vai trazer a alíquota interna.

exemplo: SP-RJ = ICMS 12% (PJ com IE)
SP-RJ = ICMS 19% (PJ ISENTO ou PF) Alíquota interna do Destino

Um exemplo bom seria, um grupo de clientes, possui alguma portaria específica do ICMS, e dai a utilização do grupo é uma forma mais fácil do que criar uma exceção para cada parceiro.

sds, Mario


#6

Caro amigo, sou novo aqui no fórum, estou estudando o adempiere e admiro bastante a iniciativa desta comunidade, e desde já estamos aqui para também colaborar.

Li o manual e fiquei com algumas dúvidas:

  1. Nossa empresa vende um único produto. E a alíquota do nosso estado é 17% para este produto. Como proceder nos cadastros de impostos quando vendemos para outro estado com alíquota menor.

  2. Nosso produto é importado, por isso emitimos também nota de entrada de produtos, no caso do transporte do porto para a empresa. Neste caso colocamos na descrição da nota o IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, PIS, COFINS, TAXA SISCOMEX. Onde poderia está gerando isso?

Agradeço demais pelo auxílio.


#7

Vc deve entrar na janela Configurador de Impostos, criar uma exceção para este produto, e na aba produto, definir que a alíquota de ICMS é 17%.

A taxa de SISCOMEX deve ser uma nova linha na sua fatura

Sobre o cálculo do imposto de importação, é necessário criar as fórmulas. eu ainda não cheguei a testar nenhum caso, porém não deve sere complexo.

Um de nossos clientes, estará usando importação e exportação no ADempiere, então, provavelmente, em breve estaremos colocando novas funcionalidades no adempierelbr, para atender melhor estes casos.


#8

Olá. Estou testando a nova versão do ADempiereLBR, mas não estou conseguindo criar um novo Cliente.
Alguem tem um passo a passo para eu poder Criar Cliente, Organização, e fazer customizações básicas do ADempiereLBR?

Grato,
Oséias Gomes


#9

Ola Oseias,

Outra importante fonte de informação para uma customização básica do sistema, um passo a passo para criação de um cliente do sistema você irá encontrar no documento http://contribdoc.caixamagica.pt/twiki/pub/Main/Compiere/024_manual_utilizador.pdf criado pela comunidade portuguesa.

Atc.,

Luiz


#10

Bom dia Luiz!
Muito obrigado pela atenção.
Eu já baixei este manual, mas a questão é que na versão AdempiereLBR quando vou criar um novo cliente está dando erro, eu acho que é porque eu não fiz alguma configuração, imagino.
Na versão do Adempiere eu até consegui, mas nesta não estou conseguindo.
Se doder me ajudar eu agradeço.

Cordialmente,
Oséias Gomes


#11

Oséias,

qual versão do adempierelbr vc instalou? a copilada, ou baixou os fontes no svn e rodou os scripts ?

isso ajudaria, para que eu possa verificar algum possível problema, e também se vc conseguir, colocar o log da console seria legal

sds, Mario


#12

Olá Mário, Bom dia!

Baixei o arquivo “AdempiereLBR_340.zip” e fiz os passos indicados no arquivo “Instalação AdempiereLBR.zip”.
Quando aparece a tela de login, aparece Adempiere Release 3.3.1t - 05/12/2007. Há uma versão mais atual que esta?
Obrigado pela ajuda.

Att.
Oséias Gomes


#13

O Problema foi solucionado depois que refiz a instalação em uma máquina que não tinha nada instalado.

Att.