AdempiereLBR - ERRO Gerar Boleto


#1

Quando entro com o usuario GardenWordlAdmin ou GardeWordlUser e tento utilizar o formulário de gereção de boletos ele nao consegue encontrar a classe que referencia ao formulário:

FormFrame.openForm: Class=org.adempierelbr.form.boleto.FormBoleto, AD_Form_ID=1000000 [11]
java.lang.ClassNotFoundException: org.adempierelbr.form.boleto.FormBoleto
at java.net.URLClassLoader$1.run(URLClassLoader.java:200)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(URLClassLoader.java:188)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Launcher.java:268)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(ClassLoader.java:319)
at java.lang.Class.forName0(Native Method)
at java.lang.Class.forName(Class.java:164)
at org.compiere.apps.form.FormFrame.openForm(FormFrame.java:276)
at org.compiere.apps.form.FormFrame.openForm(FormFrame.java:256)
at org.compiere.apps.AMenuStartItem.startForm(AMenuStartItem.java:334)
at org.compiere.apps.AMenuStartItem.run(AMenuStartItem.java:165)

Também olhei a referencia classname feita no adempiere.
Verifiquei as tabelas no banco, até fiz um rastreio pelas classe AMenuStartItem, FormFrame,URLClassLoader…
Outro pc nao deu esse erro, nao sei pq esta dando este erro agora.
Alguem pode ajudar ae ^^

Fernando


NF no ADempiereLBR?
Problema na Execução do AdempiereLBR no eclipse easy 1.2.2
#2

este erro ocorre, quando vc não tem o fonte do AdempiereLBR na máquina.

se vc estiver executando usando o método do customization.jar na pasta lib, verifique o .jar foi gerado corretamente, ou tente usar direto do eclipse.

Vale lembrar que realizei apenas alguns testes de emissão de boletos,e algumas customizações precisam ser realizadas, como a criação de um banco no sistema, informar que o mesmo imprime boleto e definir uma sequencia de boletos, além de ter um parceiro cadastrado com todas as informações como cpf, cnpj e endereço, sem isso o processo não funciona.

Caso encontre algum erro, de código ou processo, favor colocar aqui no fórum para podermos corrigir as falhas.

sds, Mario


#3

[quote=“mgrigioni”:6fb95]
este erro ocorre, quando vc não tem o fonte do AdempiereLBR na máquina.

se vc estiver executando usando o método do customization.jar na pasta lib, verifique o .jar foi gerado corretamente, ou tente usar direto do eclipse.

Vale lembrar que realizei apenas alguns testes de emissão de boletos,e algumas customizações precisam ser realizadas, como a criação de um banco no sistema, informar que o mesmo imprime boleto e definir uma sequencia de boletos, além de ter um parceiro cadastrado com todas as informações como cpf, cnpj e endereço, sem isso o processo não funciona.

Caso encontre algum erro, de código ou processo, favor colocar aqui no fórum para podermos corrigir as falhas.

sds, Mario
[/quote:6fb95]
A unica coisa q mude desse pc que estou executando é o sistema operacional (linux/windows). Estou executando através do eclipse… Depois se eu conseguir, posto resolução do mesmo.


#4

O erro pelo eclipse era que eu estava colocando o nome do projeto adempiere_trunk ja estava utilizando ele antes e esqueci de modificar para adempierelbr.
Mas pelo arquivo customization.jar nao consegui executar. Continua a dar o mesmo erro. Alguma sugestao ?! xT

[]'s

Fernando


#5

olá a todos;

no post anterior do Mario, diz que devemos fazer customizações na janela “Banco”;

essa janela é aquela que fica dentro de “Regras da Organização” ?

se for, o que devo escrever nos campos ‘client code’, ‘bill fold’ e ‘bill kind’ da aba Conta?

muito obrigado,
Hajime


#6

vou tentar ajudar um pouco, eu ainda preciso fazer alguns ajustes em relação a campos obrigatórios ou não um help melhor.

sim, a janela banco é essa mesma, a padrão do adempiere:

na primeira aba, vc deve selecionar um banco “brasileiro”, que possua um jBoletoNo, são estes que tem suporte para impressão de boleto

na segunda aba, deve irá colocar as informações da sua conta/ag para aquele banco

deve ser preenchidos os seguintes dados, com exemplos:
cc: 123-1
ag: 456-1

marcar a opção imprime boleto e outros campos serão apresentados

cód. cliente (client code): este campo é necessário para alguns bancos (ex: hsbc e banco do brasil)
carteira (bill fold): este campo vc informa para qual carteira será impresso o boleto. (campo obrigatório)
espécie (bill kind): qual a espécie do boleto, é preciso verificar com o banco a necessidade deste campo
seqüência: deve ser criada uma nova sequence no adempiere para a impressão dos boletos, normalmente o banco para um range de boletos que podem ser impressos, se o mesmo não tiver basta criar uma sequencia começando no 1

espero ter ajudado, sds Mario

:bulb: seria de grande ajuda se o pessoal que esta testando o AdempiereLBR, pudesse criar algum manual de utilização, pois acho que ajudaria bastante a comunidade, nós ainda não tivemos tempo para fazer isso, pois a equipe é pequena e o foco inicial é lançar uma versão final, pronta para entrar em produção


#7

olá Mario,

agradeço muito pela atenção, sei o quanto um desenvolvimento custa em termos de tempo;

farei o possível para tentar resolver as dúvidas e problemas sozinho, antes de postar ;

quanto ao manual, também farei o possível para ajudar;

estou anotando tudo num caderno, as minhas dúvidas e as dúvidas de outros usuários, tentando fazer uma sequencia que possa ser utilizado como um tutorial;

caso seja do interesse da comunidade, tenho anotado no caderno, por exemplo, passo-a-passo a instalação desde o vmware, windows xp, jdk, postgresql, até o Adempiere 3.3.0 com Libero ou Adempiere 3.3.1b sem LBR;

devo ressaltar que não são minhas as soluções, são pessoas da comunidade que deram as soluções, estou ‘aglutinando’ num único documento …

obrigado,
Hajime.


#8

muito bom saber que várias pessoas estão dispostas a ajudar no desenvolvimento do projeto no Brasil, qualquer ajuda é sempre bem vinda.

agora só posso adiantar que nas próximas semanas teremos várias novidades no fórum.

:exclamation: continuem colocando suas dúvidas e sugestões no fórum, nós estamos aqui para isso, ajudar a comunidade


#9

Olá…

estou com problemas na geração do boleto…
de acordo com os post acimas, as configurações estao tds corretas…

qdo vou em geração de boleto, aparece as faturas que criei, mas nao gera boleto nenhum…
por favor alguem pode me ajudar o que esta falatando para completar o processo??


#10

Andréia, tem como vc colocar aqui o log de erro.

uma coisa que esqueci de informar é que na organização o campo Descrição deve estar preenchido, que no código estou utilizando este campo como a razão social da empresa.

sds, Mario


#11

Mario nao gera erro…porém nao completa o processo…


#12

andreia, vou colocar neste final de semana, uma nova versão do AdempiereLBR no ar,

na segunda baixe a nova versão, que existem várias correções de bugs


#13

Olá, caros.

Estou avaliando o AdempiereLBR para uma possível implantação dele na empresa onde trabalho.

Não tenho conseguido gerar boletos de nenhum banco. Estou utilizando a versão disponibilizada para download no SF, executando fora do Eclipse. Quando seleciono uma (ou mais) fatura e peço a geraçaõ de boletos, nada ocorre. Quando executo o cliente através de uma janela de comando (estou no Windows), recebo a seguinte mensagem de exeção:

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException at org.adempierelbr.model.boleto.MBoleto.generateBoleto(MBoleto.java:360) at org.adempierelbr.form.boleto.FormBoleto.actionPerformed(FormBoleto.java:420) at org.compiere.apps.AppsAction.actionPerformed(AppsAction.java:266) at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1849) at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2169) at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:420) at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:258) at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:236) at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(AWTEventMulticaster.java:231) at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:5517) at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3135) at java.awt.Component.processEvent(Component.java:5282) at java.awt.Container.processEvent(Container.java:1966) at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:3984) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2024) at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3819) at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4212) at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3892) at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3822) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2010) at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:1791) at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3819) at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:463) at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(EventDispatchThread.java:242) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:163) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:157) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:149) at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:110)
Além disto, tenho uma dúvida: no nosso processo de vendas, fazemos vendas parceladas, em que cada parcela é paga por um boleto. Existe alguma maneira de gerar boleto para programações de pagamento, ao invés de faturas?

Atenciosamente.


#14

tfurtado, para qual banco vc esta tentando emitir boletos? pq no tracelog, o erro na linha 360 não faz sentido.

:exclamation: IMPORTANTE, na tela da organização é preciso preencher o campo descrição com a Razão Social da Empresa, que vai ser impressa no boleto

os bancos suportados são:
Banco do Brasil
Banco Real
Bradesco
Caixa Economica
HSBC
Itau
Santander (033 e 353)
Unibanco

sobre a pergunta, das vendas parceladas, o sistema gera os boletos de acordo com a programação de pagamento, na tela vc seleciona só a fatura, porém ele sabe quantas parcelas e emite os boletos com númeração /01,02 e assim por diante.

sds, Mario


#15

Mario,

Obrigado pela pronta resposta!
Na tela da organização, há descrição para todas as organizações cadastradas (estou usando a empresa GardenWorld).

Estou tentando gerar boleto para a Caixa Econômica Federal. Mais especificamente, tenho valores, na configuração do Banco, para os seguintes campos: Nome, Descrição, Endereço, Número de Rastreio (104). O campo Banco estava vazio e selecionei o banco na lista (CEF). Após esta seleção, o erro mudou um pouco:

-----------> MBoleto.set_Value: lbr_SueDays=0 - MinValue=5(5) - compared with Numeric Value=0(0) - results in 1 [12] Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException at org.adempierelbr.model.boleto.MBoleto.generateBoleto(MBoleto.java:435) at org.adempierelbr.form.boleto.FormBoleto.actionPerformed(FormBoleto.java:420) at org.compiere.apps.AppsAction.actionPerformed(AppsAction.java:266) at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(AbstractButton.java:1849) at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(AbstractButton.java:2169) at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(DefaultButtonModel.java:420) at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(DefaultButtonModel.java:258) at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(BasicButtonListener.java:236) at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(AWTEventMulticaster.java:231) at java.awt.Component.processMouseEvent(Component.java:5517) at javax.swing.JComponent.processMouseEvent(JComponent.java:3135) at java.awt.Component.processEvent(Component.java:5282) at java.awt.Container.processEvent(Container.java:1966) at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:3984) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2024) at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3819) at java.awt.LightweightDispatcher.retargetMouseEvent(Container.java:4212) at java.awt.LightweightDispatcher.processMouseEvent(Container.java:3892) at java.awt.LightweightDispatcher.dispatchEvent(Container.java:3822) at java.awt.Container.dispatchEventImpl(Container.java:2010) at java.awt.Window.dispatchEventImpl(Window.java:1791) at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:3819) at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:463) at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(EventDispatchThread.java:242) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:163) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:157) at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:149) at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:110)
Além disto, para este banco há uma conta com valores para os seguintes campos: Núm Conta (Com dígito verificador separado por hífen), Número da Agência (Com dígito verificador separado por hífen), Descrição, Moeda, Tipo de Conta Bancária, Imprime Boleto (marcado), Registrado (marcado), Código do Cliente (utilizei um valor numérico qualquer), Carteira, Espécie (não faço idéia de qual o valor esperado aqui, portanto copiei de algum lugar o valor 1), Seqüência (LBR_Boleto) e Seqüência Arquivo Remessa (LBR_Remessa_Boleto)

Desculpe pela longa mensagem.

Desde já agradeço.


#16

Verfiquei que há uma versão mais nova no SF e fiz o download dela. Consegui gerar o boleto com ela, entretanto, o mesmo foi gerado sem o código de barra (segue em anexo uma imagem do mesmo).

Alguma idéia do que pode ser?
Antecipadamente, agradeço a atenção.


#17

Tiago, vou dar uma olhada na geração de boletos da caixa, e verificar quais são todos os campos obrigatórios.

Nunca testei a emissão destes boletos, mas acho q tem alguma coisa de número de convenio, ou coisa do tipo, vou confirmar e depois coloca a informação aqui

O que eu tenho certeza que funcionam são:
Itau, Bradesco, Banco do Brasil, HSBC e Santander (033)

sds, Mario


#18

Provavelmente o problema está na falta de algum campo mesmo, pois fiz o teste de geração de um boleto do Banco do Brasil, utilizando valores que obtive de um site de geração de boletos e o mesmo foi gerado com a linha digitável e o código de barras.

Desde já agradeço a atenção.


#19

Mario,

Pelo que pude perceber, falta o campo “Código de Operação” (necessário para boletos da Caixa). Existe alguma maneira fácil de fazer esta alteração no sistema?


#20

Encontrei a mesma dificuldade do Tiago na impressão de boletos da Caixa Econômica Federal. Mostra a parte superior do boleto, porém a linha digitável, código de barras, bem como toda a parte inferior do boleto ficam em branco.

Alguém poderia me informar se este assunto já foi tratado? Têm conseguido emitir boletos desta instituição financeira?

Att
Guiram