AdempiereLBR - Instalacao/Execucao


#1

Bom, estou tentando executar a versao AdempiereLBR. Estou seguindo o manual de instalação fornecido. Gostaria de saber se os scripts citados no guia sâo os que estão contidos na pasta db_scripts.

E mesmo após a execução dos mesmos e a atualização dos papeis no adempiere. o logout e logon, não aparece no menu o “Localização Brasil”. Verifiquei no adempiere se continha as janelas as tabelas … e estão lá, mas não aparece a opção para os mesmos.

Saber o q fazer?!

Desde já agradeço.

Fernando


ADempiereLBR - Comentários e Sugestões
#2

olá Fernando, os scripts são estes mesmos.

o problema deve ser na tradução, vc precisa entrar na tela de idiomas e selecionar a opção adicionar traduções faltantes para o Idioma pt_BR, no próprio AdempiereLBR, tem uma pasta tradução, com as traduções dos novos elementos.

sds, Mario


#3

Vlws, era isso mesmo. Poderiam mudar o manual e colocar essas observações

Obrigado.

Fernando


#4

Hajime,

No PGAdmin II, vc deve entrar na opção de executar um script SQL e selecionar os arquivos.

Se vc estiver usando Widndows, coloquei um batch script de instalação que já executa todos os inserts no banco.

sds, Mario


#5

bom dia Mario,

obrigado, eu havia encontrado esta pasta “db_scripts” e executei o arquivo bat;

funcionou perfeitamente e agora estou testando as funcionalidades !

até breve;

Hajime


#6

olá a todos,

bem, é o seguinte, para o meu ambiente de testes, estou utilizando o VMWare onde tenho instalado num sistema com windows
o Adempiere 3.3.0, e PostgreSQL 8.2 funcionando normalmente (em testes);

noutro sistema instalei o AdempiereLBR 3.3.1b, tambem em windows e o mesmo banco;

não sei o que fiz de errado, mas no “LBR” na janela de cadastro de parceiros e produtos, não vejo mais as abas de “Contabilidades”;

para ambos estou usando como empresa o GardenWorld,

muito obrigado ,
Hajime.


#7

[quote=“Hajime”:7d929]
olá a todos,

bem, é o seguinte, para o meu ambiente de testes, estou utilizando o VMWare onde tenho instalado num sistema com windows
o Adempiere 3.3.0, e PostgreSQL 8.2 funcionando normalmente (em testes);

noutro sistema instalei o AdempiereLBR 3.3.1b, tambem em windows e o mesmo banco;

não sei o que fiz de errado, mas no “LBR” na janela de cadastro de parceiros e produtos, não vejo mais as abas de “Contabilidades”;

para ambos estou usando como empresa o GardenWorld,

muito obrigado ,
Hajime.
[/quote:7d929]
Para ver as abas de contabilidade você precisa ir em Ferramentar > Preferências > Mostras abas de contabilidade.

Um abraço,
Ricardo


#8

Só uma “dica” pra quem for baixar os fontes.
Em vez de usar um cliente subversion fora e fazer os procedimentos inicias citados no manual de instalação, poderia usar o cliente svn do próprio eclipse, o mesmo já configura todo o projeto e evita alguns erros chatos que podem vir acontecer provavelmente org.compiere.util.CPreparedStatement que não compila de ínicio. Tendo apenas que adicionar o adempiere_trunk ao projeto lbr dps (e não a criação de um novo).

Fernando


#9

Ricardo, muito grato !

era isso mesmo, agora vou continuar com os testes …

até breve,
Hajime.


#10

olá,
peço desculpas a todos, coloquei este post no local errado ( de novo );
segue abaixo a minha dúvida:

olá a todos,

no Adempiere 3.3.0 eu havia preenchido as tabelas do CFOP e NCM;

existe alguma forma de exportar somente estas tabelas para o AdempiereLBR 3.3.1b ?;

talvez utilizando o pgAdmin III, Excel, editor de textos …??? ( estou tentando … )

obrigado,
Hajime


#11

tente com o AquaDataStudio, a versão 4 é free.

com ele é bem simples exportar e importar dados, basta clicar com o botão direito na tabela e selecionar a opção exportar e depois fazer o mesmo processo para importar para o outro banco.


#12

olá Mario,

mais uma vez obrigado;

seguirei o seu conselho, farei isso;

como poderei cooperar, enviando estes dois arquivos para a comunidade ?
por acaso voces já possuem estas duas tabelas preenchidas ?
terei que enviar todo o banco ?

obrigado.
Hajime


#13

sim, já temos a massa de dados destas duas tabelas, coloquei os scripts ontem no trunk, agora precisa ver qual das duas esta mais completa.

sds, Mario


#14

:bulb: Mais uma dica ae pro pessoal começando igual eu. :bulb:
Após baixar o adempiere_trunk, as classes que derem erro, abra as mesmas, e retire o codigo comentado par ao JKD 6 (lembrando que deve ter instalado em sua maquina o mesmo). Este erro acontece pq a mesma extends uma classe abstrata e não implementa todos os métodos da mesma. obs: lembrando que isso não é sempre necessário e o build funciona mesmo sem esse procedimento.

Algum erro de importação as vezes ocorre devido alguma biblioteca que nao veio. Pode ser resolvido dando um update. Normalmente o erro ocorre dentro da pasta client, no pacote org.compiere.apps.search (q contém janelas de busca para um determinado cadastro) com a classe InfoProduct.java referente a “import com.sun.jmx.mbeanserver.MetaData”;

Para resolver a mesma basta baixar o jar em:
java2s.com/Code/Jar/Spring-R … xrijar.htm

adicionar dentro da pasta tools/lib

Não esquecer de adicionar ao classpath do projeto.

[]s

Fernando


#15

olá a todos,

estou utilizando o AdempiereLBR 3.3.1b com a versão baixada em 12/01/2008;

criei uma empresa utilizando o novo Plano de Contas e até aí tudo bem,

quando gerei uma Ordem de Compra, surgiu a seguinte mensagem e consta na janela “System Issue Report”:

Issue Summary:ClassNotFoundException: org.adempierelbr.callout.CalloutOrder class

Stack Trace: ClassNotFoundException: org.adempierelbr.callout.CalloutOrder
at java.net.URLClassLoader$1.run(Unknown Source)
at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
at java.net.URLClassLoader.findClass(Unknown Source)
at ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at sun.misc.Launcher$AppClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
at Class.forName0(Native Method)
at Class.forName(Unknown Source)
at org.compiere.model.GridTab.processCallout(GridTab.java:2410)
at org.compiere.model.GridTab.processFieldChange(GridTab.java:2314)
at org.compiere.grid.GridController.dataStatusChanged(GridController.java:734)
at org.compiere.model.GridTab.fireDataStatusChanged(GridTab.java:1996)
at org.compiere.model.GridTab.dataStatusChanged(GridTab.java:1952)
at org.compiere.model.GridTable.fireDataStatusChanged(GridTable.java:2771)
at org.compiere.model.GridTable.setValueAt(GridTable.java:934)
at org.compiere.model.GridTable.setValueAt(GridTable.java:856)
at org.compiere.grid.GridController.vetoableChange(GridController.java:1051)
at java.beans.VetoableChangeSupport.fireVetoableChange(Unknown Source)
at java.beans.VetoableChangeSupport.fireVetoableChange(Unknown Source)
at javax.swing.JComponent.fireVetoableChange(Unknown Source)
at org.compiere.grid.ed.VLookup.actionCombo(VLookup.java:668)
at org.compiere.grid.ed.VLookup.actionButton(VLookup.java:775)
at org.compiere.grid.ed.VLookup.actionPerformed(VLookup.java:622)
at javax.swing.AbstractButton.fireActionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.AbstractButton$Handler.actionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.DefaultButtonModel.fireActionPerformed(Unknown Source)
at javax.swing.DefaultButtonModel.setPressed(Unknown Source)
at javax.swing.plaf.basic.BasicButtonListener.mouseReleased(Unknown Source)
at java.awt.AWTEventMulticaster.mouseReleased(Unknown Source)
at java.awt.Component.proc

apesar desta mensagem, o sistema criou o pedido de venda;
poderiam me dizer do que se trata este ‘erro’ ???
muito obrigado,
Hajime


#16

Hajime, vc está utilizando a última versão do código fonte?

este erro está ocorrendo, por que o sistema não está encontrando a classe da Callout, que faz a busca dos impostos do produto.

sds, Mario


#17

olá Mario;

reinstalei o sistema, baixei novamente o Adempiere Trunk e o AdempiereLBR Trunk ( hoje 22/01/2008 );

compilei tudo no Eclipse e agora o Pedido de Venda executou corretamente !

muito grato !

A ) mas surgiu outra dúvida: rodando o Adempiere via Eclipse, na tela de abertura mostra uma nova imagem com a nossa Bandeira e AdempiereLBR, e com versão 3.3.1t ;

porém se rodo o Adempiere via executável ( Adempiere.exe ) mostra a imagem tradicional e versão 3.3.1b ???

mas aparentemente as duas versões são identicas no funcionamento…

B ) outra dúvida: na pasta db_scripts têm vários scripts, eles têm preferencia na instalação ? alguma sequencia ?

mais uma vez, obrigado pela atenção;

Hajime.


#18

olá a todos;

estou utilizando a última versão do AdempiereLBR disponível no sourceforge ( rev 121 );

ocorreram dois problemas até o momento:

01 - na Ordem de Venda, quando selecionamos o parceiro, surge uma mensagem de erro:
“Callout Invalid:org.adempierelbr.callout.CalloutOrder.NFDescription (java.lang.ClassNotFoundException:org.adempierelbr.callout.CalloutOrder)”

02 - na janela do CFOP, selecionei o 6102 e tentei preencher os dados da aba “Linha” e quando fui salvar, apareceu outra janela com a mensagem “Não foi possível salvar as alterações”; bem, eu suponho que para o funcionamento do CFOP essa janela Linha tenha que ser preenchida, ou não ? ( estou usando o SuperUser, empresa GardenWorld, organização * );

obrigado,
Hajime.


#19

respondendo aos posts anteriores.

[quote:9a4fb]
A ) mas surgiu outra dúvida: rodando o Adempiere via Eclipse, na tela de abertura mostra uma nova imagem com a nossa Bandeira e AdempiereLBR, e com versão 3.3.1t ;

porém se rodo o Adempiere via executável ( Adempiere.exe ) mostra a imagem tradicional e versão 3.3.1b ???

mas aparentemente as duas versões são identicas no funcionamento…
[/quote:9a4fb]
Se no eclipse, apareceu o logo do AdempiereLBR, está normal, vc está executando o fonte correto, agora se não apareceu, vc não está usando os fontes do AdempiereLBR e algumas funções e erros serão apresentados.

[quote:9a4fb]
B ) outra dúvida: na pasta db_scripts têm vários scripts, eles têm preferencia na instalação ? alguma sequencia ?
[/quote:9a4fb]
este pasta db_scripts, segue o mesmo padrão do Projeto Adempiere.

a pasta 100b, contem os primeiros scripts de instalação, eles devem ser executados na sequencia.
depois temos a pasta 100b-trunk, onde estamos colocando os novos scripts, ou seja, depois de executado todos os scripts, para fazer atualizações, basta executar os novos scripts, para adicionar novas funcionalidades e correções de bugs.

[quote:9a4fb]
01 - na Ordem de Venda, quando selecionamos o parceiro, surge uma mensagem de erro:
“Callout Invalid:org.adempierelbr.callout.CalloutOrder.NFDescription (java.lang.ClassNotFoundException:org.adempierelbr.callout.CalloutOrder)”
[/quote:9a4fb]
provavelmente vc não está executando os fontes do AdempiereLBR, esta callout está sim nos fontes do AdempiereLBR.

O que ela faz:
Este foi um ajuste solicitado, para a criação de um campo de observações da Nota Fiscal, e eu criei ele no Parceiro de Negócios também, então ao selecionar o Parceiro na Ordem de Venda, ele retorna uma descrição padrão deste parceiro, para a Ordem de Venda e na Ordem o mesmo pode ainda ser alterado.

[quote:9a4fb]
02 - na janela do CFOP, selecionei o 6102 e tentei preencher os dados da aba “Linha” e quando fui salvar, apareceu outra janela com a mensagem “Não foi possível salvar as alterações”; bem, eu suponho que para o funcionamento do CFOP essa janela Linha tenha que ser preenchida, ou não ? ( estou usando o SuperUser, empresa GardenWorld, organização * );
[/quote:9a4fb]
O CFOP é uma das pendências da lista, atualmente ele não está buscando automático.

Esta aba Linha do CFOP, é exatamente para isso, definir uma matriz de decisões para que o CFOP seja definido automáticamente.


#20

bom dia Mario e a todos Adempisiastas;

em relação ao post anterior, item A:

" A ) mas surgiu outra dúvida: rodando o Adempiere via Eclipse, na tela de abertura mostra uma nova imagem com a nossa Bandeira e AdempiereLBR, e com versão 3.3.1t ;
porém se rodo o Adempiere via executável ( Adempiere.exe ) mostra a imagem tradicional e versão 3.3.1b ???"

descobri que o arquivo “customization.jar” não era correto;

no Manual dos srs. Matheus Nogueira/Mario Grigioni, página 15 informa quais ‘jars’ devem ser selecionados;

além daqueles, selecionei os seguintes ‘jars’:
( na verdade deixei que o próprio Eclipse selecionasse automaticamente )

Project ‘AdempiereLBR’ output
Project ‘Adempiere Trunk’ output
commons-logging.jar
commons-collections-3.1.jar

não sou expert em compilações/Eclipse, por favor, caso eu esteja enganado favor desconsiderar, mas no meu caso acho que resolvi, pois agora via executável ‘adempiere.exe’ , mostra o novo desenho de login e a versão é 3.3.1t …

obrigado a todos,
Hajime.