ADempiereLBR - Comentários e Sugestões


#1

Pessoal,

Estamos dedicando um enorme esforço no desenvolvimento do ADempiereLBR.

Gostaria de solicitar que todos os interessados instalassem o sistema e escrevessem aqui suas impressões/comentários/sugestões/idéias.

Isto vai nos ajudar a desenvolver o sistema com o maior número de regras (e exceções) possível.

Para baixar o ADempiereLBR basta ir ao site do projeto no SourceForge:

sf.net/projects/adempierelbr

Por favor, observem também que neste momento é necessário um conhecimento mais técnico para instalação do sistema, pois ainda estamos em desenvolvimento, sendo necessário baixar o código fonte do sistema.

Existe um manual para instalação que foi uma contribuição que recebemos do Matheus Nogueira que torna o processo bem fácil.

Um abraço,
Eduardo Montenegro


Duvida!
#2

olá;

acho que aqui não é o local correto, mas não sei onde postar a minha dúvida;

não tenho formação técnica como recomendado pelo Eduardo Montenegro;

cheguei até o ponto onde tenho que executar o script usando o “pgAdmin III” conforme citado no manual do Matheus Nogueira;

mas eu não tenho ideia como faze-lo, poderia se possível indicar como fazer passo-a-passo no “pgAdmin III” ?

muito obrigado antecipadamente pela paciencia;

Luiz


#3

Vamos utilizar este tópico, apenas para sugestões do projeto.

Dúvidas de Instalação, utilizar:


#4

olá a todos e um Ótimo 2008, grandes e prósperos desenvolvimentos !!!

bem, seguindo as orientações do sr. Mario:

01 - acho que os campos CNPJ e CPF devam ser opcionais ao invés de obrigatórios, pois trabalho com uma importadora e ao cadastrar uma empresa estrangeira, o mesmo não possuem estes dados ( o mesmo vale para exportadoras );

02 - incluir na janela NCM um campo chamado “classificação fiscal” de dois digitos apenas.
utilização: imprimir na NF .
Exemplo: nome : 2208.70.00 <---- imprimir na Nota Fiscal
Descrição : LICORES
Classificação Fiscal : 07 <---- imprimir na Nota Fiscal

03 - costuma-se imprimir na NF “Textos Legais” de acordo com os tributos ICMS e/ou IPI.
acho que deveria ser criado este novo campo na janela do NCM.
Estes textos costumam ser alterados com portarias ministeriais, decretos leis etc…

04 - não fiz todos os testes ainda, mas surgiu uma dúvida: na janela “Ordem de Venda” não deveria ter o campo “CFOP” para selecionar o tipo de venda ? ( ex. 1101, 5102, 7101 ou 7102).
selecionar pelo endereço talvez funcione, mas e quando for pedido de venda num determinado endereço e entrega em outro endereço ?

05 - poderia ter na janela “Ordem de Venda” um campo para inserir observações que devam ser impressas na NF.
acho que é comum ter estas situações.
ex. o vendedor insere na ordem de venda “A/C de Fulano de Tal” , ou " localização: próximo ao colegio xxxxx …"

muito obrigado,
Hajime


#5

[quote:d5f57]
01 - acho que os campos CNPJ e CPF devam ser opcionais ao invés de obrigatórios, pois trabalho com uma importadora e ao cadastrar uma empresa estrangeira, o mesmo não possuem estes dados ( o mesmo vale para exportadoras );
[/quote:d5f57]
Basta selecionar outro Idioma no cadastro do Parceiro de Negócios

[quote:d5f57]
02 - incluir na janela NCM um campo chamado “classificação fiscal” de dois digitos apenas.
utilização: imprimir na NF .
Exemplo: nome : 2208.70.00 <---- imprimir na Nota Fiscal
Descrição : LICORES
Classificação Fiscal : 07 <---- imprimir na Nota Fiscal
[/quote:d5f57]
O sistema irá criar esta referência de forma automática na Nota Fiscal

[quote:d5f57]
03 - costuma-se imprimir na NF “Textos Legais” de acordo com os tributos ICMS e/ou IPI.
acho que deveria ser criado este novo campo na janela do NCM.
Estes textos costumam ser alterados com portarias ministeriais, decretos leis etc…
[/quote:d5f57]
Está previsto no desenvolvimento, obrigado pela observação

[quote:d5f57]
04 - não fiz todos os testes ainda, mas surgiu uma dúvida: na janela “Ordem de Venda” não deveria ter o campo “CFOP” para selecionar o tipo de venda ? ( ex. 1101, 5102, 7101 ou 7102).
selecionar pelo endereço talvez funcione, mas e quando for pedido de venda num determinado endereço e entrega em outro endereço ?
[/quote:d5f57]
O campo de CFOP estará na Linha da Ordem de Venda.

[quote:d5f57]
05 - poderia ter na janela “Ordem de Venda” um campo para inserir observações que devam ser impressas na NF.
acho que é comum ter estas situações.
ex. o vendedor insere na ordem de venda “A/C de Fulano de Tal” , ou " localização: próximo ao colegio xxxxx …"
[/quote:d5f57]
Acho uma boa idéia um campo exclusivo para “Observações da Nota Fiscal”, vamos criar.

Um abraço,
Eduardo Montenegro


#6

obrigado pelas explicações Eduardo,

voltando as janelas do CFOP e NCM, acho que estes dois campos poderiam ser de acesso para System;

cadastrando o CFOP e NCM como System, poderia reutilizar os dados para várias organizações,

entendo como organizações filiais ou centro de custos…

obrigado;
Hajime


#7

O único problema que eu vejo em deixar esses dados como “System” é criar mais uma regra que permita a algum usuário da área fiscal, por exemplo, dar manutenção nestes dados.

Mas, sem dúvida é uma alternativa.

Um abraço,
Eduardo.


#8

olá a todos;

em relação a janela Produto e aba Produto, coluna NCM:

após selecionar um código NCM e confirmar, o número mostrado nessa janela é um número sequencial do database;

acho que para o usuário seria melhor que fosse apresentado o número do NCM propriamente dito;

e embora seja um problema menor, as colunas "produção interna’ e ‘grupo2’ estão encavalados;

obrigado;


#9

coloquei um BUG Request na página do sourceforge

[url:fa845]https://sourceforge.net/tracker/index.php?func=detail&aid=1879547&group_id=206184&atid=996639[/url:fa845]

o script de correção esta na pasta db_scripts/100b-trunk/010-BF_1879547.sql

sds, Mario


#10

Parabéns ao pessoal da Kenos pela tropicalização do Adempiere.
Instalei o AdempiereLBR e ainda estou com problemas com a geração de boleto, mas sei que deve ser pela minha falta de intimidade com o Eclipse.

Mas vamos ao assunto do tópico…
Estranhei a localização do campo CNPJ e ainda não sei bem como operacionalizar as transações reais desta forma.
O CNPJ é ligado à localização física da empresa, ou seja, várias unidades têm a mesma razão social, o mesmo número raiz, com o final diferente, sendo que /0001-xx é a matriz.
Já tinha cadastrado vários parceiros no adempiere e há casos em que um parceiro tem vários endereços de entrega com CNPJ´s distintos, mas a compra é feita pela matriz, através de um único contato (comprador da matriz). O endereço da matriz é marcado como ‘cobrança’, ‘faturamento’ e ‘entrega’ e os endereços das filiais apenas como ‘entrega’.
Com o CNPJ na aba principal do parceiro e não na aba localização, teríamos de duplicar muitos cadastros e depois fazer relações de ‘procurador’ entre empresas para que uma possa receber faturas de vendas destinadas a outra.
O ideal não seria o campo CNPJ ficar junto com a localização do parceiro?
Obrigado desde já.


#11

Betotake,

Esta foi uma decisão que causou (e ainda causa…) diversas discussões entre nós … :slight_smile:

Mas, finalmente, acabamos decidindo pelo CNPJ no “cabeçalho” do cadastro do Parceiro de Negócios.

O principal motivo para suportar essa nossa decisão, foi o limite de crédito, que é definido para o Parceiro de Negócios, e não para cada Localização e/ou Filial.

Talvez possamos estudar uma forma de criar um modelo automático de agrupamento de parceiros de negócio que possuem a mesma “raiz” do CNPJ, o que você acha?

Um abraço,
Eduardo Montenegro


#12

No meu caso, preciso elaborar propostas comerciais (orçamentos) nos quais não é nada comum ter o CNPJ no momento do cadastro do parceiro (a saber, somente costumo preencher nome, contato, telefone e email), somente quando a proposta é aprovada e consequentemente faturada.

Claro, posso usar o “truque” que o Edu comentou, mas prefiro dar um jeito mexendo nos validators, pra ter uma solução mais limpa. Mesmo assim, talvez fosse interessante “ter a opção” que o CNPJ/CPF sejam opcionais no momento do cadastro do parceiro.