DIFAL / FCP


#1

Boa tarde pessoal,

Estava analisando o desenvolvimento que a Kenos liberou em relação à DIFAL e surgiu algumas dúvidas, pois aqui não funcionou corretamente:

  • Deve-se adicionar os 2 impostos na linha de cada produto?
  • É por percentual ou qual forma?

Aqui colocamos para testar e calculou errado, valores negativos…etc…se puderem postar um print é de grande ajuda.

Att


#2

Chegamos “próximo” do que é preciso…estamos com dúvida agora quanto ao valor calculado da BC.

Abaixo a configuração na linha, está correto dessa forma?

Valores calculados, teoricamente o R$ 56,00 e R$ 84,00 estão corretos, porém o valor da BC deve ser este mesmo? Não seria R$ 1.000,00 ??


#3

Boa tarde Geizon,

Você fez os Lançamentos Correto. Realmente é necessário adicionar ambos os Impostos (ICMSDIFALORIG e ICMSDIFAL) para Calculo do Diferencial de Alíquota. O Imposto ICMSDIFALORIG não será mais necessário apenas a partir de 2019 quando 100% do valor do Imposto será direcionado apenas para o Estado de Destino.

Se necessário, também adicione o FCP e sua alíquota correspondente para que o Adempiere calcule o Fundo de Combate à Pobreza.

Quanto a sua duvida sobre a base de calculo, hoje o adempiere utiliza a BC do ICMS para gerar o Valor do DIFAL, por isso o valor está batendo! O valor de BC que aparece no Imposto é um valor gerado durante o Calculo mas já posso adiantar que já estamos fazendo algumas mudanças quanto a Isso!

Att.

Rogério Feitosa


#4

Boa tarde Rogério,

Obrigado pela atenção.

E está correto então ali no ICMSDIFAL devo lançar a alíquota do ICMS no estado destino (18%) neste caso, e no origem (RS - 18%) também?

Quanto as mudanças que comentou que estão fazendo, será para ajustar o valor da BC então? Essa mudança é nas fórmulas base, fórmula (BR) e fórmula net (br) ?

Att


#5

Geizon,

A alíquota é 18%, neste caso. Você sempre deverá preencher a mesma alíquota para ambos impostos. (DIFAL e DIFALORIG)

Se você executar os scripts para a versão (preview) do release 201608 e testar com a tip as BCs estarão corretas.
bitbucket.org/AdempiereLBR/adempierelbr

Att.


#6

Bom dia Ricardo,

Obrigado pelas informações. Rodei o script e ficou certinho.

Única observação é que acho que os impostos devem estar marcados como Inclusos. Acertando este detalhe, as validações no SEFAZ passaram sem nenhum erro.


#7

Depende de como é composto o seu preço. Nesse exemplo que você passou, você vai cobrar o DIFAL do seu cliente ou os R$1000 já consideram esse valor?

Se o DIFAL já estiver incluso no preço provavelmente vc vai precisar ajustar as suas Listas de Preços para não ter prejuízo desse valor.


#8

Tranquilo Ricardo…aqui já utilizamos o ICMS no cálculo da formação do preço de venda, então nesse caso pra nós está certo em colocar como incluso.

Outra dúvida nossa surgiu na Configuração de Impostos…ao criar as regras para “setar” automaticamente os impostos referentes a DIFAL, vocês criaram alguma regra ou modificaram algo para informar junto o “Não Contribuinte” (indIEDest = 9) na Tax Definition?
ou estão setando de forma manual os impostos da DIFAL?

pq só devemos informar o grupo quando a transação for Consumidor Final ou Consumidor Final (BC Dupla) e LBR_IndIEDest=9 …


#9

Aqui nós fizemos a configuração dessa forma:

[attachment=0]Screen Shot 2016-07-11 at 5.49.01 PM.png[/attachment]


#10

Não está aparecendo a imagem Ricardo hehe


#11

Ricardo, essa alteração vcs já liberaram no repositório?


#12

Qual alteração? se for do Indicador da IE entrou acho que em Dezembro ou Janeiro.


#13

Bom dia!!!

Estou configurando o icms Difal e fiquei com algumas dúvidas…

Quando eu seleciono o ICMS Difal e Icms Difal Origem no post diz que devo selecionar sempre as aliquotas internas dos estados, que no meu exemplo é 18% (SP) e 18%(RJ), porém continuo com dúvida. Na apresentação dos impostos não deveria calcular e apresentar as parte dos estados ?

[attachment=0]2016-07-20.png[/attachment]
O Lançamento do ICMS 12% ( 419 * 0,12) = Base do ICMS (419,00) , ICMSPROD (50,28) - CST 00

Fundo de combate a pobreza ( ok)
FCP = Base do ICMS * (%FCP / 100)
FCP = 419,00 * (2,00% / 100)
FCP = 419,00 * 0,02
FCP = 8,38

DIFAL = Base do ICMS * ((%Alíquota do ICMS Intra – %Alíquota do ICMS Inter) / 100)
DIFAL = 419,00 * ((18,00% – 12,00%) / 100)
DIFAL = 419,00 * (6,00% / 100)
DIFAL = 419,00 * 0,06
DIFAL = 25,14

Parte que compete a SP – estado de origem:
Parte UF Origem = Valor do DIFAL * (%Origem / 100)
Parte SP = 25,14 * (60,00% / 100)
Parte SP = 25,14 * 0,60
Parte SP = 15,08

Parte que compete a RJ – estado de destino:
Parte UF Destino = Valor do DIFAL * (%Destino / 100)
Parte RJ = 25,14 * (40,00% / 100)
Parte RJ = 25,14 * 0,40
Parte RJ = 10,06
Se somarmos o FCP:
Parte RJ = 10,06 + Valor FCP
Parte RJ = 10,06 + 8,38
Parte RJ = 18,44

[attachment=1]2016-07-20 (1).png[/attachment]


#14

Desculpa, esqueci de mencionar…

Se eu selecionar tipo de transação Consumidor Final (BC Dupla), os impostos IRPROD e CSSLPROD não são calculados, se eu alterar para Consumidor Final o imposto volta a ser calculado.


#15

Olá Michel,

Verifique se não ocorreu erro na aplicação dos scripts e se o código está atualizado.

Os impostos que não estão calculando devem ter sido criados ai na sua empresa, não fazem parte do padrão, neste caso você deverá fazer o cadastro das fórmulas.

Att.


#16

Boa tarde, Ricardo!!
Mais uma vez muito obrigado pela atenção e ajuda.
Eu executei os scripts do banco porém não copilei o codigo pelo eclipse, estou utilizando o último customization.jar disponibilizado 20016-07 . Vou copilar o código pelo eclipse…

Muito obrigado