SPED - ECF (Escrituração Contábil Fiscal)


#1

Bom dia pessoal, tudo bem?

Sou novo por aqui no fórum, até porque estou trabalhando a pouco tempo com o Adempiere.

Gostaria de saber se vocês estão pensando ou já estão desenvolvendo algo a respeito da SPED - ECF (obrigação de entrega em Setembro/2015, para alguns segmentos de empresas)?

O SPED ECF é bem complexo e vai possuir 14 blocos de registros, totalizando 161 tipos de registros.

Os blocos são:

  • Bloco 0 - Abertura e Identificação (8 registros)
  • Bloco C - Informações Recuperadas das ECD (recuperado pelo sistema, NÃO É IMPORTADO) (12 registros)
  • Bloco E - Informações Recuperadas da ECF anterior e Cálculo Fiscal dos Dados Recuperados da ECD (8 registros)
  • Bloco J - Plano de Contas e Mapeamento (6 registros)
  • Bloco K - Saldos das contas Contábeis e Referenciais (7 registros)
  • Bloco L - Lucro Liquido - Lucro Real (7 registros)
  • Bloco M - e-LALUR e e-LACS (17 registros)
  • Bloco N - Calculo do IRPJ e da CSLL - Lucro Real (12 registros)
  • Bloco P - Lucro Presumido (11 registros)
  • Bloco T - Lucro Arbitrado (7 registros)
  • Bloco U - Imunes ou Isentas (7 registros)
  • Bloco X - Informações Econômicas (29 registros)
  • Bloco Y - Informações Gerais (25 registros)
  • Bloco 9 - Encerramento do arquivo digital (5 registros)

Maiores informações: www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/ecf/

Abraço


#2

Olá geizon,

Bem-vindo ao fórum.

Já temos desenvolvimento iniciado para SPED ECD, EFD e EFD-Contribuições, porém para o ECF ainda não há nada.

Se você é desenvolvedor aqui você encontra mais informações sobre o que já está desenvolvido:
bitbucket.org/AdempiereLBR/adem … at=default

Abs!
Ricardo


#3

Obrigado pela atenção Ricardo.

Já estava acompanhando o repositório no BitBucket e não havia encontrado nada a respeito do ECF hehe…

Como mencionei no post, o prazo é curto e o assunto complexo.

No caso de eu iniciar o desenvolvimento aqui, em função de existir diversos blocos e registros (que acabam virando classes = total de 161), com base em qual módulo dos SPEDs você recomendaria eu me basear??

Vi que o SPED que mais se “aproxima” em estrutura seria o EFD, onde seu desenvolvimento está desenvolvido nos Blocos e Registros. Porém, notei que foram desenvolvidos de formas diferentes. O EFD utiliza alguns métodos de XML enquanto o ECD por exemplo não utiliza e formata o .txt todo.

Qual sua recomendação?

Abraço


#4

Olá Geizon,

Quando eu comecei a fazer o SPED EFD Contribuições eu estava tentando criar um padrão, inclusive com interfaces para classes iguais, mas hoje acredito que não teria grande vantagem de manter um único código dos beans para os vários SPED, acredito que a forma com que fizemos a NF-e 3.10, gerando libs para os beans automaticamente seja mais eficaz.

A vantagem da NF-e é qua já tínhamos os XSDs prontos, isso deixou o trabalho mais simplificado.

Agora com relação a aquisição dos dados é necessário uma análise mais profunda para decidir como fazer. Meu objetivo inicial era que a parte fiscal brasileira trabalhasse numa estrutura parecida com a contabilidade (Fact) e que dessa forma os lançamentos pudessem ser re-feitos ou alterados sem ter que modificar a base, ex: replicar os dados da LBR_NotaFiscal para LBR_FactFiscal e nesta LBR_FactFiscal pudéssemos fazer quaisquer alterações/correções sem ter que modificar o documento de origem, neste caso LBR_NotaFiscal.


#5

Chegou a analisar a situação Ricardo em relação a desenvolver este módulo?

Abraço