NFS-e Porto Alegre


#1

Olá,

Alguém aí já teve que implementar a NFS-e de Porto Alegre? Estamos fazendo isso para um cliente, mas estamos com dificuldades para gerar a NFS-e, pois ela é assinada duas vezes e estamos nos deparando com um erro de verificação da assinatura do certificado digital do cliente, que não nos traz informação nenhuma.

Abraços,

Rafael Peregrino
Vectory Software


#2

Olá Rafael,

Não testei em POA, mas em SP cada RPS é assinado individualmente e posteriormente a mensagem XML também é assinada.
Você consegue postar o código do erro?

Eu apanhei bastante com isso aqui em SP e estava pensando em criar um blog para explicar o problema, mas ainda não tive tempo. Minhas dicas são:

  1. Verifique se o erro é na assinatura do arquivo XML ou em cada RPS individualmente

  2. Verifique se há duplos espaços, tabulações ou CR/LF no XML e os remova.

  3. Verifique se há espaços entre as tags.

  4. Verifique se o XML passa no validador de assinatura da SeFaz, como a assinatura é padrão para o XML tanto faz se a mensagem é de NF-e ou NFS-e. Site: receita.fazenda.gov.br/Apli … alida.aspx

  5. Nós implementamos em SP as mudanças recentes no layout, até uma versão anterior era necessário fazer o “wrap” da mensagem XML, ou seja, colocar todo o XML entre dummy tags, ex: … . Nesta versão mais recente nós mantivemos isso, mas estava dando erro de Assinatura difere do calculado, após remover essas tags o erro parou. (2 dias focado nisso e só descobrimos na tentativa/erro).

No meu caso eu estou usando Axis2 v1.6.2.

Um Abraço!


#3

Olá Ricardo,

estes passos que você me passou eu já tinha realizado, mesmo assim obrigado. Na semana passada comecei a passar por um erro que ainda não estava acontecendo:

?xml version=‘1.0’ encoding=‘UTF-8’?>E196Erro de Certificado.

Este erro está acontecendo já com a consulta que antes fazia normalmente, tem alguma idéia? eu acho que deve ser algum erro no sistema da prefeitura de porto alegre, alguma manutenção ou algo do tipo. Você tem algum local para verificar se o serviço está no ar?

Abraço,

Leandro


#4

Erro no sistema:

Erro 196 - Abrir contigência - Atualização !!!

Informamos que, para as pessoas que estão enfrentando o Erro 196 via webservice, está autorizada a emissão da Nota Fiscal de Serviços em papel (contingência).

E196Erro de Certificado.

A Procempa está analisando os motivos do problema junto ao fornecedor.
Atualização (17/04/2015 - 18:05) : O problema foi resolvido parcialmente. Neste momento somente quem possui certificado digital cuja cadeia de certificação seja somente SERASA está autorizado a emitir em contigência.


#5

Leandro e demais,

Na quarta-feira (22/04) vamos fazer uma conferência telefônica com o pessoal da PROCEMPA às 10h00 da manhã. Vai haver técnicos da PROCEMPA responsáveis pela implementação da NFS-e presentes, de modo que poderemos tirar todas as nossas dúvidas e, provavelmente, com isso conseguiremos “matar” essa implementação de vez ou pelo menos acelerar a resolução do problema.

Abraço!

Rafael Peregrino
Vectory Software


#6

Após os problemas do site serem resolvidos, consegui recomeçar os testes e resolvi o problema.

  1. Não estava declarando o dom4jDriver no xstream:

XStream xstream = new XStream(new Dom4JDriver());

  1. Não estava declarando o valor Xmlns na tag

abrasf.org.br/nfse.xsd

E para validar o arquivo o mesmo site que o Ricardo já tinha comentado:

receita.fazenda.gov.br/Apli … alida.aspx