Número de controle interno para cotações


#1

Olá,

Preciso customizar a janela de ordem de venda para inserir um campo usado em minha empresa, que é um número de controle interno de cotações feitas para clientes. Nosso padrão é utilizar um número sequencial seguido dos últimos 2 caracteres do ano. Exemplo: 1/08, 2356/08, 1113/08, etc. A cada ano, esse número é resetado e a contagem recomeça (ano que vem o primeiro será 1/09).

Dúvida: há como fazer esse “esquema” de numeração sem precisar mexer no código fonte? Sei que há como definir intervalos de numerações pra documentos, mas não consegui achar nada mais elaborado como o que preciso dentro do adempiere.

E se precisar mesmo mexer, o que seria mais simples? Uma trigger before insert no banco de dados ou alguma coisa via java (que eu ainda não faço idéia do que)?

Obrigado.


#2

Gustavo,

Acho que o adequado seria criar um novo tipo de documento, por sua vez vinculado a uma nova sequencia.

O único incoveniente seria sempre no início do ano “resetar” o valor, mas realmente não vejo a necessidade de desenvolver nada para isso …

Outra dica, é nunca usar “triggers” com o Compiere e/ou ADempiere … Já tive problemas enormes por causa disso …

Um abraço,
Eduardo.


#3

Oi Edu,

É, eu vi isso ontem, fuçando um pouco mais. Minha idéia é utilizar somente dois tipos de documento, a proposta (no binding offer) pros orçamentos e o pedido padrao pros que forem aprovados (na realidade, nem precisava da parte de warehouse do pedido padrão pois eu vendo serviços, mas ainda vou ver isso mais pra frente). No entanto, ainda tenho que achar uma maneira de fazer com que o número do documento nunca seja alterado quando o documento for modificado (de proposta para pedido padrao por exemplo).

Ainda nao terminei todos os meus testes, mas consegui fazer isso mais ou menos do jeito que quero ao fazer o tipo de documento proposta usar a “sequencia de documentos” que quero, e fazer o pedido padrão nao ter sequencia de documentos. Mas pra ter certeza de que nunca vai mudar mesmo, pensei em tirar no AD a flag updateable do campo específico, e isso eu preciso testar ainda pra ver como vai se comportar.

No mais, o único “problema” seria resetar o número e alterar o sufixo todo inicio de ano, e realmente isso nao chega a ser suficiente pra customizar. É que quando fiz o topico, não tinha fuçado o suficiente pra achar onde colocar um sufixo.

E valeu pela dica da trigger. A minha instalação atual então está completamente perdida, tem várias triggers… uma pro número do documento, outra pra calcular valores de campos (a empresa nao mexia com java/callouts), e outras ainda…

Abraço!