Compiere integrado com JasperReports


#1

Opa!

Pessoal, eu quebrei muito a cabeça pra fazer integração do Compiere com o Jasper, então pra quem quiser uma solução mais fácil pode pegar nesse link:

[url:b7264]http://www.compiere.srv.br/arquivos/Compiere_C260a.zip[/url:b7264]

Um abraço,
Ricardo Santana


#2

Ricardo,

Muito legal a solução, parabéns!

Apenas para mantermos a comunidade dentro da “ética” open source, caso você tenha usado alguma referência para ajudar em seu desenvolvimento, você poderia postá-las aqui?

Um abraço,
Eduardo.


#3

Verifiquei o arquivo de instalação e observei que ele estava configurado apenas para instalação em ambiente Windows.

Salvei novamente o arquivo agora com todos os scripts para instalação tanto no Windows como no Linux/Unix

Um abraço a todos.

compiere.srv.br/arquivos/Com … eports.rar

(O link do post anterior agora é na verdade, um link simbólico, para este arquivo .rar)


#4

Esqueci de comentar…

Este arquivo contém as alterações descritas em:

adempiere.com/wiki/index.php … ntegration


#5

Outra referência para integração entre Compiere e Jasper está no site do Compiere Brasil… o link onde está o tutorial para download é este:

compierebrasil.com.br/2006/d … nloads.php


#6

Fiz uma atualização no jar do Jasper para a versão 1.3 e funcionou sem problemas, ou seja, agora posso criar meus relatórios no iReport 1.3, compilar e já jogar direto o .jasper no Compiere, segue os passos para a atualização.

[url:5e09d]http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/jasperreports/jasperreports-1.3.0.jar[/url:5e09d] - endereço do jasperreport 1.3

vcs devem colocar este arquivo na pasta /Compiere2/compiere-all/JasperReportsTools/lib

feito isso devemos alterar dois arquivos

1º - /Compiere2/compiere-all/JasperReports/build.xml

  <!-- <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-0.6.5.jar"/> -->  antes

      <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-1.3.0.jar"/> depois

<!-- <unjar src="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-0.6.5.jar" dest="${needed.dir}" /> -->  antes

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-1.3.0.jar" dest="${needed.dir}" /> depois

2º - /Compiere2/compiere-all/JasperReports/src/org/compiere/report/Barbecue.java

na declaração da classe, ela deve ser abstract

assim: public abstract class Barbecue implements JRRenderable

espero ter ajudado

sds, Mario


#7

Então Mario, você testou com algum relatório que precisa de códigos de barras CODE39?

Pois aqui fazendo as alterações ele compila normal, mas na hora de rodar um relatório que tem barcode ele da o seguinte erro?

[code:f6652]===========> ReportStarter.startProcess: ReportStarter.startProcess: Can not run report - Error evaluating expression :
Source text : it.businesslogic.ireport.barcode.BcImage.getBarcodeImage(26,$F{SERNOBP},false,false,null,0,30) [14] [/code:f6652]

Isto depois de atualizar também o iReport.jar, sem atualizar ele dava mais erros.

Sds.


#8

[img:82700]http://img441.imageshack.us/img441/9990/testecode39cp5cn5.png[/img:82700]

Ricardo, aqui funcionou sem problemas, estou colocando os libs que eu usei, peguei do Adempiere 3.1.6

[url:82700]http://rapidshare.com/files/25976405/lib.zip.html[/url:82700]

meu arquivo build.xml

[code:82700]

  <classpath>

      <pathelement path="${classpath}"/>

      <pathelement path="../base/Base.jar"/>

      <pathelement path="../dbPort/dbPort.jar"/>

      <pathelement path="../extend/Extend.jar"/>

      <pathelement path="../lib/CSTools.jar"/>

      <pathelement path="../looks/CLooks.jar"/>

      <pathelement path="../lib/oracle.jar"/>

      <!-- <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-0.6.5.jar"/> -->

      <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-1.3.0.jar"/>
          <!-- <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/commons-digester-1.6.jar"/> -->

      <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/commons-digester-1.7.jar"/>

      <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/commons-collections-3.1.jar"/>

      <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/commons-logging-1.4.jar"/>

      <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/commons-beanutils-1.7.jar"/>      	

	  <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/barbecue-1.1.jar"/>

  	  <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/xercesImpl.jar"/>

  	  <pathelement path="../JasperReportsTools/lib/xml-apis.jar"/>

  	  <pathelement path="../lib/sybase.jar"/>

 	  <pathelement path="../tools/lib/jconn3.jar"/>

  	  <pathelement path="../tools/lib/postgresql.jar"/>  

  	  <pathelement path="../tools/lib/itext-1.2.jar"/>

 	  <pathelement location="../tools/lib/j2ee.jar" />

  </classpath>

</javac>
<unjar src="../JasperReportsTools/lib/jasperreports-1.3.0.jar" dest="${needed.dir}" />

<!-- <unjar src="../JasperReportsTools/lib/commons-digester-1.6.jar" dest="${needed.dir}" /> -->
<unjar src="../JasperReportsTools/lib/commons-digester-1.7.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/commons-collections-3.1.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/commons-logging-1.4.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/commons-beanutils-1.7.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/barbecue-1.1.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/xercesImpl.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/xml-apis.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/itext-1.2.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/poi-2.0-final-20040126.jar" dest="${needed.dir}" />

<unjar src="../JasperReportsTools/lib/iReport.jar" dest="${needed.dir}">

[/code:82700]


#9

Mario,

Descobri qual é o problema, no iReport tem as opções de largura e altura do código de barras, no meu relatório estas opções estavam definidas e isso que faz gerar este erro, se deixar padrão (bar width = 0 e bar height = 0) o erro não ocorre.

Thx,
Ricardo


#10

Pessoal, eu fiz a integração Jasper - Compiere conforme descrito aqui, e está funcionando corretamente, a não ser por um detalhe… quando o relatório é baseado em uma view, aparece a mensagem “O documento não tem páginas”…

No meu teste, eu usei a view RV_Order_Open (RV_ORDERDETAIL) e verifiquei no banco, tem informação…

Antes eu usava uma integração com o Jasper baseada no Compilo, e funcionava normalmente…

Alguém teve esse problema também?


#11

Bom dia emontenegro tudo bem?

Primeiramente Parabens pelo excelente trabalho que vc desenvolve nos ajudando com o AD
Estou estudando este sistema a fundo e dentro em breve quero poder contribuir também com esta comunidade.
Tenho algumas idéias em relação a controle de produção mas vamos conversar adiante.

Seguinte todos os link que referenciam no compiere.srv dá quebrado, vc sabe onde eu consigo encontrar este anexo seu?

Desde já muito Obrigado!
SOF


#12

Simião Fernandes,

Tudo bem?

Realmente eu não tenho mais esse aquivo, mas era uma versão antiga do Compiere integrado com o Jasper Reports.

Você está utilizando qual versão do Compiere?

O ADempiere, que já possui o Jasper integrado, não é uma alternativa?

Se precisar integrar o Jasper ao Compiere novamente, responde de volta, que vamos tentar “re-ativar” a memória. :slight_smile:

Um abraço,
Eduardo