Soma de linhas no SQL


#1

Olá !

estou começando a me abituar com o SQL developer agora,
eu estava tentado montar um script de soma de linhas e não de colunas
Estou tentando alterar o valor com o UPDATE das linhas da minha coluna de preço=0 e inserior um valor somado de outras linhas, agrupando pela coluna de descrição. se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.
Segue abaixo o script que comeceia a montar, mas n sei se está certo pois ele dá um erro dizendo “valores demais” : :cry:

UPDATE C_ORDER_LINE_TAX_VGRUPO
SET PRICEENTERED =
(SELECT DESCRIPTION,
SUM (PRICEENTERED)
FROM C_ORDER_LINETAX_V
GROUP BY DESCRIPTION)
WHERE PRICEENTERED=0;


#2

Bem vindo ao fórum …

Vamos lá, observe o seu comando:

Entre os parênteses, vc está selecionando dois valores - Description e a somatória do PriceEntered - por isso o erro.

Você está tentando atualizar uma coluna, com dois valores.

Substitua a sentença que está entre parênteses por:

SELECT
SUM (PRICEENTERED)
FROM C_ORDER_LINETAX_V
GROUP BY DESCRIPTION

De qualquer forma acredito que vc precisa especificar melhor a condição “WHERE”, pois desta forma ele vai somar todas as linhas da tabela C_ORDER_LINETAX_V, agrupando todas as Ordens/Pedidos.

Vale observar também, que no Compiere e no Adempiere tantos os pedidos de compra como os pedidos de venda ficam na mesma tabela.

Por isso, me parece, que você precisa filtrar um pouco melhor os registros que pretende somar.

Finalmente, não se acanhe… Vá postando suas mensagens e dúvidas aqui que nós vamos tentar ajudá-lo o máximo possível.

Um abraço,
Eduardo.


#3

obrigada pela resposta mais ainda assim ele aparece outro erro,
mensagem “não é permitida coluna virtual aqui”
mas a coluna que eu quero somar não é virtual. Mas acho que esse script não vai resolver meu problema, pq ele será aplicado a uma view.

e na próxima diga “vou ajudá-la” td bem!!! :laughing:


#4

então, vc está querendo fazer um UPDATE em uma view??

se for isso não tem como mesmo.