ORDEM DE VENDA


#1

Estou querendo tirar esta minha dúvida com relação a ordem de venda.

Quando completo a ordem de venda, os produtos que estão na linha dela, são retirados do estoque de um armazém selecionado na ordem.

Concluído a Ordem então os Produtos estocados no Armazém de Origem serão armazenados no Armazém destino. Sendo que pode ocorrer o caso do usuário solicitante não receber o produto. Mas os produtos já constam armazenamento junto ao estoque do solicitante. Tem alguma funcionalidade do Adempiere que ao ser verificado essa inconsistência o processo não faça a movimentação de estoque.

FLUXO: Ao se Concluir a Ordem de Venda, é gerado um documento de Expedição de Material. A Expedição Gera a Movimentação de Material.

Exemplo: - Tenho um Armazém 01 com um produto X estocado em 50 unidades.
- Um Parceiro de Negocio 02 requisita 10 unidades de um produto X .
- O Armazém 01 então faz a Ordem de Venda adiciona os produtos a linha e conclui o pedido.
- No processo automaticamente o Produto já é Movimentado para o Armazém 02 do Parceiro de negocio 02 associado.

Mas se o Parceiro de Negocio não receber o produto. E quiser impedir o processo de movimentação.
Como tratar isso?

Agradeço desde Já.


#2

Que tipo de impedimento você quer dizer?

Não querer mais os produtos ou esperar para chegar e dar a confirmação?

Abraço.


#3

Ocorre bem assim:

Ao ser feito uma Ordem de Venda, é realizada a Expedição de Material. O cliente então ao receber o produto, verifica que algumas linhas do pedido não foram expedidas. Nesse processo existe a movimentação de estoque.

O que eu quero é um evento que faça a movimentação inversa automaticamente. Se o cliente discordar com o recebimento, o produto deve retornar ao estoque de origem.

Então esperar chegar e permitir a confirmação ou não do recebimento.

Abraço


#4

Ok, não sei se o ADempiere tem essa situação ou lhe dar a opção para essa situação(creio que talvez tenha que customizar algo).

Mas você pode realizar a entrada do material novamente, a partir de um pedido de compra, com o tipo de documento devolução de material, e utilizar o Copiar Linhas e selecionar o Pedido de Venda que o material retornou.

Realizar a entrada de material, a fatura, a nota fiscal de entrada e o pagamento da fatura.

Com isso irá gerar crédito para que possa ser realizado uma venda para o mesmo futuramente.

Creio que assim resolva seu problema.

Espero ter ajudado.

Abraço.


#5

Icaro,

Apesar do Adempiere ser Open Source, ele é bem documento. Veja se nesse link não tem a solução do seu problema.
adempiere.com/DocType_Material_Movement


#6

Agradeço pela ajuda Paulo Dantas e Edilson Neto.

Verei o que fazer.