nao gera contas a pagar - RESOLVIDO Obrigado


#1

ja procurei bastante nesse forum mas nao achei nada que respondesse minha pergunta.

Instalei o Adempiere, e estou fazendo testes, mas nao consigo fazer gerar o contas a pagar.
Tem alguma configuracao especial ?
Nem pelo GardenAdmin eu consegui.

A tabela que serah alimentada eh a C_Payment? Estah sempre vazia.

Soh consegui encontrar na classe Doc_Allocation_HDR que faz um new MPayment. Mas nao achei a chamada dessa classe pela MInvoice.
Esse processo eh feito via java ou via banco por procedure?

Passei a manha toda debugando o codigo mas sem chance.
Preciso criar antes um pedido de compra para gerar o contas ou posso ir diretamente na Fatura(Fornecedor) ?
Testei com pedido e sem pedido e nada.

Tem algum topico que ensine o passo a passo para chegar no contas a pagar. Desde a criacao da condicao de pagamento, faturamento , ate gerar o contas a pagar?
obs.: soh testei com compras, nem cheguei em vendas ainda.


#2

Boa noite lzfernan,

bem, se entendi a sua dúvida, você poderá ver todas as contas a pagar indo em Itens em Aberto, e clicando no relatório Itens em Aberto.

Lá informará todas as contas que devem ser pagas e recebidas. O contas a pagar é gerado toda vez que você realiza uma compra ou venda e gera a fatura, a fatura do fornecedor deve ser realizada manualmente, já a do cliente é gerada automaticamente quando você realiza uma venda com o tipo de documento POS Order.

Espero ter ajudado.

Grato pela atenção.

Abraço.


#3

Valeu a intenção Paulo Dantas, mas o problema não é VER as faturas.
O sistema não está conseguindo criar mesmo o contas a pagar.
A tabela c_payment está vazia.
Eu já criei vários pedidos de compra, varias faturas de compra, importando pedido ou nao importando e o sistema nao cria as contas a pagar.
Deve estar faltando alguma configuração que não sei onde configurar.


#4

Olá lzfernan,

Acredito que você está tendo um conceito errado do “contas a pagar” do Adempiere. A nomenclatura usada no sistema é “Itens em Aberto”, pois é o mesmo módulo para Contas a Pagar e Receber.

A Fatura é o documento que gera as necessidades de pagar/receber, faça uma fatura e após completada (capo estado do documento=completado) verifique o relatório “Itens em Aberto” que a fatura pendente constará lá, como a pagar/receber. O pagamento (C_Payment que você citou) é a liquidação da fatura, você deverá criar este documento e vincular a fatura que deseja liquidar e marcar como paga.

Att.


#5

Boa tarde lzfernan,

como o Ricardo falou, você deve realizar um pagamento para que possa aparecer na tabela c_payment.

Anexei a janela que você realiza este pagamento, preenchendo os campos devidos, aonde é necessário ter uma conta bancária cadastrada, selecionar o tipo de pagamento se é para cliente ou fornecedor, qual a conta bancária registrar este pagamento, qual é o fornecedor ou cliente, qual fatura ou pedido a ser pago, o valor a ser pago é preenchido automaticamente, mas você pode pagar valor menor que a fatura, forma de pagamento e depois completar.


#6

Muito obrigado, eu estava tentando encontrar uma lista de contas a pagar/receber para selecionar mais de um registro dessa lista para fazer um pagamento/recebimento só.
Mas tudo bem, posso fazer um a um

Só mais um esclarecimento, tem um monte de telas que falam em Alocar/Alocação de pagamentos. Quando e para que eu uso isso?
Tentei usar na tela de pagamentos, depois de selecionar uma fatura na primeira aba, fui na aba alocar e selecionei o mesmo titulo e recebi uma mensagem “O Pagamento está alocado” .
Obrigado pela atenção e pela boa vontade em esclarecer.


#7

Se você fizer um pagamento e não selecionar a fatura, ele ficará disponível para alocação.

Ex. 1 pagamento de R$ 1000,00 para 2 faturas de R$ 500,00. Então você lança o pagamento e posteriormente faz a alocação.


#8

Bom dia,

bem, se você deseja realizar o pagamento de mais de uma fatura, você deve associar na tela de pagamento ao fornecedor/cliente que você deseja realizar isto mas sem associar pedido/fatura, apenas informe qual o valor você quer pagar a este fornecedor/cliente no campo Valor do Pagamento, complete. Depois vá na janela Alocação de Pagamento, selecione qual o valor do pagamento caso haja mais de um e quais as faturas você deseja pagar com este pagamento, após ter alcançado o valor do pagamento para dar baixa na(s) fatura(s) o botão processo estará habilitado para realizar a baixa.

Segue um exemplo na figura a seguir: