Produção e Alteração de Componente


#1

Pessoal, caso alguém utilize a parte de produção, e saiba me dizer como lidar com esta questão:

Produzimos potes contendo 200g de amêndoas. Existem vários tipo de amêndoas, e meu estoque tem cada tipo definido, ex:

  • Amêndoa Tipo 1 - Marca A - Cx c/ 10 KG
  • Amêndoa Tipo 2 - Marca B - Cx c/ 15 KG
  • Amêndoa Tipo 3 - Marca C - Cx c/ 20 KG
  • Amêndoa Tipo 4 - Marca D - Cx c/ 25 KG

Ao produzir os potes, utilizamos qualquer um dos tipos, dependendo da disponibilidade em estoque. Minha dúvida é, o que é melhor?

  1. Não controlar o estoque por tipo, marca e peso da cx. Utilizar apenas um produto amêndoa genérico (UDM->kg) e incluir esse produto na LDM do pote. O problema é que também revendemos a amêndoa a granel (da mesma forma que compramos, sem produção) e na venda (nf) deve constar o tipo/marca/peso da cx.
  2. Alterar a LDM do pote sempre que eu alterar o tipo e a marca da amêndoa. Nesse caso, como lidar quando a qtd disponível de um tipo é insuficiente para Ordem de Produção (lote mínimo), o que me força a converter um produto em outro (cambalacho através de um Pedido de Venda + Pedido de Compra para um Parceiro de Negócios fictício) e logo em seguida alterar a LDM do pote. Ou quem sabe existe uma maneira de inserir todos os tipos de amêndoa na LDM do pote, e o sistema automaticamente (ou manualmente) pega a que tiver estoque disponível, ou mais de um tipo caso o estoque de apenas um seja baixo para a Ordem de Produção.
  3. Manter os tipos de amêndoa que trabalho e mais um tipo genérico. Antes de enviar para produção, utilizo o cambalacho acima para converter um tipo específico no genérico, e na LDM mantenho sempre a amêndoa genérica.

Ou quem sabe existe uma outra forma melhor que desconheço?

Obrigado


#2

Acho que você deve criar um produto para cada, 4 produtos com ldm, e um produto a granel.


#3

Oi Paulo.

Usamos os 4 produtos como sendo matérias-primas para um único produto final pote.

Estudando melhor o Libero, surgiu uma nova possibilidade: criar 4 LDM para um mesmo produto final. Cada LDM com seu componente específico (amêndoa). Mas isso ainda não resolve a questão de quando o estoque de um componente está baixo para produção. Pelos testes que tenho feito não encontrei uma forma dele automaticamente pegar duas LDM (uma para o componente com baixo estoque até zerar, e outra para o saldo necessário até completar a necessidade) para uma mesma Ordem de Produção.

Mas realmente penso na possibilidade de converter (imediatamente antes de produzir) os 4 tipos de matérias-primas em um tipo genérico, e usar apenas esse genérico como componente da LDM do pote. Não sei como as indústrias normalmente lidam com essa situação.


#4

Não sei se entendi bem. Mas veja o atributo de instância de um unico produto da lista de materiais.


#5

Alan, pelo que entendi você quer usar o LDM, com o produto amêndoa fazendo parte de um dos produtos a serem “consumidos” na produção.

Só que você trabalha com 4 marcas de amêndoas, e você queria produzir independente da marca, no caso do estoque está zerado, ou suficiente para completar o pedido.

É isso?

Abraço.


#6

Alan,

Você está usando o Libero ou o processo padrão de produção?

No processo padrão, você 2 opções:

  1. Deixar a LDM com qualquer produto ex. Tipo 1. A pessoa responsável pela produção, irá verificar a disponibilidade e fazer o ajuste para o produto/qty corretos.
  2. Conforme o Edilson sugeriu, cadastrar apenas 1 produto Amendoa e habilitar o conjunto de Atributos. No recebimento de material você escolhe qual é a instância (marca) assim o seu estoque irá ficar com apenas 1 produto com várias instâncias, então na produção você escolhe qual é a instância. Idem a OV.

#7

Ricardo, uso o Libero, e inicialmente pensei na possibilidade que você disse de trocar o componente da LDM conforme disponibilidade.
Em conversa com a responsável pela produção achamos melhor criar várias LDM, cada um com uma amêndoa diferente como componente, e na hora da produção, escolhe a ideal.

Não posso usar apenas um produto com conjunto de atributos, pois temos cerca de 250 vendedores em todo o brasil que usam via web. E, por experiência, sei que é melhor evitar atributo quando o assunto é Marca, Peso da caixa, e Variedade da amêndoa (e das outras 150 frutas secas que trabalhamos). Uso apenas para lote, fab. e venc.

Paulo é isso mesmo. Apesar de eu ter várias LDM, caio na questão do estoque. Acredito que terei que gerar mais de uma ordem de produção quando uma marca apenas não atender a necessidade.

Obrigado a todos, muito esclarecedor.