Produtos e Serviços no BoM


#1

Ola,

Estou com uma duvida conceitual.

Tenho o seguinte cenário:

Tenho um produto que é composto de 2 outros produtos + o serviço de montagem um terceiro. Cadastrei minha estrutuda de BoM da seguinte forma:

Produto A

  • Produto P1 (compro do fornecedor X, tenho sempre em estoque)
  • Produto P2 (compro do fornecedor Y, tenho sempre em estoque)
  • Serviço de Montagem S1 (terceirizo para fornecedor Z, só quando recebo pedido do produto A)

Os produtos P1 e P2 eu usualmente tenho em estoque (faço requisição de compra, PC, recebimento, etc), porém, o serviço S1 eu só executo quando recebo um pedido do Produto A.

Quando eu receber um pedido do Produto A, de alguma forma, eu tenho que enviar o Produto A para produção, isso implica em baixar meu estoque dos produtos P1 e P2, e enviá-los para o fornecedor Z com uma ordem de serviço de montagem.

Não estou conseguindo entender como fazer este processo no Adempiere.

Alguém consegue me ajudar ?

Obrigado,


#2

Olá Jensen,

Acredito que seja necessário customizar o LBR para atender 100%. Quando você terceiriza algum tipo de serviço é necessário ficar atento em alguns aspectos legais sobre esta operação. Na teoria você deve enviar os componentes para o seu fornecedor e quando ele terminar o serviço você receberá os componentes no mesmo custo, fará a baixa dos mesmo e irá entrar com o produto final em estoque com o custo sendo composto pelo serviço do seu fornecedor mais o custo dos componentes. Você pode fazer este processo manualmente no Adempiere ou fazer desenvolver alguma rotina para facilitar a operação.

Att.


#3

Referências:

help.sap.com/saphelp_40b/helpdat … ontent.htm

sapnat.com.br/index.php?option=c … &Itemid=58