EFD - Sped Fiscal e Contábil


#1

Onde se encontram os menus que geram os arquivos do Sped Fiscal e Contábil ?


Classe Model sem View da Tabela (LBR_FactAcct)
#2

Olá,

Veja os nomes dos processos e crie no menu.


#3

Como faço para descobrir o nome deste processo de Geração do arquivo do SPED pela própria aplicação?


#4

Olá Agafer,

Os processos do SPED ainda estão incompletos infelizmente. Os nomes dos processos são:

org.adempierelbr.process.ProcGenerateECD
org.adempierelbr.process.ProcGenerateEFD

Como os planos do desenvolvimento do SPED acabaram mudando durante o percurso, eu acabei não conseguindo acompanhar de perto o desenvolvimento, mas até onde eu me lembro os scripts que criam os campos obrigatórios não estavam no LBR. Vou ver se consigo dedicar um tempo durante a semana que vem para acertar isso, mas se quiser você mesmo dar uma olhada antes disso me fale que eu te mando os scripts que eu tenho aqui.

Att.


#5

Ricardo, os scripts ja estao no lbr? Caso negativo, gostaria, se possivel, de ter acesso aos mesmos.
Alem disso, os processos estao completos?
Obrigado


#6

Sim, os processos estão completos… Utilizo o mesmo código do trunk do adempierelbr em produção na empresa onde trabalho e estamos entregando o SPED EFD e ECD do Adempiere, desde de janeiro/2011


#7

Obrigado Mário!

Você teria o accountingBR-SPED.xml?


#8

Olá Alan,

Realmente os scripts do LBR não atendem as necessidades do SPED. Os planos para concluir o projeto mudaram no meio do caminho e isso acabou comprometendo a qualidade da solução disponibilizada. Eu fiz o commit dos scripts que estava trabalhando na época, porém é necessário fazer a validação dos mesmos.

EDIT: branches/ralexsander/scripts/sped

Se você conseguir testar e postar o resultado aqui ficaria agradecido.

Att.


#9

Ricardo, obrigado pela resposta. O script é valioso e refaz alguns elementos inexistentes, como os referentes ao contador da empresa, crc, perfil da empresa e atividade. Mas ele não completo se for comprar com o código atual no trunk. Ex: referências à tabela LBR_Fact_Acct e alguns campos como Description2 (acredito ser onde definimos Plano de Contas Referencial). Há mais algum script, ou sua implementação do sped é diferente do trunk?

Apesar de todas as dificuldades que encontro no lbr, principalmente quanto ao código incompleto no trunk, ainda acredito que isso possa mudar num futuro. O adempiere é uma ferramenta valiosa para muitas empresas e profissionais da área, e acredito ser vantajoso para todos que o projeto continue andando e os recursos inacabados sejam finalizados. E outra coisa muito importante: permitir que outras pessoas colaborem com o projeto. Vejo tickets abertos no sourceforge há varios meses com correções de bugs, sugestões de código, etc… Não gostaria de ver novos forks surgindo, porque isso divide forças, mas acredito ser uma questão de tempo para alguém repetir o que já aconteceu no passado a exemplo do oseb. Falta um fôlego para que o projeto continue andando e seria interessante discutirmos isso, e tentar resolver de alguma forma.


#10

Olá Pessoal,

Eu dividi o tópico para não misturar os assuntos. As discussões sobre o LBR podem ser acessadas agora em:

Att.


#11

Olá Alan,

Infelizmente faz um tempo que eu não vejo estas partes do SPED e não lembro mais o que aconteceu com os problemas que você citou, mas minha sugestão é que a coluna Description2 é usada para fazer o vínculo do plano de contas atual com o plano de contas referencial do Governo (Famoso: Dê > Para). De qualquer forma este deve interferir apenas no ECD, a minha sugestão é criar a coluna Description2 na C_ElementValue e colocar qual é a chave da conta do “Plano de Contas Referencial” que consta no manual do SPED.

Sobre a VIEW, eu acredito que você mudar para o código de RV_Fact_Acct para Fact_Acct apenas. Se conseguir efetuar um teste me avise por favor para fazer a correção no código principal.

Att.