Frete


#1

Amigos,

Lhes trago duas dúvidas.

FRETE NA COMPRA

Ao comprarmos um certo tipo de matéria-prima recebemos dois boletos, o do produto e o do frete. Como devo registrar este frete? Em uma fatura (fornecedor) separada? Quero dizer, qual é a boa prática para lidar com essa situação?

FRETE NA VENDA

Quando vendemos nosso produto, o frete é cobrado à parte. A nota fiscal contém somente o valor do produto. Como registrar no Adempiere este frete? O cliente costuma depositar o valor do frete em nossa conta (ou emitimos um boleto para isso). Depois repassamos para o caminhoneiro.

Obrigado,
Márcio


#2

Olá Márcio,

Frete na compra: Recomendamos o uso de uma fatura separada só com o frete que deverá ser feita após a fatura de cobrança normal. Antes de completar esta fatura dê uma olhada na Aba distribuição de custos, onde é possível vincular de qual recebimento de material se refere este valor do frete.

Frete na venda: Entre na janela Empresa, aba Informações e preencha o campo Produto para o Frete. Com este campo preenchido, caso você inclua este produto em alguma venda, quando o sistema gerar a NF o valor ref. a este produto será automáticamente lançado no campos Valor do Frete da NF.

Att.


#3

Ricardo, muito obrigado pelas respostas aos meus emails. Abraços, Márcio.