Dúvidas de uma parte de alguns processos...


#1

Estou com algumas dúvidas a respeito de uma parte de alguns processos…

Eu já li e testei algumas situações para Pedido de Vendas. Então no Adempiere existem estes tipos de documentos de vendas:

(Proposal) Proposta: oferta não vinculativa, que podem ser convertidas manualmente para qualquer outro tipo de documento de vendas.
(Quotation) Cotação: Oferta de vinculação, o que automaticamente reserva estoque e pode ser convertido para qualquer outro tipo de documento de vendas.
(Standard Order) Confirmação de Pedido-Manual: Lote derivados, o que automaticamente reserva estoque. Remessas e faturas podem ser geradas manualmente.
(Warehous Order) Confirmação de Pedido-Almoxarifado: Os bens são entregues com uma nota de entrega. Este tipo gera automaticamente um envio ou uma nota de entrega. Você pode criar a fatura manualmente.
(On Credit Order) Confirmação de Pedido-Automatico: As mercadorias são entregues com uma fatura. Este tipo gera automaticamente uma expedição e uma factura. Uma vez que as mercadorias são pagas para você digitar o pagamento manualmente.
(POS Order) Confirmação de Pedido-Flexivel: Este tipo de documento é mais flexível. As mercadorias são entregues com uma factura e, opcionalmente, pagos. O prazo de pagamento também pode ser por conta. Este tipo gera automaticamente o envio, e fatura e, dependendo das condições de pagamento de um pagamento.
(PrePay Order) Pedido com pagamento antecipado: a factura é paga antes que os itens sejam enviados. O pagamento pode ser feito diretamente na Ordem ou a ordem pode estar ligado a um pagamento. Após o pagamento é feito a nota fiscal e expedição são gerados automaticamente.

Eu testei o On Credit Order (que eu chamei de Confirmação de Pedido-Automatico), e gerou entrega de material, fatura, etc…

E também com a parte de Avaliação de crédito, onde o Adempiere tem:
Estado de crédito
Este campo é utilizado em conjunto com o saldo em aberto e limite de crédito no guia do cliente.
Pode ser um dos seguintes valores:
* Sem verificação de crédito - Similar acrédito ilimitado.
* Crédito OK - Gerenciamento de credito está ativo.
* Observar crédito - definido pelo sistema. Gerenciamento de Crédito fica ativo e o saldo em aberto é > 90% do limite de crédito.
* Segurar crédito - definido pelo sistema. Gerenciamento de Crédito está ativo e o saldo em aberto é baseado no limite de crédito.
Isso impede este cliente de receber remessas, Acessando Ativos ou completar Pedidos.
* Cancelar crédito - Definir manualmente. Ele tem as mesmas restrições de “segurar crédito” e também evita faturas de ser “Completadas”.

ok, testei e vi que Sem verificação de crédito/Crédito OK/Cancelar crédito são fáceis de entender e funcionam, mas estes: Observar crédito e Segurar crédito não consegui testar/vizualizar o funcionamento.
Eu achava que eles tinham alguma relação com os papéis do usuários e workflow, tipo, depois do limite somente algum usuário ADMIN poderia liberar e pedido ou algo assim, mas não achei nada disto.
Tem algo assim no sistema??? Para que servem estes 2 estados de créditos???

Seguindo o processo, em relação ao faturamento, o Adempiere tem:
Agenda de Faturamento:
Significa que a fatura será gerada de acordo com o calendário configurado na fatura do cliente (uma vez por mês, toda semana, etc.) Esta opção é útil se houver transferência múltipla e você só enviar uma fatura por data.

Eu quero que ele gere a fatura apenas 1 vez por semana (para 1 determinado cliente), como sugere mesmo:
Toda 2 feira ele gera as faturas dos pedidos feitos até 6 feira…

Por exemplo, eu fiz 5 pedidos na semana (1 por dia, com vencimento variável). Na 2 feira ele vai gerar 1 fatura de tudo??? e que regra de pagamento ele pega???
e que tipo de documento devo usar, o Warehous Order??? com esse tipo ele gera a NF??? assim que funciona???

Aí entra ou dúvida também, e as duplicatas??? Porque por exemplo, condição de pagamento 30 dias, ele não gera uma programação de pagamento, e sim a Fatura. E é esta fatura que será gerado o boleto??? E a geração deste boleto, como é feita, ele imprime ??? tem como gerar um arquivo texto no padrão para envio ao banco onde ele é impresso???

Bom, acho consegui me fazer entender, e agradeço a ajuda…

abraços

RicoTr


#2

Boa tarde RicoTr,

Com relação à Segurar crédito, você pode definir um valor limite para um determinado parceiro de negócio, aonde ao alcançar este valor, não será possível concluir nenhuma ordem de venda para este parceiro, ou se com esta ordem de venda ele atinga o valor limite estabelecido.

Já com relação à Observar crédito, quando o parceiro tiver atingido 90% do limite estabelecido a ele, não deixará que seja completado nenhuma ordem de venda para este parceiro.

O boleto bancário pode ser impresso sim pelo sistema, que será gerado a partir de uma fatura de sua escolha.

Espero ter ajudado com algumas dúvidas sua.

Abraço.


#3

Ajudou sim Paulo, mas em relação ao boleto, eu não quero imprimir, e sim gerar um arquivo p/mandar p/ o Banco. Ele gera???
obrigado


#4

Bom dia Ricardo,

o ADempiere gera sim o arquivo a ser enviado ao Banco.

Através do processo Geração CNAB na Localização Brasil.

Espero ter ajudado.

Abraço.


#5

Para a impressão do boleto no banco, vc precisará verificar o manual do banco para verificar a opção correta a ser informada na geração do arquivo do cnab.

Uma das informações que tenho certeza, é o campo nosso número deve estar preenchidos com ZEROS.

E dai não tenho muita certeza, mas provavelmente será necessário fazer algumas alterações tbm no processo de retorno do CNAB para funcionar as baixas automáticas dos títulos.


#6

blz então, obrigado pela ajuda…