Movimentação de Estoque - Físico e inventário


#1

para um controle de patrimonio é necessário a opção de movimentar um produto, sendo este produto alocado em um determinado departamento / setor, então o caminho a seguir e cadastrar cadas setor / departamento da organização como um armazém?


#2

Coisa boa outra pessoa usar isso…

Te digo logo que o Adempiere tem um erro para controlar ativos que eu não resolvi e ninguem deu uma dica como resolver.

Se vc criar um grupo de parceiro “setor” e um parceiro de negocio “cliente/funcionario” e fazer a relação com eles e depois criar um grupo de ativo e relacionar com o produto, na hora que você fizer um ordem de venda o produto vai gerar automaticamente um ativo… mas o erro ta na entrega de ativo que o sistema não faz.

mas eu fiz assim

Criei um tipo de ordem que tem relação com uma movimentação de material, essa movimentação de material esta relacionada a um armazém e nesse armazem cadastrei varios localizadores e relacionei cada um com um parceiro de negocio, sendo assim o localizador seria um setor ou onde o produto esta fisicamente, assim quando vendo/loco/empresto para um parceiro de negocio o sistema ja sabe qual armazem e qual localizador entregar.

Depois vejo onde os produtos estao e com quem estao…

mas gstaria muito de ver como outras pessoas fazem isso.


#3

Marcio,

Minha sugestão neste caso seria utilizar a própria janela de Ativo, onde já existe um flag que identifica que este ativo é próprio e ali você poderia utilizar o campo Organização ou alguma User Defined List para identificar quem é o “proprietário” de determinado ativo.

Vale lembrar que o ADempiere ainda não conta com um controle completo de Ativo Fixo, que é o que imagino que você está se referindo, com cálculo de depreciação, etc.

Um abraço,
Eduardo.


#4

é interessante a maneira como você usa!
porém penso não ser a melhor forma, pois no caso vou ter que cadastrar todos os meus setores/departamentos como armazém.
o negocio funciona da seguinte maneira.

  1. Um funcionário solicita a compra de um produto (computador, impressora, cadeira, mesa, quadro, etc.)
  2. O setor responsavel recebe a requisição de compra de todos os setores.
  3. O setor responsavel realiza as contações.
  4. Se o valor for superior a 8.000,00 reais faz licitação caso contrário faz compra direta escolhendo o menor valor.
  5. O produto é entregue pela empresa que estava com menor preço.
  6. O produto é conferido pelo solicitante.
  7. O produto é enviado para o patrimonio para receber a plaqueta de identificação.
  8. O produto é entregue para o solicitante.

o que é necessário neste processos e utilizar o adempire para controlar tudo, desta da requisição do funcionário até a entrega.

obrigado pela ajuda.


#5

Realmente, o que preciso e um controle completo de ativo fixo, mas no adempiere tem alguns campus de depreciação, eu já vi, não sei se funcioná.
na janela ativo tem uma aba entrega, porém ela não funciona, penso que deve ser um lançamento automatico.

Obrigado pela ajuda.


#6

[/quote]
Do passo 1 até o 7, penso que seja tranquilo fazer, mais o oitavo, se vc tiver apenas o solicitante na entrega como você vai saber onde esta o ativo? Mas se vc na localização tiver um solicitante e os tipos de documentpos estiverem de acordo que eu disse la em cima, quando vc fizer a entrega para o solicitante, alem de saber com quem esta o ativo vc vai saber onde esta o ativo.

Assim o setor/departamento vai ser um localizador e o armazem vai ser a sede fisica do armazém.

Ex. — armazém 01 - Sede 1
-----localizador 01 - setor alpha — tem parceiro xxx
-----localizador 02 - setor beta — tem parceiro yyy

--- armazém  02 - Sede 2 
       -----localizador 03 - setor alpha x  --- tem parceiro  xxx/fff
       -----localizador 04 - setor beta  v  --- tem parceiro yyy/eee

#7

Do passo 1 até o 7, penso que seja tranquilo fazer, mais o oitavo, se vc tiver apenas o solicitante na entrega como você vai saber onde esta o ativo? Mas se vc na localização tiver um solicitante e os tipos de documentpos estiverem de acordo que eu disse la em cima, quando vc fizer a entrega para o solicitante, alem de saber com quem esta o ativo vc vai saber onde esta o ativo.

Assim o setor/departamento vai ser um localizador e o armazem vai ser a sede fisica do armazém.

Ex. — armazém 01 - Sede 1
-----localizador 01 - setor alpha — tem parceiro xxx
-----localizador 02 - setor beta — tem parceiro yyy

--- armazém  02 - Sede 2 
       -----localizador 03 - setor alpha x  --- tem parceiro  xxx/fff
       -----localizador 04 - setor beta  v  --- tem parceiro yyy/eee

[/quote]
Sim o correto é isso que você disse, no caso o produto é entregue para o solicitante mas o produto será identificado como presente no setor onde esta lotado o solicitante. Para depois ser possivel por exemplo emitir uma lista de produtos de um setor para conferencia.


#8

Mas e se o solicitante trabalhasse numa empresa de médio/grande porte, que ele fosse lotado em vários setores e sedes diferentes…

ex. um diretor, gerente…


#9

Não pensei nessa possibilidade existente aqui na Instituição onde trabalho.