Controle de Estoque


#1

Primeiramente tentei fazer uma pesquisa mas o fórum retorna que “estoque” é uma palavra muito comum, então não consegui procurar.

Minha dúvida é sobre uma funcionalidade bem básica, que é a de controle de estoque. Eu já uso um procedimento hoje, mas na realidade eu o acho meio “burro”, então esse tópico é pra saber se existe um método mais inteligente.

Minha empresa presta serviços em comunicação visual, então meus produtos de venda são na realidade serviços, os quais é impossível determinar uma lista de materiais específica. Por exemplo, não tenho como saber quantos ml de tinta eu usei em cada serviço, então eu controlo meu estoque em peças fechadas; litros de tinta fechados, rolos de material fechado e etc.

Então hoje eu faço uma compra de 1 litro de tinta (uso udm peça, pra ficar mais simples, afinal não faz diferença), entro com essa peça no estoque via recebimento de material e tudo bem. E pra tirar essa peça do estoque? Qual o procedimento correto? Não tenho nenhum produto para “produzir” e consumir esse material.

O que eu uso hoje é uma movimentação de inventário; tenho dois estoques, um chamado “Estoque” e outro “Consumidos”, e quando minha produção abre algum produto que estava fechado, então faço uma movimentação da peça do estoque “Estoque” pro estoque “Consumidos”.

A pergunta final é se o procedimento que venho usando é o correto ou se existe algo melhor e mais direcionado, pra cumprir esse objetivo.

Obrigado


#2

Michels,

Acredito que o adequado é utilizar a janela Estoque de Uso Interno, onde você faz a baixa do material utilizado, selecionando uma despesa, por exemplo, “Custo da Venda”

Se entendi corretamene, hoje você está apenas movimentado os materiais, e dessa forma seu estoque vai apenas aumentando.

Um abraço,
Eduardo.


#3

Edu, é isso mesmo, eu apenas movimentava de um estoque para outro, pois não sabia do procedimento correto.

Vou testar através dessa janela Estoque de Uso Interno, acho que é isso mesmo que eu tenho que fazer. Só preciso verificar o que vai impactar a escolha do tipo de despesa, mas como estou viajando, vai ficar pra depois.

Obrigado pela luz.

Abraço

edit: fiz o teste aqui e é isso mesmo. Descobri também a razão de usar somente a movimentação de estoque, é que no meu Compiere atual não existe essa janela de Estoque de Uso Interno.

Obrigado novamente.


#4

Revivendo o tópico pois o assunto faz parte… estou usando a janela Estoque de Uso Interno e até o momento tudo beleza, porém eu também uso outra coisa no Adempiere que é o controle de lote através da instância do conjunto de atributos. Esse controle de lote também funciona muito bem, numeração automática e tudo mais, mas meu problema é que lotes já utilizados não “somem” (ou expiram).

Vou dar um exemplo, pra facilitar: eu comprei o produto X e dei entrada no estoque através do recebimento do material, criando um novo registro no conjunto de atributos. Tempos depois eu uso esse produto X e faço o estoque de uso interno, informando o mesmo registro como sendo do conjunto de atributos. Daí mais pra frente eu repito o processo, compro novamente o produto X, novo registro de conjunto de atributos e etc. Só que quando vou lá fazer o estoque de uso interno, o lote antigo (do 1º produto) continua lá, como uma opção.

A meu ver, assim que o lote foi utilizado (retirado do estoque), ele não deveria mais aparecer na listagem de conjuntos de atributos disponíveis, quando fosse fazer uma nova retirada de produto do estoque.

Esse é o comportamento padrão do Adempiere? Alguém compartilha da mesma opinião?

Abs!!!


#5

Gustavo,

Este é comportamento padrão do ADempiere, e existem situações onde ele é necesssário.

Por exemplo, no momento de uma devolução, o produto será recebido com o mesmo número de lote com que ele foi expedido.

Possíveis ajustes de inventário, onde vc localiza produtos do lote X ou do lote Y.

Existem ainda a situação, onde você compra 10 pcs do Produto “A”, lote 001, depois de um tempo você compra novamente o mesmo Produto “A”, e recebe mais peças do mesmo lote.

Faz sentido?

Um abraço,
Eduardo.