Alterar a Fatura após Completar


#1

Olá, pessoal…

Tenho a necessidade de pemitir ao usuário a possibilidade de alterar alguns campos da Fatura mesmo estando Completa. Essa situação ocorre
principalmente em notas de fornecedor ou despesas.

Como não existe a opção de Reativar, igual ao Pedido, eu gostaria de saber se há algum problema em criar uma opção
parecida para a Fatura.

Tenho que permitir que o usuário também altere o valor total da Fatura, em casos em que há reajuste das parcelas, por exemplo…

Claro que alguns cuidados teriam que ser tomados, por exemplo, se eu permitir que se altere os produtos também, tenho que me preocupar com o Estoque,
porém minha dúvida maior é com o módulo Contábil, pois essa é uma parte que ainda não conheço muito bem.

Lembrando que estou utilizando o Compiere 260a…

Obrigado
Emerson


#2

Emerson,

Por padrão não é possível alterar uma fatura após lançada, na verdade não é possível alterar nenhum documento que reflita na contabilidade. A parte contábil do Adempiere/Compiere funcionam na parte do servidor, portanto ao completar uma fatura ela não estará imediatamente visível na contabilidade. Existe um agendador que a cada determinado tempo verifica os documentos que não estão lançados e os lança. Caso você altere alguma fatura que já tenha sido lançada, esta alteração não será refletida na contabilidade, vc terá que manualmente relançar na contabilidade para que os valores fiquem corretos.

Att.
Ricardo


#3

Ricardo, muito obrigado pelos esclarecimentos…

Vou me aprofundar para conhecer melhor o módulo contábil antes de tomar alguma atitude.

Emerson